Grupo TRATON, antiga Volkswagen Truck & Bus, inicia sua transformação em Sociedade Europeia

Publicado em: 20 de dezembro de 2018

Reunião Anual de Acionistas decidiu por nova forma legal, que “enfatiza a identidade internacional do Grupo”

ALEXANDRE PELEGI

A TRATON, antiga Volkswagen Truck & Bus, iniciou formalmente o processo para se tornar uma empresa europeia (SE). A transformação, no entanto, não resultará na dissolução da empresa ou no estabelecimento de uma nova entidade legal, nem conduzirá a quaisquer alterações nas estruturas existentes e no princípio da participação conjunta ao nível das instalações de produção e empresas do Grupo TRATON.

Após sua entrada no registro comercial, que deverá ocorrer em algumas semanas, a empresa operará sob o nome “TRATON SE” – refletindo assim a identidade internacional do Grupo.

O Diário do Transporte noticiou em 30 de agosto de 2018, o Grupo Volkswagen Truck & Bus se transformou oficialmente em Grupo TRATON, que reúne as marcas RIO, que atua no negócio digital de transportes, como telemetria, e as fabricantes MAN, a Volkswagen Caminhões & Ônibus e a Scania. Relembre: Agora é oficial: Volkswagen Truck & Bus vira GRUPO TRATON

De acordo com a Volkswagen em comunicado distribuído hoje à imprensa especializada, a entidade legal e econômica da TRATON como Sociedade Anônima (S.A.) permanecerá “intacta”. Além disso, continuará a ter sede em Munique (Alemanha) e algumas de suas funções permanecerão ancoradas em Södertälje (Suécia).

A TRATON espera que a nova forma jurídica da empresa produza efeitos positivos: “A forma jurídica SE nos dá a oportunidade de integrar ainda mais as empresas regionais do Grupo TRATON e nos posicionar ainda melhor na arena global com uma identidade corporativa europeia”, disse Renschler, CEO da Volkswagen Truck & Bus e membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG.

A Reunião Anual de Acionistas da TRATON AG aprovou a transformação da forma jurídica em 14 de dezembro de 2018 e também indicou os membros do Conselho de Supervisão a esse respeito.

Na reunião constituinte ocorrida nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro de 2018, o Conselho de Supervisão selecionou Hans Dieter Pötsch como Presidente e Athanasios Stimoniaris como Vice-Presidente.

Metade do Conselho de Supervisão, composto por 20 membros é formado por representantes dos funcionários dos locais europeus, sendo que os funcionários destas localizações também estarão representados no futuro conselho de empresa da SE.

Os nove membros adicionais do lado dos acionistas são: Dr. Manfred Döss (Volkswagen AG), Gunnar Kilian (Volkswagen AG), Dr. Albert Kirchmann, Dra. Julia Kuhn-Piëch, Nina Macpherson, Dr. Dr. Christian Porsche, Dr. Wolf Michael Schmid, Hiltrud Werner (Volkswagen AG), Frank Witter (Volkswagen AG).

Os seguintes nove representantes adicionais do lado empregado foram nomeados para o Conselho de Supervisão da futura TRATON SE: Torsten Bechstädt (Volkswagen AG), Mari Carlquist (Scania), Jürgen Kerner (IG Metall), Lisa Lorentzon (Scania), Bo Luthin ( IF Metall), de Michael Lyngsie (Scania), de Bernd Osterloh (Volkswagen AG), de Karina Schnur (MAN), de Steffen Zieger (MAN).

Para Athanasios Stimoniaris, presidente do futuro Group Works Council da TRATON SE, a nova forma jurídica oferece aos funcionários de toda a Europa a possibilidade de participação conjunta. “Também vemos isso como uma oportunidade para intensificar ainda mais a cooperação entre as empresas e os sindicatos no interesse dos funcionários e do Grupo no mercado de veículos comerciais”, diz.

Além disso, Andreas Renschler (Presidente), Christian Schulz (Finanças e Estratégia), Joachim Drees (MAN), Henrik Henriksson (Scania), Roberto Cortes (Volkswagen Caminhões e Ônibus), Carsten Intra (Recursos Humanos e TI) e Christian Levin (Procurement, Development e Strategic Product Planning) foram nomeados membros da Diretoria Executiva da TRATON SE.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta