Linha 3 do VLT Carioca já pode entrar em operação

Novo trecho dependia de acordo entre a prefeitura do Rio e a Concessionária, o que foi anunciado na tarde desta sexta-feira, 18

ALEXANDRE PELEGI

O VLT Carioca vai finalmente liberar o funcionamento da Linha 3 do Veículo Leve Sobre Trilhos nas próximas semanas.

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 18 de janeiro de 2019, após reunião entre o prefeito, Marcelo Crivella, e o presidente da concessionária, Márcio Hannas.

Um impasse impedia o início das operações.

A Concessionária VLT Carioca condicionava a inauguração ao pagamento das obras feitas, o que a prefeitura contestava.

Já p prefeito justificava o não pagamento a um detalhe contratual: o VLT transportaria atualmente 60 mil passageiros por dia, quando o contrato inicial previa cerca de 260 mil.

Para Crivella, o desequilíbrio econômico financeiro do contrato gerou um déficit que a prefeitura não tinha condições de assumir.

Na reunião de hoje, o prefeito explicou o imbróglio: quando o VLT foi projetado, a estimativa era de que teria 260 mil passageiros/dia. Caso o modal não atingisse esse número, o município teria que pagar pela diferença. “A prefeitura não tem dinheiro para isso”, afirmou Crivella.

Apesar do anúncio formal hoje, o acordo só será assinado na próxima semana, o que permitirá  o início do funcionamento da linha 3, que liga a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont.

Crivella explicou o acordo a que chegaram a prefeitura e o Consórcio. Segundo o prefeito, a diferença de passageiros será coberta não em repasse da prefeitura, mas pelo aumento do prazo da concessão.

LINHA 3

A nova linha ligará a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont via Av. Marechal Floriano e Avenida Rio Branco. Serão 7 de minutos de intervalo entre trens, com três novas paradas e trechos compartilhados com as linhas 1 e 2. Isso permitirá a redução de intervalos para 3,5 minutos na região da Central e na Av. Rio Branco.

Com a entrada em operação da Linha 3, a estimativa é de um crescimento entre 20% e 30% no número de usuários no sistema.

DETALHES DA LINHA 3

Começando na Central do Brasil a nova Linha terá três estações – Duque de Caxias (na Praça Cristiano Otoni), Camerino (próxima à rua de mesmo nome) e Santa Rita (situada próximo ao Largo de Santa Rita). Após essas paradas ela se unirá à Linha 1, entre as estações São Bento e Candelária, ponto onde reforçará o fluxo de passageiros até o Aeroporto Santos Dumont.

Na última semana de novembro a Prefeitura do Rio começou os testes dinâmicos para preparar a operação deste que será o último trecho previsto no sistema do VLT da capital fluminense.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading