ANTT indefere vários pedidos da Real Expresso para operar novos mercados

Foto: Adivaldo Almeida

Agência autoriza ainda 60 empresas a prestarem serviço de transporte interestadual e internacional de passageiros em regime de fretamento

ALEXANDRE PELEGI

A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou uma série de Resoluções no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 15 de março de 2019.

A Agência indeferiu pedidos de empresas que pleiteavam operar novos mercados, como é o caso da Real Expresso Ltda. Em 4 Deliberações – 271, 272, 294, 295 e 296, a ANTT negou os pedidos da empresa, o que inclui a negativa de autorização para operar as seguintes linhas:

Goiânia (GO) – São Paulo (SP);

Goiânia (GO) – Uberlândia (MG);

Anápolis (GO) – Uberlândia (MG); e

Anápolis (GO) – Uberaba (MG).

A Expresso Guanabara também teve vários pedidos negados para operar mercados, de acordo com as Deliberações 273, 281, 283 e 291.

Outras duas Deliberações, 274 e 292, indeferiram pedidos para operação de mercados pleiteados pela Lopes e Oliveira Transportes e Turismo ltda, e pela Viação Nossa Senhora Aparecida Ltda..

Já a Viação Pernambucana Transporte e Turismo Ltda teve negado, pela Deliberação 280, seu pedido de supressão da linha Juazeiro do Norte (CE) – Juazeiro (BA), via Milagres, prefixo nº 03-0008-00.

Pelas deliberações 282 e 293, o Consórcio Federal de Transportes também viu recusado seus pedidos de autorização para operar mercados pleiteados, assim como ocorreu com a Viação Nossa Senhora Aparecida Ltda (Deliberação 292).

A Agência autorizou também algumas empresas a operarem o serviço regular de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros, sob o regime de autorização.

É o caso da Rápido Federal Viação Ltda (Deliberação nº 275), e das empresas Viação Goiânia (em recuperação judicial) e Transbrasiliana Transportes e Turismo (Deliberação 285).

Já o serviço de fretamento também foi contemplado pela ANTT. Em duas Deliberações – 297 e 284 –, a Agência autorizou 60 empresas de ônibus a operarem, em regime de fretamento, o serviço de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros. Veja abaixo a relação:

QUADRO FRETA_02_15MARÇOQUADRO REGULAR_01_15MARÇO

OUTRAS DELIBERAÇÕES

A Expresso Marly foi autorizada incluir o mercado Brasília (DF) – Aparecida de Goiânia (GO) pela Deliberação nº 276.

Outros pedidos, no entanto, foram negados pela Agência:

Deliberação nº 288 – Pedido de Reconsideração da Empresas Reunidas Paulista de Transporte Ltda foi rejeitado no mérito, e a ANTT manteve a paralisação do mercado Andradina (SP) – Três Lagoas (MS), nas linhas Campo Grande (MS) – Bauru (SP), prefixo nº 10-0028-00, Três Lagoas (MS) – Bauru (SP), prefixo nº 19-0032-00, Campo Grande (MS) – Araçatuba (SP), prefixo nº 19-0033-00 e Três Lagoas (MS) – Araçatuba (SP), prefixo nº 19-0031-00.

Deliberação nº 290 – Empresa Carvalho Turismo Ltda – EPP também não foi autorizada a fazer a regularização administrativa da linha Itacarambi (MG) – Brasília (DF), prefixo nº 06.9547.00

A Viação Cometa recebeu pena alternativa de multa no valor de R$ 50 mil pela Deliberação nº 277.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Clayton disse:

    Abertura de mercado fajuta está da ANTT! Tudo indeferido até o momento, inclusive empresas que pediram rotas novas e nenhuma concorrência. O que eles querem que as empresas entrem com liminar pra bagunçar, pq as empresas estão esperando pelo menos uns 3 anos e a promessa de abertura de mercado não ocorre.

  2. Calir Silva campos disse:

    Já passou da hora da ANTT se preocupar um pouco mais com a tabela de fretes porque até agora não vimos nem um trsuresul , acho que eles devem estar querendo outra greve!!!!!

  3. Gilberto disse:

    Esta entidade chamada ANTT devia também era fiscalizar tabela de frete se nao tem pessoas para fiscalizar coloque no CIOT que aí só libera o manifesto na tabela para parecem que estão se acovardando aguardando uma nova paralisação dos caminhoneiros.

  4. Jailson alves do nascimento disse:

    Nao sei o q eles queremcom esses indeferimentos, quem sofre sao os passageiros q precisam viajar e nao rem onibus a disposiçao.

  5. Luiz Carlos Trucolo disse:

    Porque anpt funciona só com os ônibus e não com os truks

  6. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Agora fiquei maluko.

    O buzao interestadual nao e licitado?

    Se nao, acho que vou pedir uma pra mim tambem.

    Seria legal uma materia sobre este tema e os criterios de indeferimentp e deferimento.

    Fiquei trite outro dia ao vet um buzao da Real Expresso sem suas cores padrao, me parece que esrao usando a mesma cor da Guanabara.

    Att,

    Paulo Gio

  7. Ilo da Luz disse:

    Os pedidos foram indeferidos, porque as transportadoras não atingiram o nível de implantação do Sistema de Monitoramento do Transporte Interestadual de Passageiros – MONITRIIP exigido pela ANTT.

  8. Luiz Carlos Direnzi disse:

    Quando um cidadão sugere a ANTT a implantação de uma nova linha (novo mercado). A ANTT responde que basta a Empresa requerer através de protocolo. As empresas pedem a ANTT nega. Deve ter muita sujeira.

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