SPTrans divulga procedimentos para solicitação do Bilhete Único Escolar gratuito 2019

Foto: Alexandre Pelegi

Somente estudantes de baixa renda que ainda não têm NIS válido e não participam de programas sociais devem procurar um posto de atendimento do CadÚnico; demais alunos devem se cadastrar somente no site da SPTrans

ALEXANDRE PELEGI

A SPTrans divulga os procedimentos para os estudantes que desejam obter (ou manter) o benefício da gratuidade no transporte público para o ano letivo de 2019.

Segundo a empresa que gerencia o sistema de transportes públicos da cidade de São Paulo, quem quiser se candidatar ao benefício já pode fazer sua solicitação por meio do site http://estudante.sptrans.com.br.

Para os estudantes da rede pública dos ensinos fundamental, médio e técnico, ou aqueles que sejam beneficiários dos programas sociais Prouni, Fies, Escola da Família e Cotas Sociais, o processo pode ser feito todo pelo site da SPTrans, sem a necessidade de comparecer a um posto da empresa. O mesmo vale para alunos que já possuem Número de Identificação Social (NIS) válido junto ao CadÚnico.

bilhete_escolar_gratuito.png

Já os estudantes que possuem baixa renda familiar, mas ainda não estão cadastrados no CadÚnico, e não são beneficiados por qualquer um dos programas sociais citados acima, esses devem comparecer a um posto de atendimento.

Residentes no município de São Paulo precisam obrigatoriamente agendar sua entrevista pelo site HTTP://agendacadunico.prefeitura.sp.gov.br.

Já quem mora em outro município, após inserir seu NIS no site da SPTrans, também deverá anexar uma certidão, obtida pelo próprio estudante no site Consulta Cidadão https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/. Neste link, os estudantes também podem verificar se o NIS que possuem já está válido.

Para manter a gratuidade, o estudante precisará comparecer no CRAS (ou alguém que more com ele, maior de 16 anos), e levar obrigatoriamente o CPF ou o Título de Eleitor (originais), além dos documentos abaixo relacionados de todas as pessoas que moram na casa:

  • RG, CPF, Carteira profissional, Título de eleitor, Certidão de nascimento OU certidão de casamento;
  • Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam;
  • Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).

Em São Paulo, as entrevistas são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para marcar uma entrevista acesse HTTP://agendacadunico.prefeitura.sp.gov.br.

Após a entrevista, o CRAS fornecerá o NIS, que o estudante deverá inserir em seu cadastro junto à SPTrans.

O convênio entre a SPTrans e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) tem o objetivo de assegurar o benefício somente aos estudantes que têm esse direito.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. PAMELA disse:

    QUANTO TEMPO DEPOIS DA ENTREVISTA O NIS ESTARÁ VALIDO NO CADÚ
    NICO?

Deixe uma resposta