ANPTrilhos lança campanha nacional para desestimular comércio irregular nas estações e em trens

A venda de produtos nas dependências das estações e nos trens sem autorização da administração do sistema é irregular. Foto: Divulgação

Pesquisas realizadas por operadores mostram que a presença de ambulantes incomoda as viagens

JESSICA MARQUES

A ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre trilhos) lançou uma campanha nacional de comunicação para desestimular o comércio irregular nas estações e trens dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos.

A ação integra a 4ª Campanha Nacional de Valorização do Transporte de Passageiros Sobre Trilhos e será divulgada por meio de vídeos e artes nos monitores de trens e estações, sites e redes sociais da ANPTrilhos e de todos os seus associados.

A campanha tem como base pesquisas de satisfação realizadas pelos operadores. Os levantamentos mostram que a presença dos ambulantes incomoda e está entre os principais motivos de reclamação das pessoas que utilizam os sistemas de transporte, como metrôs, trens urbanos e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).

“Com objetivo de coibir esse cenário, os operadores metroferroviários, através da ANPTrilhos, lançam essa grande campanha contra o comércio irregular”, disse a Superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.

A campanha traz as seguintes mensagens: “O barulho dos ambulantes também te perturba?”, “O comércio de ambulantes incomoda os passageiros no trem”, “Você sabia? Este tipo de comércio é irregular”, “o barato sai caro!” e “Não estimule o comércio irregular”.

LEGISLAÇÃO

A venda de produtos nas dependências das estações e nos trens sem autorização da administração do sistema é irregular e amparada pelo Regulamento dos Transportes Ferroviários, estabelecido através do Decreto Nº 1.832/1996.

O artigo 40 do decreto estabelece: “É vedada a negociação ou comercialização de produtos e serviços no interior dos trens, nas estações e instalações, exceto aqueles devidamente autorizados pela Administração Ferroviária”.

Além de informar sobre a ilegalidade da prática, a campanha também cita riscos à saúde dos passageiros ao comprar produtos no comércio irregular. Segundo as informações divulgadas pela ANPTrilhos, os itens podem ser roubados, estar vencidos ou ser de má qualidade.

Confira o vídeo da campanha, na íntegra:

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Marcos disse:

    Não me incomoda em nada….faço questão de comprar deles…pois o governo não da emprego para eles e não quer deixar eles trabalhar quero ver se todos eles fossem assaltar a casa do diretor da cptm….se ele não mudaria de ideia…Brasil um pais de hipócritas…..eles não incomodam em nada as viagens….baita mentira

  2. Anônimo disse:

    Sou RADICALMENTE CONTRA esses ambulantes e pedintes!!! A presença deles me incomoda muito que por esse motivo só ando de busão!

  3. Angelo disse:

    Os ambulantes, além de incomodarem com a poluição sonora, ainda são mal educados a o ficarem empurrando os passageiros para abrirem espaço. Sem contar que quem compra produtos destes ambulantes, está alimentando roubos e furtos.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading