VEJA O VÍDEO: Curitiba receberá 200 novos ônibus de vários modelos

Fábrica da Caio, em Botucatu

A meta é substituir 450 ônibus até 2020.  Presidente da Urbs esteve na fábrica da Caio, em Botucatu (SP), vistoriando o primeiro lote de veículos do modelo Caio Apache Vip

ALEXANDRE PELEGI

ALEXANDRE PELEGI

O presidente da Urbs – Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto, esteve esta semana na fábrica de carrocerias de ônibus Caio, em Botucatu, no interior de São Paulo, verificando um dos lotes de ônibus que já foram entregues para o sistema da capital paranaense.

O dirigente da gerenciadora de transportes de Curitiba acompanhou a finalização da produção de ônibus modelo Caio Apache Vip IV para o Consórcio Transbus, prestador de linhas municipais.

Ogeny disse que até o final de abril serão entregues em torno de 200 novos ônibus para o sistema.

As renovações têm ocorrido desde o ano passado, após o acordo entre a prefeitura de Curitiba e as empresas de transporte, que não renovavam a frota desde 2013.

O acordo foi anunciado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, no dia 14 de novembro de 2017. Na época, Greca afirmou que seriam cerca de 150 ônibus novos por ano até 2020. Relembre: Curitiba vai receber 150 ônibus novos por ano até 2020

16 ÔNIBUS ENTREGUES NESTA QUINTA-FEIRA

Na noite desta quinta-feira, 21 de dezembro de 2018, 16 novos ônibus foram entregues para o transporte coletivo de Curitiba. Os veículos são do modelo comum, na cor laranja, que podem ser usados tanto em linhas alimentadoras quanto nas convencionais. Eles serão emplacados e preparados para entrarem em circulação no começo de janeiro.

A Prefeitura de Curitiba informa em comunicado que completará a renovação de 249 ônibus até março de 2019.

Os novos veículos começaram a ser comprados em dezembro de 2017, com a aquisição de 49 ônibus. Em março deste ano mais 25 biarticulados se juntaram à frota, e outros 14 ônibus comuns foram entregues em setembro.

A meta é substituir 450 ônibus até 2020.

EQUIPAMENTOS

A prefeitura da capital paranaense informa que todos os novos ônibus contam com câmera de monitoramento. “Nestes 16 novos são quatro câmeras internas em cada veículo. Toda a nova frota passou a contar com o item de série desde a chegada dos 25 biarticulados, em março passado”, informa.

A nova frota tem motor Euro 5, menos poluente, com suspensão pneumática, tecnologia que evita solavancos na frenagem do ônibus.

A iluminação interna é com lâmpadas LED, proporcionando mais claridade que as fluorescentes.

Cada novo ônibus tem duas vagas para cadeirante, uma a mais do que determina a legislação, e outros requisitos de acessibilidade, como sinal sonoro e visual de fechamento das portas e solicitação de parada do cadeirante.

Modelos dos 200 novos ônibus que chegarão até março

Biarticulado: 18

Articulado: 60

Comum:61

Padron:14

Micro: 47

VEJA FOTOS DAS ENTREGAS DOS 16 ÔNIBUS:

curitiba_novos_01

Foto: Daniel Castellano / SMCS

curitiba_novos_02

Foto: Daniel Castellano / SMCS

curitiba_novos_04

Foto: Daniel Castellano / SMCS

curitiba_novos_03

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Soler Dbm disse:

    Ansioso por ver modelos com ar condicionado como muitos que operam em São Paulo atualmente.

  2. Renato Vieira dos Santos disse:

    Os novos Volvos da Metra saindo do forno. Quanto a uma frota invejável, forçou a barra. A frota de onibus de Curitiba já foi um pouco melhor.

  3. ANDRE FERNANDES disse:

    a que piada frota invejavel um monte de cabrito sem ar condicionado basico parei

Deixe uma resposta