Cascavel (PR) confirma a chegada de 41 novos ônibus até dezembro

Foto: Reprodução Catve

Fabricados pela Mascarello, veículos são modelo Gran Via Mercedes-Benz, OF-1721L e OF-1519   

ALEXANDRE PELEGI

Com um investimento aproximado de R$ 14 milhões, a cidade de Cascavel, no Paraná, prevê receber, até dezembro de 2018, 41 novos ônibus para a frota do transporte coletivo municipal.

A cidade acaba de receber três ônibus novos, e aguarda para os próximos dias outros seis veículos, que já estariam prontos na linha de montagem da fábrica da Mascarello, sediada na cidade paranaense.

Os ônibus foram personalizados com símbolos do município, como o agronegócio, e todos vêm equipados com elevadores e espaços para cadeirantes. Caberá às empresas Princesa Do Oeste e Pioneira, concessionárias do transporte público local, instalar o leitor do ValeSim (bilhetagem eletrônica) e câmeras de monitoramento.

Para o presidente da Cettrans – Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito, Alsir Pelissaro, a compra dos veículos não causará impacto imediato no valor da tarifa.

Em entrevista à imprensa local, Alsir afirmou que o valor do investimento, realizado pelas empresas de transportes, será diluído à taxa de 10% ao ano, valor que vai para a planilha de custo, segundo o contrato de concessão. Desta forma, ele afirma, o valor da aquisição dos veículos só vai refletir nos custos para reajuste tarifário nos próximos anos.

Dentre os veículos novos que passarão a circular ainda em 2018, 11 são convencionais, com portas do lado direito, com 11,2 metros de comprimento. Estes vão circular em linhas de vários bairros da cidade. Outros 30 carros terão portas dos dois lados, e vão operar exclusivamente nas avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves.

Veja a distribuição dos ônibus por empresa:

CAPITAL DO OESTE

Mascarello Gran Via, Mercedes Benz OF-1721L, suspensão pneumática:

7 unidades com 13000mm de comprimento, sendo portas lado direito e lado esquerdo

7 unidades com 13000mm de comprimento, sendo portas lado esquerdo

Mascarello Gran Via, Mercedes Benz OF-1519

3 unidades com 11200mm de comprimento, portas lado direito.

PIONEIRA

Mascarello Gran Via, Mercedes Benz OF-1721L, suspensão pneumática:

16 unidades com 13000mm de comprimento, sendo portas lado esquerdo

Mascarello Gran Via, Mercedes Benz OF-1519

8 unidades com 11200mm de comprimento, portas lado direito.

Alsir Pelissaro estima que o prazo até dezembro será cumprido, com os novos ônibus circulando já com os novos terminais em operação. “Já temos o Terminal Oeste pronto, e mais uns 15, 20 dias, o Terminal Sudoeste será entregue, pois já está em fase de acabamento”, diz o gestor.

Como o Diário do Transporte noticiou no dia 1º de setembro, Cascavel recebeu naquele dia dois terminais – Leste e Nordeste. Relembre: Com novos terminais em funcionamento, linhas de ônibus de Cascavel (PR) têm alterações de itinerário

Na ocasião, o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, anunciou que o foco seria a conclusão dos terminais Oeste e Sudoeste, para que até dezembro o novo modal pudesse entrar em funcionamento, com a incorporação dos 41 novos ônibus à frota local.

No entanto, a sinalização nos corredores do transporte de Cascavel ainda está em acabamento, com nova pintura e tachões de separação. A licitação para contratação do serviço será realizada no dia 5 de novembro.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: