Ônibus elétrico eCitaro recebe prêmio de “Ônibus Urbano do Ano” na Espanha

Nova geração do Citaro elétrico, da Mercedes-Benz, lançado na Feira da IAA em 2018 (Clique na foto para ampliar)

Calendário de fotos “Cores” do Setra também recebeu prêmio Ouro do júri da “Gregor Calendar Award”, em Stuttgart

ALEXANDRE PELEGI

O grupo Daimler Buses recebeu dois importantes prêmios em eventos recentes na Europa.

O primeiro deles, em encontro organizado pela Editora Editec, na Espanha, o novo ônibus elétrico eCitaro foi escolhido como o “Ônibus Urbano do Ano” em 2019 por um júri composto por 46 especialistas de empresas e associações do setor de transporte.

O Diário do Transporte esteve na IAA, a maior feira de veículos comerciais do mundo, realizada entre os dias 20 e 27 de setembro de 2018, em Hannover, na Alemanha, quando o e-Citaro foi lançado mundialmente. Relembre: IAA mostra a força dos ônibus elétricos pelo mundo

Veículo 100% elétrico, o eCitaro possui baterias que podem ter autonomia de cerca de 250 km e uma tecnologia nos sistemas de aquecimento e ventilação que pode gerar uma economia de energia de 40% em comparação aos similares a diesel.

As primeiras unidades do “ônibus urbano do ano” já rodam nas rotas de serviço regular do transporte de passageiros na Europa.

Em comunicado à imprensa, a Daimler afirma que assa vitória na Espanha mostra que ganhar prêmios no segmento de ônibus pode virar uma tradição no segmento. No ano passado, o modelo Tourismo conquistou a premiação de “Ônibus Rodoviário do Ano”.

CORES DO SETRA

Outro prêmio concedido à Daimler Buses foi para o calendário de fotos “Cores” do Setra. A cada mês do calendário está um ônibus fabricado pela marca Setra. Veja no link: https://www.graphischer-klub-stuttgart.de/portfolio-item/setra-omnibusse-colours/?lang=en

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A escolha foi feita pelos membros do júri da “Gregor Calendar Award”, em Stuttgart, Alemanha, premiação conhecida mundialmente. Após analisar cerca de 700 calendários de diferentes editoras, o júri concluiu: “As doze cores destacando o design do Setra nos acompanharam durante todo o ano. O calendário começa com a cor laranja, passa por um mar de pétalas amarelas em maio e apresenta dezembro com a cor vermelha, como se fosse o próprio Papai Noel”.

O prêmio foi entregue em Stuttgart pelo Ministro do Comércio, Trabalho e Habitação de Baden – Wuerttemberg, o Clube de Gráficos de Stuttgart e a Associação de Impressos e Mídia.

Nos últimos anos, o calendário de fotos do Setra já ganhou três prêmios de bronze e um de prata no concurso de calendários.

A Setra integra desde 1994 a sociedade limitada EvoBus GmbH, que pertence ao Grupo Daimler. Só para lembrar, o conceito atual de monobloco (autoportante) surgiu com a Setra em 1951. Aliás, a marca Setra consiste nas iniciais, em alemão, justamente deste conceito: Selbsttragend (auto-suportado ou autoportante).

O Diário do Transporte visitou a fábrica em 2018, a convite da Mercedes-Benz. Relembre: Direto de Ulm, Alemanha: Diário do Transporte visita fábrica da Setra e ESPECIAL: Setra, o berço do monobloco

DESAFIO BUSTECH 2019

A Daimler Buses promoveu uma competição interna de mecânicos de ônibus, que ocorre a cada dois anos.

O vencedor Joris Keymeulen, belga de 51 anos, obteve a 1º posição do pódio do ‘Desafio BusTech” de 2019. Joris conseguiu se destacar dentre outros concorrentes de 17 países Europeus. No segundo lugar estava Remo Glanzmann da Suíça, e no terceiro, Robin Sonfors da Suécia. A competição interna de mecânicos de ônibus ocorre a cada dois anos na Daimler Buses.

BusTech Challenge 2019: Belgien gewinnt Wettbewerb für Busmechaniker BusTech Challenge 2019: Belgium wins competition for bus mechanics

Com um total de 730 competidores, as rodadas preliminares ocorreram no verão do ano passado, sendo a quinta vez que o evento acontece na Europa. Como parte da competição, os funcionários tiveram que responder a uma lista de perguntas online em seus próprios locais de trabalho. Os tópicos incluíam o próprio ônibus, sua manutenção e peças de reposição.

Na rodada final em Neu-Ulm no início de fevereiro, os finalistas demonstraram seus conhecimentos práticos. Os mecânicos precisaram procurar problemas no sistema de ar condicionado de um ônibus, encontrar e eliminar a causa de uma pane total do sistema elétrico e reparar a transmissão automática de um ônibus urbano.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Rodrigo Zika! disse:

    Prefiro o Citaro antigo, esse ficou muito quadrado.

  2. Tiago de Oliveira Cardoso disse:

    Ficou lindo quadrado, tal qual os ônibus dos Estados Unidos.

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Será que algum dia teremos um Citaro em Sampa, nem que seja para teste.

    MBB, dá um força ai, traz uma unidade.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta