Campo de Provas Mercedes-Benz vence competição mundial da Daimler Trucks

Diário do Transporte participou da inauguração do Campo de Provas Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior de São Paulo. Foi no dia 15 de maio de 2018

Competição promovida pela Divisão de caminhões e ônibus do Grupo Daimler premia os melhores projetos voltados para a melhoria contínua de processos e produtos

ALEXANDRE PELEGI

O primeiro campo de provas de caminhões e ônibus no Brasil, feito pela Mercedes-Benz, conquistou o 1º lugar em uma das categorias da premiação Global CI Cup (Campeonato Mundial de Melhoria Contínua).

Promovida pela Divisão de caminhões e ônibus do Grupo Daimler, a competição premia os melhores projetos voltados para a melhoria contínua de processos e produtos, que por consequência trazem benefícios para os clientes.

CAMPO_PROVAS_04

Martin Daum, chefe Mundial da Daimler Trucks & Buses entrega o troféu aos representantes do time do projeto do Campo de Provas da Mercedes-Benz

O Diário do Transporte participou da inauguração do campo de provas, localizado em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Foi no dia 15 de maio de 2018.

O campo tomou por base um modelo similar ao da Daimler em Wörth, na Alemanha, um dos mais modernos em todo o mundo. Relembre: Mercedes-Benz inaugura campo de provas para ônibus e caminhões com 1,3 milhão de metros quadrados

CAMPO_PROVAS_03

Todas as marcas da Daimler Trucks no mundo participaram da competição, e colaboradores de 34 países estiveram no evento de premiação na Alemanha

Todas as marcas da Daimler Trucks no mundo participaram da competição.

Nesta edição do prêmio, mais de 15 mil colaboradores em 34 países escolheram os melhores projetos, sendo a Mercedes-Benz do Brasil a unidade que mais conquistou prêmios nesta edição.

Marcus Kliewer, diretor de Desenvolvimento de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, conta que dos 18 troféus entregues na Alemanha, a equipe brasileira conquistou 9. “Com isso, o time brasileiro se destaca na inovação dentro do âmbito global da Daimler Trucks, e se diferencia na maneira como desenvolve seus projetos”, afirma.

Já para obter o primeiro lugar na categoria “Cadeia de Valor”, a equipe preparou o case: “Da fazenda de cana-de-açúcar ao eficiente Campo de Provas”, onde apresentou todos os benefícios trazidos com esse novo empreendimento, que transformou uma plantação de cana-de-açúcar no maior Campo de Provas do Hemisfério Sul.

Os demais prêmios conquistados pelo Brasil variam entre desenvolvimento de novos produtos e componentes, chegando até a mudança da cultura empresarial, como o projeto Lean Mindset, vencedor na categoria “Cultura Lean”, que entende que a base da melhoria contínua está no processo educacional.

Esse case visa processos internos mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, qualifica pessoas para tornar possível essa transformação.

Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que conquistar esse prêmio reforça a importância de se investir numa mudança significativa de processos, que beneficiaram desde a linha de produção até as rotinas administrativas. “Sem dúvidas, um importante reconhecimento para nossos colaboradores do Brasil”, afirma.

O MAIOR CAMPO DE PROVAS DO HEMISFÉRIO SUL PARA VEÍCULOS COMERCIAIS

O Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil está localizado em Iracemápolis, cidade próxima a Campinas, interior de São Paulo.

Foi construído no mesmo conceito das pistas de teste da Daimler em Wörth, na Alemanha, um dos mais modernos do segmento de caminhões e ônibus da Companhia e também do setor em todo o mundo. Isso possibilita que possam ser realizados, aqui no Brasil, testes com o mesmo rigor e padrão técnico e métrico seguidos por outras unidades do Grupo.

O empreendimento, com 16 pistas de testes, tem extensão total de 12 km. Essa unidade é um laboratório que simula, em condições reais, as características de robustez e durabilidade dos veículos que estarão em breve nas ruas e estradas do País.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: