Doria nomeia Alexandre Baldy como secretário de Transportes Metropolitanos

Alexandre Baldy foi deputado federal por Goiás. Foto: Agência Câmara - Clique para Ampliar

Ministro das Cidades vai ter desafios como colocar em prática as promessas do governador eleito na área de mobilidade urbana, como iniciar um plano para em 20 anos expandir em 350 km da rede de trilhos, implantar corredores metropolitanos de ônibus rápidos (BRT), coordenar PPPs na área de mobilidade e criar uma agência de transportes metropolitanos

ADAMO BAZANI

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), nomeou o atual ministro das Cidades, Alexandre Baldy, como secretário de Transportes Metropolitanos da gestão que começa em 1° de janeiro de 2019.

Durante as especulações sobre os nomes da equipe de Doria, foi cogitada a unificação das secretarias de Transportes Metropolitanos e de Transportes e Logística diante do discurso de Doria de enxugar a máquina estatal. O atual secretário municipal de transportes de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, será secretário de Transportes e Logística. No lugar de Octaviano, o prefeito Bruno Covas anunciou para a secretaria de mobilidade e transportes, Edson Caram, diretor do DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário).

Baldy foi empossado pelo presidente Michel Temer para comandar o Ministério das Cidades em 22 de novembro de 2017.

O secretário de transportes metropolitanos anunciado por Doria é goiano e filho do procurador de Justiça Joel Sant’Anna Braga.

Eleito pela primeira vez como deputado federal por Goiás em 2014, com 107,5 mil votos, Baldy é um dos principais aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Na ocasião, declarou ter R$ 4,2 milhões em bens, entre imóveis, aplicações e carro de luxo.

Baldy é formado em direito pela PUC Goiás.

Frente à pasta dos transportes metropolitanos o futuro secretário terá diversos desafios.

A secretaria reúne a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (ônibus metropolitanos), o Metrô e a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Os transportes metropolitanos estão entre os grandes pontos fracos das gestões estaduais até agora: licitação dos ônibus da Grande São Paulo (EMTU) que não sai do papel desde 2016 – na área 5 do ABC desde 2006; ausência de BRTs – corredores de ônibus rápidos metropolitanos; expansão lenta do Metrô com problemas em contratos e licitações como da linha 6 Laranja (Vila Brasilândia – Estação São Joaquim); indefinições quanto aos contratos, expansão e viabilidade dos monotrilhos e grandes defasagens técnicas e operacionais da CPTM.

Além de tudo isso do dia-a-dia, o futuro secretário terá de colocar em prática promessas audaciosas de Doria durante a companha.

O governador eleito prometeu iniciar um plano de expansão da rede de trilhos de 350 quilômetros em até 20 anos.

Doria também prometeu implantar uma rede de BRTs metropolitanos e não de corredores comuns de ônibus.

O ex-prefeito de São Paulo vai apostar nas PPPs – Parecerias Público Privadas para ampliar e modernizar os transportes metropolitanos e coordenar tudo isso será uma das atribuições do novo secretário.

Para organizar os projetos de expansão e as concessões para a iniciativa privada, Doria ainda prometeu na campanha criar uma agência de transportes metropolitanos para coordenar os contratos que serão privados.

Relembre no link matéria sobre o programa de Governo de Doria na íntegra registrado no TSE – Tribunal Superior Eleitoral:

https://diariodotransporte.com.br/2018/10/09/marcio-franca-x-joao-doria-o-que-dizem-os-programas-de-governo-sobre-a-mobilidade/

Já o novo secretário de Transportes e Logística, João Octaviano, terá como desafios a licitação da Artesp, dos ônibus intermunicipais rodoviários e suburbanos.

João Octaviano Machado Neto, engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia Mauá, tem mais de 35 anos de experiência na área pública.

Presidiu a CET no início da gestão João Doria, tendo ocupado anteriormente o cargo de secretário Executivo do Programa de Parceria Público-Privada para a Habitação no Governo do Estado.

Em abril deste ano assumiu a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, onde atuou até hoje.

Durante sua carreira pública, Octaviano foi ainda secretário municipal de Gestão, secretário municipal de Serviços e Obras, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Planejamento e, em duas ocasiões, presidente da PRODAM.

Durante três anos, foi CEO da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Jair disse:

    Favor corrigir a data da posse para janeiro de 2019 e não dezembro como está
    Abraços

  2. RUBENS RODRIGUES DE LIMA disse:

    – É réu por improbidade administrativa. De acordo com o Ministério Público, Baldy teria aprovado um pedido da Usina Panorama S/A, feito fora de prazo, para mudar as contrapartidas que deveria oferecer ao seu beneficiada pelo programa Produzir, do governo de Goiás (voltado ao incentivo da atividade industrial).TJ GO ACP 0194023.39.2015.8.09.0051

  3. Gentil misson disse:

    Ecelente gov.doria melhorar transportes e turismo para melhoria da demanda de viagens as praias paulista fins de semana para turismo e abaixar custos para trabalhadores de baixa renda será favorável se melhora

  4. m.r-oliveira disse:

    Pois é, uma hora a conta chega! O então réu por improbidade administrativa acaba de ser preso em SP (06/08/2020) pela Policia Federal. Acredito que não passará nem uma noite na cadeia, pois é profissional de direito e filho de desembargador de justiça.
    Veja matéria do Diário do Transporte

    https://diariodotransporte.com.br/2020/08/06/secretario-dos-transportes-de-doria-alexandre-baldy-e-preso-pela-lava-jato-em-sao-paulo/

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