SPTrans anuncia novos serviços aos passageiros de ônibus pelo Portal 156, da prefeitura
Publicado em: 28 de janeiro de 2019

Correção de dados cadastrais, alteração de nome civil para nome social e solicitação do relatório de utilização ou recarga estão entre os atendimentos que antes eram realizados apenas presencialmente ou por e-mail
ADAMO BAZANI
A SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema de ônibus da capital paulista, anunciou em nota no final da tarde desta segunda-feira, 28 de janeiro de 2019, que passou a disponibilizar serviços pelo Portal 156, da prefeitura, que antes só eram possíveis por meio de atendimentos presenciais ou por e-mail.
Entre as possibilidades no canal de atendimento do Portal 156, estão, segundo a SPTrans, a apresentação de justificativa após reconhecimento facial, solicitação de correção de dados cadastrais, comunicação de extravio de bilhete pelas escolas, a correção de dados cadastrais, alteração de nome civil para nome social e solicitação do relatório de utilização ou recarga.
Segundo a gerenciadora do sistema, pelas solicitações por meio do Portal 156, fica mais fácil para fazer um Raio X dos tipos de demandas mais comuns dos passageiros, além de verificar o tempo médio para os atendimentos. Com isso, será possível melhorar a comunicação com os usuários dos ônibus municipais de São Paulo.
Em nota, a SPTrans explica como utilizar o Portal 156 e os principais serviços relacionados aos usuários do sistema de ônibus:
Confira o passo a passo para acessar o portal e solicitar um dos serviços:
Primeiro, o solicitante deve acessar o SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal) e, se não for previamente cadastrado, deve realizar o cadastro informando o nome completo, CPF, e-mail, dados de endereço e contato, além de cadastrar uma senha.
Após logar no site, o usuário deve clicar na opção “Transporte” localizado na lista ao lado esquerdo da tela em “Guia de Serviços”.
Em seguida, deve escolher uma das opções de acordo com o serviço solicitado e anexar os documentos necessários, quando for o caso. A relação completa dos novos serviços oferecidos pela SPTrans na plataforma SP156 consta a seguir:
Bilhete Único Comum
- Alteração de nome civil para nome social
- Alteração de tipo de crédito adquirido
- Correção de dado cadastral
- Solicitação de relatório de utilização ou recarga
Bilhete Único Estudante
- Adequação de modalidade para estudante que trabalha
- Apresentação de justificativa após bloqueio por reconhecimento facial
- Inclusão de cotas para quem estuda em duas escolas
- Liberação de gratuidade mensal
Bilhete Único Estudante ou Professor
- Cancelamento de revalidação indevida
- Comunicação de extravio de bilhete por escola
- Correção de dado cadastral
- Solicitação de reembolso ou complemento de pagamento indevido
- Solicitação de relatório de utilização ou recarga
- Suporte ao usuário sobre boleto
Bilhete Único Idoso ou Pessoa com Deficiência
- Alteração de nome civil para nome social
- Apresentação de justificativa após bloqueio por reconhecimento facial
- Correção de dado cadastral
- Envio de documento complementar
- Solicitação de relatório de utilização ou recarga
Vale Transporte
- Alteração de tipo de crédito adquirido
- Correção de dado cadastral
- Reclamação de crédito adquirido e não disponibilizado
- Solicitação de reembolso ou complemento de pagamento indevido
- Solicitação de relatório de utilização ou recarga
- Suporte ao usuário sobre boleto
Além destes serviços recém-disponibilizados, os usuários têm acesso a diversas outras solicitações referentes ao transporte público por ônibus via Portal SP156 como, por exemplo, as relativas a pontos de ônibus, Serviço Atende +, corredores e faixas exclusivas de ônibus, terminais, linhas e itinerários, entre outros.
Para mais informações, acesse o Portal de Atendimento SP156 e cadastre-se.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Solicitação de relatório de utilização ou recarga, gostei dessa opção, finalmente.