Cidades de Nevada (EUA) inauguram BRT e projetam frota 100% elétrica até 2035

Comissão Regional de Transportes do condado de Washoe (RTC, na sigla em inglês), que atende as cidades de Reno e Sparks, assumiu compromisso de eletrificar toda a frota de ônibus urbanos 

ALEXANDRE PELEGI

A Comissão Regional de Transportes do condado de Washoe (RTC, na sigla em inglês), estado de Nevada, nos Estados Unidos, anunciou que até 2035 toda sua frota de ônibus urbanos será composta apenas por ônibus elétricos.

A RTC, que serve às cidades de Reno e Sparks, introduziu alguns ônibus elétricos com emissão zero em 2014, e desde então vem investindo em eletromobilidade.

No dia 14 de dezembro, a agência de transportes inaugurou uma nova linha, parte de um moderno projeto de BRT, com novos ônibus e estações elétricas a bateria.

A Lincoln Line conecta as cidades de Reno e Sparks com faixas de BRT dedicadas e tecnologia de ponta. O novo serviço de transporte homenageia a rica história do corredor entre as duas cidades, com designs atraentes nos exteriores e estações de ônibus ao longo da rota.

Reno-RTC-Lincoln-Line

Desenhos celebram a histórica Lincoln Highway, através de fotografias antigas de eventos.

Além da experiência cultural proposta pelo corredor de BRT, 17 novos ônibus Proterra Catalyst® com bateria elétrica foram adicionados à frota. Agora, a frota de ônibus elétricos da RTC soma 21 veículos.

Os novos ônibus têm 12 metros de comprimento, com uma autonomia de 130 a 150 milhas (de 210 a 240 quilômetros) por carga. A recarga total de cada ônibus leva de 4 a 5 horas.

postos_recarga_proterra

Infraestrutura de Recarga dos ônibus 100% elétricos

Lee Gibson, diretor executivo da RTC, afirmou no lançamento do projeto BRT que o transporte “é a chave para tudo o que estamos fazendo nesta comunidade“.

A conversão para veículos de emissão zero, segundo ele, proporcionará benefícios para a saúde e o meio ambiente das comunidades ao longo da rota, e os passageiros poderão desfrutar de uma experiência mais silenciosa e mais limpa.

David Carr, gerente de instalações e frotas da RTC, afirmou que a meta é atingir 100% de energia elétrica até 2035. A próxima fase prevê a compra de 7 a 10 novos ônibus com emissão zero.

Para o CEO da fabricante Proterra, Ryan Popple, a RTC foi uma das seis primeiras cidades dos EUA a implementar o uso de ônibus elétricos para a operação de transporte urbano.

VÍDEO DA OBRA:

Assista aos vídeos que mostram as etapas de construção do corredor:

Julho de 2017:

 

Agosto de 2017:

Novembro de 2017:

Fevereiro de 2018:

Abril de 2018:

Junho de 2018:

Agosto de 2018:

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta