Fibra ótica em Recife permitirá informações em tempo real para passageiros de BRT e Metrô

Publicado em: 20 de dezembro de 2018

Corredor Leste-Oeste do BRT de Recife já tem infraestrutura de fibra ótica. Em breve, as estações passarão a contar com telas de vídeo-monitoramento em tempo real

Estrutura de fibra ótica já havia sido instalada na malha do metrô do Recife, e agora chega aos dois corredores de BRT

ALEXANDRE PELEGI

O governo do estado de Pernambuco entregou nesta terça-feira, dia 18 de dezembro de 2018, as estruturas de fibra ótica implantadas nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste do sistema de corredores BRT de Recife.

Com isso, será possível em breve fornecer informações atualizadas em tempo real sobre a operação de ônibus, BRT’s e metrôs aos usuários do transporte da Região Metropolitana de Recife (RMR), especificamente com respeito aos horários dos modos de transportes.

Com o aparato tecnológico, 42 estações de BRT serão equipadas com telas de vídeo-monitoramento em tempo real, que trarão a hora de chegada dos ônibus nas plataformas.

O Grande Recife Consórcio, responsável pela gestão do sistema de transportes na RMR, não deu data para o início da operação da novidade.

O que se sabe, no entanto, segundo entrevista concedida pelo diretor presidente do Consórcio, Ruy Rocha, ao jornal Diário de Pernambuco, é que graças à novidade o passageiro poderá saber, em tempo real, quantos minutos o BRT levará para chegar, “uma vez que a informação estará disponível no monitor presente à Estação e no aplicativo do Grande Recife que já está disponível para a população”.

Numa parceria entre o governo do estado e a Telebrás, o projeto contou com um investimento de R$ 15 milhões do Governo Federal.

A estrutura de fibra ótica já havia sido instalada anteriormente na malha do metrô do Recife, operada pela CBTU-METROREC, e composta por 71 quilômetros de extensão, incluindo a linha Diesel-VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Com a introdução da fibra ótica nos corredores de BRT, o serviço atingirá os 14 terminais de ônibus que fazem integração com os ônibus do sistema, o que ajudará bastante para o usuário que precisa fazer baldeação na Região Metropolitana do Recife.

WI-FI

A Secretaria estadual de Cidades do Governo de Pernambuco adianta outra vantagem para a fibra ótica: a internet Wi-Fi, que poderá ser ofertada gratuitamente aos usuários das estações de BRT e dos terminais integrados.

Além disso, todas as imagens geradas por câmeras de vídeo-monitoramento dos terminais serão repassadas em tempo real tanto para a Central de Monitoramento do Consórcio quanto para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), da Secretaria de Defesa Social.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta