DE VOLTA PARA O PASSADO: Passageiros se confundem com mapas desatualizados nos trens da CPTM e do Metrô

Linha 10-Turquesa tem vários trens que retrocedem a malha metroferroviária de São Paulo. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte)/Clique para Ampliar

Integrações importantes não são informadas dentro das composições. Metrô promete atualização até abril. CPTM diz que está no cronograma, mas não informou datas

ADAMO BAZANI

Quando realizou sua mais recente inauguração de Metrô, em 27 de outubro de 2018, ao entregar a Estação São Paulo-Morumbi, da linha 4-Amarela, o Governo de São Paulo afirmou que a rede metroviária passou a ter 96 km (88,2 km de metrô e 7,8 km de monotrilho).

Mas, ao entrar em alguns trens da linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 2-Verde (Vila Prudente – Vila Mariana), o passageiro faz uma viagem no tempo e retrocede uns dez anos e vinte quilômetros na rede metropolitana de transportes.

Isso porque, os mapas que deveriam orientar os passageiros, confundem porque estão desatualizados.

Como a mais recente inauguração foi em outubro, a Companhia do Metrô e a CPTM, em praticamente quatro meses e meio, não atualizaram todos os mapas de seus trens.

Nesta “viagem para o passado”, nas composições, a linha 4-Amarela não tem ainda a estação São Paulo – Morumbi (que recebe inclusive várias linhas de ônibus municipais e metropolitanas), a linha 5-Lilás só faz a ligação entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro e não existe monotrilho da linha 15-Prata, por exemplo.

Não há menções quanto à integração de ônibus da EMTU à linha 5-Lilás e o traçado do Corredor ABD é pouco informativo, sem os nomes das paradas e municípios atendidos.

Assim, por exemplo, se alguém está no ABC Paulista, na linha 10-Turquesa e precisa fazer um tratamento na AACD, Hospital São Paulo, Hospital do Servidor, se depender dos mapas que estão nos trens, não saberá que pode ir pelo sistema de trilhos até estes estabelecimentos de saúde, pagando uma só tarifa.

Nesta quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019, o Diário do Transporte encontrou mais mapas desatualizados nos trens, inclusive no “Expresso ABC” da linha 10, que na partida das 08h30 sentido Tamanduateí, foi operado por uma composição do modelo espanhol antigo, da série 2100.

“Não dá para confiar nestes mapas. Não dá para saber se é novo ou velho. Prefiro mesmo perguntar, mas é chato” – disse a enfermeira Luzinete Soares.

“O mapa também é meio confuso. Poderia ser maior, ter o símbolo do que é trem, metrô e trólebus [Corredor ABD]” – reclamou o produtor de eventos Evanildo Rocha Santos.

Em um dos trens da linha 10-Turquesa, linha 5-Lilás só liga Capão Redondo a Adolfo Pinheiro e linha 4 não tem ainda a Estação São Paulo-Morumbi. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte)

No carro J405 da linha 2-Verde do Metrô, monotrilho só liga Vila Prudente a Oratório. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte)

CPTM E METRÔ DIZEM QUE ATUALIZAM MAPAS

Em resposta ao Diário do Transporte, a Companhia do Metrô prometeu que até abril todos os mapas da rede estarão atualizados.

“A troca dos 4 mil mapas nas estações e trens operados pelo Metrô já foi iniciada e será concluída até abril”

Já a CPTM respondeu que está dentro do cronograma de troca, mas não informou que cronograma é esse.

“A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) esclarece que as atualizações no interior dos trens estão em andamento conforme o cronograma previsto para a frota.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Eriick Santos disse:

    2 semanas atrás fiz uma reclamação no site do Metrô e CPTM sobre esse assunto, onde moro na zona leste de São Paulo, utilizo frequentemente a estação USP Leste da Linha 12 Safira, e os mapas da estação ainda são de 2012! De não constam nenhuma das novas estações do metrô e até mesmo a linha 13 da própria CPTM. Fui informado pela própria CPTM que já está nos planos da companhia atualizar aos poucos esses mapas, mas gente… estamos em 2019, mapas de 2012? poxa, poderiam prestar mais atenção nisso né?

  2. Wesley Stephano disse:

    Estou neste exato momento no Carro p023 sentido Itapevi e o mapa também esta desatualizado. O jeito é confiar no site ou nos que estão presentes nas estações.

  3. Eduardo disse:

    Na linha 12 todos os mapas da série 2000 sao de 2012, e ate onde eu vi todos os trens da série 7000 estão na mesma situação

  4. Rodrigo Zika! disse:

    Eu pego a linha 3 e 11 todos os dias, e os mapas nunca estão atualizados, uma piada, quem não acompanha os sites, não deve nem saber qual linha inaugurou, caso não utilize diariamente.

  5. Jardel César Prado disse:

    O preço da passagem do metrô e CPTM é R$ 4,30 e dava pra colocar mapas atualizados

Deixe uma resposta