ANTT indefere vários pedidos da Real Expresso para operar novos mercados
Publicado em: 15 de março de 2019
Agência autoriza ainda 60 empresas a prestarem serviço de transporte interestadual e internacional de passageiros em regime de fretamento
ALEXANDRE PELEGI
A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou uma série de Resoluções no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 15 de março de 2019.
A Agência indeferiu pedidos de empresas que pleiteavam operar novos mercados, como é o caso da Real Expresso Ltda. Em 4 Deliberações – 271, 272, 294, 295 e 296, a ANTT negou os pedidos da empresa, o que inclui a negativa de autorização para operar as seguintes linhas:
Goiânia (GO) – São Paulo (SP);
Goiânia (GO) – Uberlândia (MG);
Anápolis (GO) – Uberlândia (MG); e
Anápolis (GO) – Uberaba (MG).
A Expresso Guanabara também teve vários pedidos negados para operar mercados, de acordo com as Deliberações 273, 281, 283 e 291.
Outras duas Deliberações, 274 e 292, indeferiram pedidos para operação de mercados pleiteados pela Lopes e Oliveira Transportes e Turismo ltda, e pela Viação Nossa Senhora Aparecida Ltda..
Já a Viação Pernambucana Transporte e Turismo Ltda teve negado, pela Deliberação 280, seu pedido de supressão da linha Juazeiro do Norte (CE) – Juazeiro (BA), via Milagres, prefixo nº 03-0008-00.
Pelas deliberações 282 e 293, o Consórcio Federal de Transportes também viu recusado seus pedidos de autorização para operar mercados pleiteados, assim como ocorreu com a Viação Nossa Senhora Aparecida Ltda (Deliberação 292).
A Agência autorizou também algumas empresas a operarem o serviço regular de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros, sob o regime de autorização.
É o caso da Rápido Federal Viação Ltda (Deliberação nº 275), e das empresas Viação Goiânia (em recuperação judicial) e Transbrasiliana Transportes e Turismo (Deliberação 285).
Já o serviço de fretamento também foi contemplado pela ANTT. Em duas Deliberações – 297 e 284 –, a Agência autorizou 60 empresas de ônibus a operarem, em regime de fretamento, o serviço de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros. Veja abaixo a relação:
OUTRAS DELIBERAÇÕES
A Expresso Marly foi autorizada incluir o mercado Brasília (DF) – Aparecida de Goiânia (GO) pela Deliberação nº 276.
Outros pedidos, no entanto, foram negados pela Agência:
Deliberação nº 288 – Pedido de Reconsideração da Empresas Reunidas Paulista de Transporte Ltda foi rejeitado no mérito, e a ANTT manteve a paralisação do mercado Andradina (SP) – Três Lagoas (MS), nas linhas Campo Grande (MS) – Bauru (SP), prefixo nº 10-0028-00, Três Lagoas (MS) – Bauru (SP), prefixo nº 19-0032-00, Campo Grande (MS) – Araçatuba (SP), prefixo nº 19-0033-00 e Três Lagoas (MS) – Araçatuba (SP), prefixo nº 19-0031-00.
Deliberação nº 290 – Empresa Carvalho Turismo Ltda – EPP também não foi autorizada a fazer a regularização administrativa da linha Itacarambi (MG) – Brasília (DF), prefixo nº 06.9547.00
A Viação Cometa recebeu pena alternativa de multa no valor de R$ 50 mil pela Deliberação nº 277.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
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Abertura de mercado fajuta está da ANTT! Tudo indeferido até o momento, inclusive empresas que pediram rotas novas e nenhuma concorrência. O que eles querem que as empresas entrem com liminar pra bagunçar, pq as empresas estão esperando pelo menos uns 3 anos e a promessa de abertura de mercado não ocorre.
Já passou da hora da ANTT se preocupar um pouco mais com a tabela de fretes porque até agora não vimos nem um trsuresul , acho que eles devem estar querendo outra greve!!!!!
Esta entidade chamada ANTT devia também era fiscalizar tabela de frete se nao tem pessoas para fiscalizar coloque no CIOT que aí só libera o manifesto na tabela para parecem que estão se acovardando aguardando uma nova paralisação dos caminhoneiros.
Nao sei o q eles queremcom esses indeferimentos, quem sofre sao os passageiros q precisam viajar e nao rem onibus a disposiçao.
Porque anpt funciona só com os ônibus e não com os truks
Amigos, bom dia.
Agora fiquei maluko.
O buzao interestadual nao e licitado?
Se nao, acho que vou pedir uma pra mim tambem.
Seria legal uma materia sobre este tema e os criterios de indeferimentp e deferimento.
Fiquei trite outro dia ao vet um buzao da Real Expresso sem suas cores padrao, me parece que esrao usando a mesma cor da Guanabara.
Att,
Paulo Gio
Os pedidos foram indeferidos, porque as transportadoras não atingiram o nível de implantação do Sistema de Monitoramento do Transporte Interestadual de Passageiros – MONITRIIP exigido pela ANTT.
Quando um cidadão sugere a ANTT a implantação de uma nova linha (novo mercado). A ANTT responde que basta a Empresa requerer através de protocolo. As empresas pedem a ANTT nega. Deve ter muita sujeira.