China lança pacote de US$ 43,5 bilhões de investimentos em sistemas de trilhos em Xangai

Metrô de Shenzhen, na China, está no ranking dos 10 mais extensos do mundo

Metrô da cidade chinesa já é o mais extenso do planeta, seguido pelo de Beijing

ALEXANDRE PELEGI

O governo chinês divulgou hoje, dia 19 de dezembro de 2018, a aprovação de nove projetos de ferrovias em Xangai.

O investimento total é estimado em 298,35 bilhões de yuans, cerca de US$ 43,5 bilhões (aproximadamente 174 bilhões de reais).

No pacote de obras aprovado, consta a construção de linhas de metrô, além da expansão do transporte ferroviário de Xangai em 286,1 quilômetros, melhorando o transporte coletivo, informa a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês).

A retomada ocorre após o governo chinês ter suspendido investimentos em metrôs e trens leves no ano passado. Algumas cidades lançaram projetos e não conseguiram custear os investimentos necessários para sua implantação.

Além de persistir em fortes investimentos em infraestrutura de transporte, característica marcante do país asiático nas últimas décadas, o movimento está sendo visto como uma ação para estimular a atividade econômica, com sinais de desaceleração.

O governo de Xangai vai arcar com 45% dos custos do investimento inicial, captando o restante junto a bancos e outras instituições financeiras. A informação é da NDRC.

A Ásia é o lar de nada menos do que sete dos dez mais movimentados metrôs do planeta. Quando se considera a extensão, os dois maiores estão justamente na China: Xangai, com 639 km, seguido pela capital Beijing, com 590 km.

uitp_04

O Diário do Transporte publicou recentemente uma matéria com as principais estatísticas dos metrôs do mundo, reproduzindo dados de relatório produzido pela UITP – International Association of Public Transport (Associação Internacional de Transporte Público). O texto traz uma série de informações importantes para quem gosta de acompanhar a evolução do sistema metroviário. Relembre: UITP prevê mais de 200 novas linhas de metrô em todo o mundo para os próximos anos

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading