Volkswagen diz que em seis meses vai começar testes de ônibus híbrido de 17 toneladas

Publicado em: 13 de novembro de 2018

Ônibus com dimensões “midi” apresentado na Alemanha Foto: Adamo Bazani/Diário do Transporte (Clique para Ampliar)

A estimativa é que demonstrações tenham início em empresas da capital paulista

ADAMO BAZANI

Em aproximadamente seis meses, a Volkswagen deve colocar para circular em testes um ônibus com PBT – Peso Bruto Total de 17 toneladas, a categoria mais vendida no País.

O veículo será urbano e o motor elétrico é feito da brasileira WEG.

A informação foi veiculada pelo presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, à agência Reuters, nesta terça-feira, 13 de novembro de 2018.

Segundo o executivo, o outro motor, à combustão, deverá funcionar com diversos tipos de combustíveis. O nome comercial do 17 toneladas será E-Flex.

Este motor à combustão vai gerar energia para o elétrico, sendo um propulsor 1.4 turbinado flex de 150 cv de potência.

O sistema será híbrido em série, com tração 100% elétrica e o motor a combustão somente usando como gerador.

As demonstrações devem começar em empresas de ônibus da capital paulista, ainda de acordo com o executivo, onde a licitação dos serviços de transportes, que deve ser relançada, e uma lei municipal determinam redução de emissões de poluentes ao longo de 20 anos.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/01/18/doria-aprova-alteracao-da-lei-de-mudancas-climaticas-mas-veta-inspecao-veicular/

Cortes ainda disse que a Volkswagen está em diálogo com potenciais clientes dos veículos elétricos puros e híbridos e busca parceira para instalação de infraestrutura de recarga e para métodos de produção, como a Siemens.

Na IAA, feira de veículos comercias de Hannover, na Alemanha, em setembro deste ano, a marca exibiu um ônibus midi elétrico, com carroceria brasileira Marcopolo.

A empresa também lançou no ano passado um caminhão leve 100 % elétrico, o E-Delivery, em parceria com a Eletra, empresa de São Bernardo do Campo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta