Licitação dos transportes de Embu das Artes já tem 21 empresas interessadas, afirma prefeito

Foto: Divulgação

Câmara Municipal aprovou nesta quarta, 6, projeto da prefeitura que organiza e regulamenta o transporte público do município

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Embu das Artes, na Grande São Paulo, marcou para o dia 21 de fevereiro de 2019, a data para a entrega de propostas na licitação dos transportes da cidade. Relembre: Prefeitura de Embu das Artes marca para 21 de fevereiro entrega de propostas da licitação dos transportes

Nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro de 2019, os vereadores da cidade retornaram do recesso parlamentar, e aprovaram o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 02/2019, de autoria do Executivo, que trata da organização e regulamentação do transporte público do município.

Com a nova concessão, a concessionária deverá apresentar, a cada mês, relatórios do movimento diário do sistema de transporte público municipal, de acordo com publicação do site da Câmara Municipal de Embu das Artes.

O PLC ainda prevê a possibilidade da concessão de subsídios para bancar os descontos na tarifa para estudantes e professores da rede municipal, assim como a gratuidade de idosos, portadores de deficiência e estudantes do programa Jovem Aprendiz.

Em seu discurso, o prefeito Ney Santos afirmou que mais de 21 empresas já retiraram o edital para disputar a concessão dos serviços de transporte no próximo dia 21 de fevereiro.

Ney Lopes garantiu que a cidade terá “um transporte com qualidade, seja qual for a empresa que ganhar terá a obrigação de investir R$ 55 milhões na cidade”.

Ele afirmou que, segundo o edital, a empresa que vencer o certame terá de fornecer 85 ônibus novos, com wi-fi e ar-condicionado, e a cada ano terá a obrigação de trocar 20 ônibus. Segundo a prefeitura, hoje o sistema tem em torno de 170 veículos em operação, entre ônibus e micro-ônibus que atendem a 55 mil passageiros por dia.

Além disso, ainda segundo o prefeito, a nova empresa terá de investir R$ 1 milhão para recuperar os pontos de ônibus no primeiro ano.

Apenas uma empresa ou consórcio assumirá as linhas, já que a concorrência é para lote único em todo o município. Ganha a companhia que propuser na licitação o menor valor de tarifa de prestação de serviço.

O Portal da Câmara de Embu das Artes, que registrou a sessão, relata a fala do presidente, vereador Hugo Prado, que defendeu a mudança da empresa fornecedora do transporte público municipal.

Segundo o vereador, a nova licitação faz parte da “evolução administrativa” do município nos últimos 60 anos. “Todos sabem da evolução e do ciclo que houve no transporte público de Embu das Artes. Das peruas clandestinas a cooperativa e agora a empresa que está (atualmente). Só que os vereadores que estão na rua, o prefeito que está na rua ele está ouvindo diariamente o clamor do povo. Não dá mais para a gente aguentar um transporte público sucateado. Não dá mais para se aguentar na nossa cidade um transporte onde um intervalo de linhas chega a ter 1 hora em alguns bairros. Nós precisamos ter a firmeza e a responsabilidade para deixar de lado a vaidade e entender que o povo que está sofrendo. Quanto tempo nós teremos que esperar para tocar nessa ferida que é o transporte público?”.

A Viação Miracatiba atualmente presta os serviços de transporte coletivo das linhas metropolitanas. O transporte local é operado pela TransArtes Transportes.

embu_votacao

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. WILLIAM DE JESUS SANTOS disse:

    Adamo, bom.dia!

    Desculpa mas tem tanta coisa errada nessa matéria que é até difícil de acreditar .

    1. Quem opera a cidade é a TransArtes, não a Miracatiba

    2. Como o prefeito vai obrigar a troca de 20 ônibus a cada ano? E o valor investido pela empresa? Poderiam trocar por ônibus usado ou só novos?

    3. É citado que já tem 21 empresas interessadas. Quais são? Por que não foram citadas? Parece mais uma forma de esconder que já tá tudo armado

    Acho que vale a pena levantar essas informações

    1. blogpontodeonibus disse:

      Faça seus comentários: aponte os erros.

    2. Esmeralda Cassú disse:

      Bom dia!Aqui no meu bairro,tem um pouco de descaso.Sempre atrasa.Vive quebrando.Moro no Jardim Santa Clara.Embu das Artes.

  2. Wagner dos Santos rosa disse:

    Concordo com a mudança de empresa. Mais tem q ser mais claro pois quais são as 21 empresas interessadas interessada. Outra coisa, o prefeiro tem q ir para cima da viação miracatica pois não tem mais condições de andar em ônibus velhos com passagens tão alta… Por Deus nos ajude prefeito.

    1. blogpontodeonibus disse:

      Vc saberá (todos saberemos) no dia da abertura dos envelopes. É assim que funciona uma concorrência pública.

