Ônibus elétrico gratuito transporta 90 mil passageiros em cinco meses em Volta Redonda (RJ)

Projeto Tarifa Comercial Zero é realizado nas áreas comerciais do Retiro, Aterrado, Avenida Amaral Peixoto e Vila Santa Cecília

JESSICA MARQUES

O projeto Tarifa Comercial Zero chegou a 90 mil passageiros transportados em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, desde julho deste ano. O ônibus elétrico com chassi BYD, montado em Campinas, interior de São Paulo, e com carroceria nacional Caio, feita em Botucatu, opera no sistema sem cobrar passagem.

Segundo informações da Prefeitura, são quase mil pessoas circulando diariamente e de forma gratuita entre as áreas comerciais do Retiro, Aterrado, Avenida Amaral Peixoto, no centro, e Vila Santa Cecília.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, destacou a importância dos números alcançados para a economia da cidade e disse que esse foi o primeiro ônibus elétrico gratuito do Brasil.

“São mais clientes acessando os estabelecimentos e movimentando a economia, gerando emprego”, avaliou o secretário, por meio de nota divulgada à imprensa.

Os pontos de parada do ônibus elétrico são: Rua 4-C, próximo ao Escritório Central; Rua Campos, no Retiro; Rua Gustavo Lira, no Centro; Avenida Paulo de Frontin (em frente à prefeitura); Rua Eduardo Junqueira (Centro); Avenida Lucas Evangelista, no Aterrado (em frente ao Sesi).

O veículo possui ar-condicionado, internet via WiFi e entradas USB para recarregar aparelhos móveis. De acordo com a Prefeitura, o Tarifa Comercial Zero circula de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado até 14h.

HISTÓRICO

(Alexandre Pelegi)

O projeto ‘Tarifa Comercial Zero’, da cidade fluminense de Volta Redonda, começou a funcionar em definitivo em 16 de julho de 2018.

O projeto ‘Tarifa Comercial Zero’ operou em caráter experimental durante algumas semanas a partir do dia 9 de outubro de 2017. A cidade foi a primeira do país a ter um ônibus elétrico circulando sem cobrar tarifa da população.

O primeiro ônibus adquirido para o programa em 2017 era 100% elétrico e nacional, com capacidade para 83 pessoas, e serviu como parte do processo de planejamento de implantação do ônibus.

PRIMEIRO ÔNIBUS ELÉTRICO A OPERAR EM VOLTA REDONDA

caio_induscar

O primeiro modelo de ônibus 100% elétrico com chassi BYD, montado em Campinas, interior de São Paulo, e com carroceria nacional Caio, feita em Botucatu, também no interior, foi apresentado pelo prefeito João Doria em 14 de julho de 2017 (foto ao lado). A promessa do chefe do executivo paulistano era de que a circulação com passageiros começasse no dia 31 de julho daquele ano. Como se sabe, a promessa não se tornou realidade.

Mas foi em Volta Redonda que o veículo foi testado, inaugurando o projeto Tarifa Comercial Zero, em caráter experimental, no dia 9 de outubro de 2017. Agora, em julho de 2018, o projeto entra em fase definitiva, após ser aprovado pela população.

O veículo, BYD – D 9 A Padron/Caio Millennium, é do mesmo modelo anunciado pelo prefeito Doria e pelo secretário municipal de mobilidade e transporte, Sérgio Avelleda.

Agora, com a compra de três novos ônibus elétricos, Volta Redonda reforça o projeto e amplia a experiência de usar veículos com emissão zero.

PROJETO DE VOLTA REDONDA TEM SIMILAR EM DALLAS, NO TEXAS (EUA)

DLinkConventionCenterEm matéria publicada pelo Diário do Transporte este mês informamos que uma frota de sete modernos e descolados ônibus elétricos havia chegado ao centro da cidade americana de Dallas, no Texas, no dia 2 de julho de 2018.

Assim como em Volta Redonda, os ônibus elétricos de Dallas são utilizados em um serviço de transporte gratuito fornecido pela agência de transporte com rotas que permitem explorar os distritos do centro de Dallas e as áreas históricas e culturais da região. O programa chama-se ‘D-Link’, e os ônibus elétricos circulam livremente, parando nos principais pontos turísticos e históricos e servindo como um conector para as duas linhas de VLT da tradicional cidade do sul dos Estados Unidos.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2018/07/15/cidade-de-dallas-no-texas-eua-compra-frota-de-sete-onibus-eletricos/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta