Prefeitura de São Paulo adia entrega de propostas para a concessão do Terminal Princesa Isabel para 28 de janeiro
Publicado em: 12 de dezembro de 2018

Edital teve de passar por alterações. É o segundo adiamento na concorrência
ADAMO BAZANI
A prefeitura de São Paulo remarcou mais uma vez a data da entrega de propostas na licitação que pretende conceder à iniciativa privada o Terminal Princesa Isabel, na região central da cidade.
De acordo com publicação no Diário Oficial do Município, após contestações e mudanças no edital, as propostas devem ser entregues no dia 28 de janeiro de 2019.
É a segunda mudança de data. Marcada inicialmente para o dia 18 de outubro, a entrega das propostas já tinha sido transferida para o dia 14 de dezembro.
Como noticiou o Diário do Transporte, no dia 23 de novembro de 2018, a SMT- Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, responsável pela concorrência, publicou as respostas aos questionamentos feitos durante o período de consulta pública.
Foram dúvidas em relação às exigências de capacitação técnica que, de acordo com algumas das perguntas, poderiam limitar a concorrência, além de questionamentos sobre a necessidade de garantia de informações aos usuários do terminal, preocupações com aspectos ambientais e até propostas que visam garantir segurança viária no interior e no entorno do equipamento. Outro ponto aceito pela Secretaria foi a exclusão da definição de um prazo limite para a implementação de Empreendimento Associado.
Relembre:
O terminal dever ser o primeiro repassado para a responsabilidade de uma empresa ou consórcio nos moldes propostos pelo programa de desestatização da cidade e é uma das apostas da prefeitura para revitalizar a área, conhecida como cracolândia, já que uma das exigências é que a iniciativa privada realize obras e intervenções de melhorias num raio de 600 metros a partir de cada terminal.
A concessão do terminal deve ser de 35 anos, com contrato de R$ 132,5 milhões.
A empresa, consórcio ou mesmo fundo de investimento que assumirem o espaço vão poder construir na área empreendimentos imobiliários, como shoppings, escolas, faculdades, escritórios e até mesmo residências.
O Terminal Princesa Isabel e os terminais Capelinha e Campo Limpo foram escolhidos para servirem de modelo para a concessão de outros 24 terminais municipais da cidade.
A prefeitura também já anunciou o início da licitação dos terminais Cidade Tiradentes, Pirituba, Santo Amaro e Vila Nova Cachoeirinha.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes