Prefeitura de São Bernardo do Campo publica aviso da licitação do transporte coletivo

Publicado em: 13 de março de 2019

Foto: Adamo Bazani (Clique para ampliar)

Entrega das propostas de empresas interessadas será no dia 3 de maio de 2019. Licitação teria que ser lançada até setembro deste ano, pois contrato com a SBCTrans já está em aditivo. Empresa opera na cidade desde 1998

ALEXANDRE PELEGI / JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São Bernardo do Campo publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 13 de março de 2019, o aviso da licitação da Concessão onerosa para prestação e exploração do serviço de transporte público coletivo de passageiros no município.

O edital estará disponível para realização de download no site da prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br/licitacao.

A entrega dos envelopes das empresas e consórcios interessados está marcada para o dia 3 de maio de 2019, às 10h00.

sbc_licita

Conforme noticiou o Diário do Transporte em 14 de janeiro deste ano, a prefeitura da cidade do ABC paulista tem até setembro deste ano para concluir a licitação do transporte urbano. O contrato com a SBCTrans já está em aditivo e a empresa opera na cidade desde 1998.

Em nota, por meio da ETC (Empresa de Transportes Coletivos), a Prefeitura informou que o contrato atual foi assinado em setembro de 1998 por um período de 15 anos, que foi prorrogado por mais cinco, conforme estabelecido na licitação da época.

Em setembro de 2018, o contrato venceu e a Prefeitura assinou com a SBCTrans um aditivo, válido por mais um ano. Desta maneira, a empresa pode operar na cidade por mais oito meses antes do início de outro processo licitatório.

Relembre: Prefeitura de São Bernardo do Campo tem até setembro para concluir licitação do transporte coletivo

HISTÓRICO

Inicialmente, a licitação do transporte coletivo da cidade estava sendo preparada para sair em janeiro de 2018, conforme noticiado pelo Diário do Transporte.

Relembre: São Bernardo do Campo já prepara a licitação de ônibus municipais que deve ser lançada em janeiro

Além disso, a empresa que ganhar a licitação dos serviços de ônibus em São Bernardo do Campo, a cidade mais populosa do ABC Paulista, poderá ficar até 30 anos no sistema.

A Câmara de Vereadores de São Bernardo do Campo aprovou um projeto do prefeito Orlando Morando sobre licitação de ônibus que aumenta para 30 anos a concessão dos transportes.

Relembre: Câmara de SBC aprova projeto de Orlando Morando sobre licitação de ônibus que aumenta para 30 anos a concessão dos transportes

Em meio à indefinição, a tarifa foi reajustada de R$ 4,40 para R$ 4,75 em 1º de janeiro de 2019. Na ocasião, o reajuste foi fundamentado no aumento de 7,34% no preço do óleo diesel teve um impacto de 1,2% no custo operacional do sistema.

Os salários dos funcionários e outros encargos também foram mencionados no documento como justificativa para o reajuste. Por fim, investimentos em frota e aplicação de soluções tecnológicas por parte da SBCTrans também foram mencionados como justificativa pela Prefeitura.

Relembre: Santo André e São Bernardo do Campo têm reajuste na tarifa de ônibus em janeiro

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Colaboração: Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. Renato Vieira dos Santos disse:

    O resultado dessa licitação é mais do que previsível: Titia por mais 30 anos!

  2. Alfredo disse:

    Igual a São Paulo, as mesmas empresas sempre, em São Bernardo, monopólio do grupo da Metra, 30 años de péssimo serviços

  3. Roberto Medeiros de Aguiar disse:

    É exatamente como disse um amigo aqui, titia Bia com o bastao na mao outra vez, afinal quem manda em S.Bernardo é ela além do dinheiro aos políticos da cúpula Orlando Morando.

  4. Welber disse:

    Vergonhoso aumentar pra 30 anos o contrato e o transporte público sem qualidade…deveriam renovar toda a frota de SBC com ônibus com acesso à cadeirantes ,ar condicionado e melhor conforto para o cidadão que paga mto caro seus impostos inclusive IPTU

Deixe uma resposta