  3. Wagner dos Santos disse:

    Vamos fazer um grupo para brigar pelo nossos direitos…Transporte de qualidade… Aguardo contato de quem realmente quer brigar pelo nossos direitos. e-mail: wagneron-line@hotmail.com

  4. Anderson Araújo disse:

    Bem, cabe algumas ressalvas…
    A Viação Miracatiba faz linhas com origem em Embu das Artes (Engenho Velho, Santo Eduardo, Vazame) porém são de responsabilidade da EMTU; a prefeitura pode requerer melhorias, mas as reclamações também podem ser direcionadas a EMTU diretamente. Ela é responsável também pelo (parco) transporte municipal em Itapecerica da Serra.
    A TransArtes é a atual operadora de transporte, substituindo a Viação Fervima (que assumiu o transporte municipal em Taboão da Serra após a falência da Viação Taboão/”os amarelinhos”) e, tirando o fator tempo de espera, acho que é uma boa empresa, embora possa melhorar porque Embú é bem extenso territorialmente. Tem lá suas “tranqueiras” (vieram de Campinas se não me engano) mas compraram muitos veículos novos…

  5. Eduardo disse:

    Informações erradas quem coordena o transporte da cidade de Embu das Artes e a empresa transart lixo só usa onibus sucateado e #horademudar

    1. blogpontodeonibus disse:

      Obrigado pela informação. Corrigimos no texto.

  6. Andrea Duarte disse:

    Embu das Artes está precisando de transportes decentes com urgência… Pois perdi meu curso por conta da demora desses ônibus. O horário do curso era 10:30 da manhã e eu fiquei no ponto das 10:00 até as 10:45hr e não passou nenhum Valo Verde, isso é um descaso para o ser humano. Torço para que melhore o transporte porque prejudica até nosso trabalho, não temos ônibus e nem um horário certo para pegar o ônibus, principalmente a linha Embu Centro/ Jd Ângela. Lamentável!!!

  7. Sérgio Alonso disse:

    Parabéns, o primeiro passo foi dado, só espero que não tenham tropeços no meio do caminho. EMTU, não está preocupada com as reclamações, não respondem mto menos tomam providências. Não seria digno dos responsáveis pelo transporte público de Embu e Taboāo, se unirem e EXIGIR da EMTU, um transporte digno para seus munícipes contribuintes?? Não acredito em FADA DOS DENTES, mas vou esperar quem sabe meus netos, bisnetos, etc vejam um transporte público descente que justifique esse valor abusivo da tarifa.

  8. Rita disse:

    Na minha humilde opinião, a empresa de transporte metropolitano Miracatiba e que precisa ser trocada, ter uma licitação urgente, aliás, para ontem.
    Aguardo uma posição sobre este comentário.

  9. Eliane disse:

    E os ônibus da linha da ressaca e divida de três municípios como vamos ser atendidos? Vai haver uma parceria entre as prefeituras?

  10. MARCOS NASCIMENTO disse:

    No Brasil inteiro sem exceção (e Curitiba inclui também!) o transporte coletivo urbano vai de mal a pior e eu conheço TODOS os sistemas das 27 capitais e das principais cidades do interior do Brasil e vejo o descaso completo das pessoas nomeadas para ocupar cargos dentro das secretarias municipais de transporte, infraestrutura, mobilidade ou outros nomes equivalentes que no final se resumem a mesma b*sta. Estou revoltado pois ao fazer um tour pelo Brasil após 4 anos percebo que o que já não era bom piorou mais ainda graças aos prefeitos eleitos em janeiro de 2017 e que infelizmente sendo bons ou maus terão mais dois anos inteiros pela frente, a maioria vindos de uma reeleição discutível numa urna eletronica sem qualquer confiabilidade tanto quanto os jogos de azar administrados pela CAIXA onde sempre ganha dois ou tres num país com cerca de 120 milhões de apostadores diferentes pois os outros 80 milhões de habitantes já cairam na real há muito tempo.

  11. JOSIAS SOARES DE MORAIS disse:

    Tem que colocar motoristas responsáveis que tenha compromisso com o que faz moro no bairro ca puava os motoristas vêm quando querem a noite tiram até as placas pra não virem na Vila e os trabalhadores ficam esperando a Boa vontade desses irresponsáveis
    Ja fiz várias reclamações na ouvidoria e não fazem nada chego no ponto 18:30 ônibus passou 20:15 minutos e estou esperando a resposta da ouvidoria que entraria em contatos comigo tem dois meses

  12. JOSIAS SOARES DE MORAIS disse:

    Horrível

  13. Anderson disse:

    Já estava mais que na hora dessa mudança,tanto anos de sofrimento, espero mesmo que tenhamos um transporte digno em embu,

  14. marcia disse:

    boa tarde
    Acho um absurdo o contribuinte que pagou pelos créditos agora ter que ficar indo atras da antiga empresa, e fora que liga e eles não atendi, isso não existe termos que atras pedindo reembolso, isso é um assunto que deveria ter sido tratado e resolvido logo na contratação da nova empresa e não simplesmente ficarem mandando respostas como to vendo que esta sendo mandada no automático, falando procure a transartes, não existe isso, quem ganhou a licitação que tem a obrigação de resolver isso da melhor forma possível para o contribuinte, é um absurdo.

Deixe uma resposta