ANTT cria novas autorizações para empresas de ônibus operarem linhas regulares, atende a pedidos para novos itinerários e também nega a criação de novos mercados

Trans Isaak é mais uma empresa de fretamento que consegue autorização da ANTT para operar linhas regulares. Foto: Luiz Krolman (Clique para Ampliar)

Algumas companhias que até então atuavam somente fretamento, como a Trans Isaak, receberam autorização para pedirem serviços regulares. Agência também atende a solicitações da Brasil Sul, Expresso Nordeste e Expresso Transporte. ANTT autoriza ainda empresas a atuarem no fretamento interestadual

ADAMO BAZANI/ALEXANDRE PELEGI

O atual sistema de autorizações para operação de linhas rodoviárias interestaduais e internacionais tem atraído empresas de ônibus que até então não atuavam nestas ligações.

Além disso, tem aumentado o número de solicitações de viações que já operavam no sistema para a criação de novas linhas e novos mercados.

A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou nesta quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019, uma série de resoluções sobre as ligações interestaduais.

Em uma delas, por exemplo, autorizou a atuação da empresa Trans Isaak Turismo, do Paraná, para prestar serviço regular de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros. A empresa, criada em 1969, só tinha autorização até então para atuar no fretamento.

Na mesma resolução, empresas que já prestavam linhas regulares receberam autorizações, o que significa que continuam as atuações, como a Expresso Fênix  (com atuação mais concentrada em São Paulo) e UTIL – União Transporte Interestadual de Luxo Ltda.

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A ANTT também deu respostas às solicitações de grandes empresas quanto à criação de linhas e mercados, como para a Expresso Transporte, entre São Paulo e Goiânia com mercados; para a Expresso Nordeste na ligação Campo Mourão-PR/São Carlos-SP com secções e a ligação Londrina/PR – São Paulo/SP para a Brasil Sul, sendo que a Viação Garcia, até então era a titular da ligação dentro do mesmo grupo empresarial.

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A ANTT também respondeu as empresas sobre a supressão de linhas.

Para a Auto Viação Bragança atendeu ao pedido para suprimir a ligação São Paulo/SP – Varginha/MG para que a ligação fosse atendida com ônibus executivos

Para a Guerino Seiscento, a ANTT revogou a deliberação para suprimir a linha Londrina/PR – São José do Rio Preto/SP e para a implantação da linha Londrina/PR – Catalão/GO.

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Alguns pedidos de criação de linhas também foram negados, como para a Expresso Gardênia implantar a linha Lavras/MG – Campinas/SP com mercados. A ANTT negou também, para empresa Viação Pernambucana Transporte e Turismo Ltda, a implantação da linha Araripina (PE) – Juazeiro (BA).

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Na área de fretamento, a ANTT autorizou ainda pedidos para a prestação de serviço regular de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros de 46 empresas:

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A Agência aprovou ainda o recadastramento de empresas para a prestação do serviço regular de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros realizado em regime de autorização:

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… e aprovou o recadastramento de outras empresas para continuarem prestando o serviço de transporte em regime de fretamento:

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O pedido de autorização para operar mercados, pleiteado pela empresa Viação Consórcio Federal de Transportes, foi negado pela ANTT, “por inobservância ao disposto no artigo 4º da Resolução nº 5.629, de 27 de dezembro de 2017”.

Da mesma forma e pelo mesmo motivo, a ANTT negou dois pedidos de autorização para operar mercados, pleiteado pela empresa Viação União Santa Cruz Ltda, em processos diferentes.

A Agência também negou o pedido de implantação da linha Brasília/DF – São Francisco/MG, via Montes Claros, da empresa Edmo Rodrigues Araújo Transporte e Turismo Eireli (Era Transporte e Turismo).

A Agência negou também o pedido de transferência dos mercados Ibotirama/BA – Petrolina/PE, Luís Eduardo Magalhães/BA – Petrolina/PE, São Desidério/BA – Brasília/DF, São Desidério/BA -Goiânia/GO, Seabra/BA – Petrolina/PE e Senhor do Bonfim/BA – Petrolina/PE, da Expresso Guanabara S.A para Consórcio Federal de Transportes.

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Por fim, a Agência anulou a transferência dos mercados de Brasília/DF, Cabeceiras/GO e Formosa/GO para Unaí/MG, da empresa Januária Transportes e Turismo Ltda para a Expresso Vila Rica Ltda.

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Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalistas especializados em transportes

 

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Comentários

Comentários

  1. Cairo Ferreira gomeG disse:

    Mais uma vez a empresa que nunca foi empresa de ônibus e nao tem uma garagem nao um ônibus no nome dela a não ser laranjas como os donos no contrato social e que na realidade o dono e um tal de dr.wueler de Goiânia que se diz advogado.e que vem fazendo negociatas com o tal de dr.joao diretor de transporte da antt se tornando assim o novo concorrente das empresas que prestao assessoria para outras empresas fazendo negociatas dentro do órgão.obs.este e um caso de polícia e ministério pulblico a ser envestigado com urgência.indiciando estes dois malandros.

  2. Cairo Ferreira gomeG disse:

    Isto eu estou dizendo da expresso transporte e turismo.

  3. Cairo Ferreira gomeG disse:

    E muita picaretagem.

  4. Newton Sborgi disse:

    Essa e mais uma agência de controle dispendiosa que nao cumpre a fiscalização necessária para coibir o transporte clandestino.

  5. Elcio Fernnades disse:

    Deveriam investigar pq algumas empresas conseguiram linhas importantes como Catedral, Expresso Transportes, Nordeste Transportes foram as mais beneficiadas em novas rotas e inclusive a Catedral comercializando seções de rotas que ela deveria rodar que acabam vendendo para outras empresas. Está Expresso Transportes nunca rodou e do nada abocanha mercados importantes do dia pra noite.

    1. Carlos Antônio Cardoso disse:

      Alguém pode responder ??

      Para que serve a ANTT ???

  6. CLAUDEVIR MARTINS MARQUES disse:

    DUVIDO SE ESSE MARIO RODRIGUES JUNIOR NÃO COLOCOU MUITOS R$ NA SUA CONTA, OLHA LÁ POLÍCIA FEDERAL

  7. Marcio souza disse:

    Essa antt tem que acabar so faz coisa errada ela faz as empresas rodoviarias falirem fazendo o desemprego aumentar sao corruptos tem que deixar de existir colocar em orgaos prestigiados para gerenciar tem que banir essa reguladora de colarinho branco ok

  8. Paulo Leandro de oliveira disse:

    Brasil não é para amadores !!!!

  9. Júlio Mandelli disse:

    Exatamente,eu sempre achei estranho também.Essas empresas vem ganhando linhas facilmente.

  10. Cairo Ferreira gomes disse:

    E só ficar amigo e ter condições de pagar o que eles pedem aí vcs vão conseguir os mercados que vcs querem.pois denunciados já foram mais o ministério público até parece que faz parte desta máfia pois não fazem nada.

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