SPTrans anuncia novos serviços aos passageiros de ônibus pelo Portal 156, da prefeitura

Publicado em: 28 de janeiro de 2019

Ônibus em São Paulo. SPTrans diz que traçará perfis de atendimento. Foto: Adamo Bazani / Diário do Transporte (Clique para Ampliar)

Correção de dados cadastrais, alteração de nome civil para nome social e solicitação do relatório de utilização ou recarga estão entre os atendimentos que antes eram realizados apenas presencialmente ou por e-mail

ADAMO BAZANI

A SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema de ônibus da capital paulista, anunciou em nota no final da tarde desta segunda-feira, 28 de janeiro de 2019, que passou a disponibilizar serviços pelo Portal 156, da prefeitura, que antes só eram possíveis por meio de atendimentos presenciais ou por e-mail.

Entre as possibilidades no canal de atendimento do Portal 156, estão, segundo a SPTrans, a apresentação de justificativa após reconhecimento facial, solicitação de correção de dados cadastrais, comunicação de extravio de bilhete pelas escolas, a correção de dados cadastrais, alteração de nome civil para nome social e solicitação do relatório de utilização ou recarga.

Segundo a gerenciadora do sistema, pelas solicitações por meio do Portal 156, fica mais fácil para fazer um Raio X dos tipos de demandas mais comuns dos passageiros, além de verificar o tempo médio para os atendimentos. Com isso, será possível melhorar a comunicação com os usuários dos ônibus municipais de São Paulo.

Em nota, a SPTrans explica como utilizar o Portal 156 e  os principais serviços relacionados aos usuários do sistema de ônibus:

Confira o passo a passo para acessar o portal e solicitar um dos serviços:

Primeiro, o solicitante deve acessar o SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal) e, se não for previamente cadastrado, deve realizar o cadastro informando o nome completo, CPF, e-mail, dados de endereço e contato, além de cadastrar uma senha.

Após logar no site, o usuário deve clicar na opção “Transporte” localizado na lista ao lado esquerdo da tela em “Guia de Serviços”.

Em seguida, deve escolher uma das opções de acordo com o serviço solicitado e anexar os documentos necessários, quando for o caso. A relação completa dos novos serviços oferecidos pela SPTrans na plataforma SP156 consta a seguir:

Bilhete Único Comum

  •         Alteração de nome civil para nome social
  •         Alteração de tipo de crédito adquirido
  •         Correção de dado cadastral
  •         Solicitação de relatório de utilização ou recarga

 

Bilhete Único Estudante

  •         Adequação de modalidade para estudante que trabalha
  •         Apresentação de justificativa após bloqueio por reconhecimento facial
  •         Inclusão de cotas para quem estuda em duas escolas
  •         Liberação de gratuidade mensal

Bilhete Único Estudante ou Professor

  • Cancelamento de revalidação indevida
  •         Comunicação de extravio de bilhete por escola
  •         Correção de dado cadastral
  •         Solicitação de reembolso ou complemento de pagamento indevido
  •         Solicitação de relatório de utilização ou recarga
  •         Suporte ao usuário sobre boleto

Bilhete Único Idoso ou Pessoa com Deficiência

  • Alteração de nome civil para nome social
  •         Apresentação de justificativa após bloqueio por reconhecimento facial
  •         Correção de dado cadastral
  •         Envio de documento complementar
  •         Solicitação de relatório de utilização ou recarga

 

Vale Transporte

  •         Alteração de tipo de crédito adquirido
  •         Correção de dado cadastral
  •         Reclamação de crédito adquirido e não disponibilizado
  •         Solicitação de reembolso ou complemento de pagamento indevido
  •         Solicitação de relatório de utilização ou recarga
  •         Suporte ao usuário sobre boleto

 

Além destes serviços recém-disponibilizados, os usuários têm acesso a diversas outras solicitações referentes ao transporte público por ônibus via Portal SP156 como, por exemplo, as relativas a pontos de ônibus, Serviço Atende +, corredores e faixas exclusivas de ônibus, terminais, linhas e itinerários, entre outros.

Para mais informações, acesse o Portal de Atendimento SP156 e cadastre-se.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

  1. Rodrigo Zika! disse:

    Solicitação de relatório de utilização ou recarga, gostei dessa opção, finalmente.

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