Pneus usados de ônibus viram obras de arte em São Bernardo do Campo

Três pneus parafusados dão suporte para uma obra de arte no projeto da SBCTrans. Foto: Jessica Marques

Iniciativa da SBCTrans é realizada em comemoração aos 20 anos da empresa, com exposição

JESSICA MARQUES

Em vez de ir para o lixo, 60 pneus de ônibus que não poderiam mais ser utilizados viraram obra de arte. O material que seria descartado ganhou um colorido especial e poderá ser apreciado pela população nos próximos dias.

A SBCTrans lançou a exposição Giro da Arte na noite desta quinta-feira, 20 de setembro de 2018. Com a iniciativa, pneus usados de ônibus viraram obras de arte feitas por meio de grafite, expostas na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

A ação está sendo realizada em comemoração aos 20 anos da concessionária de transportes de São Bernardo do Campo. A empresa é responsável pela frota de ônibus municipais da cidade.

As obras de arte apresentadas nesta quinta-feira foram criadas por 20 artistas diferentes. Uma tela de fibra de lã de vidro foi colocada no centro de uma estrutura, formada por pneus de ônibus, que emoldura a criação artística.

Ao todo, são 20 peças artísticas, que foram apresentadas nesta quinta-feira na Pinacoteca de São Bernardo e ficam à disposição dos visitantes também nos dias 21 e 22 de setembro, sábado e domingo.

42189047_870343129831720_2957358203345567744_n

Foto: Jessica Marques

Durante um mês, as peças ficarão expostas em diversos locais de São Bernardo. Após esse período, em outubro, as obras serão leiloadas e o valor será destinado para as entidades que pertencem ao Fundo Social de Solidariedade da cidade.

A diretora executiva da SBCTrans, Milena Braga Romano, afirmou que o objetivo do Giro da Arte SBCTrans é inspirar as pessoas a atitudes simples de sustentabilidade, além de levar arte e cultura aos moradores de São Bernardo do Campo.

“A ideia surgiu de uma parceria com a Secretaria de Cultura do município de São Bernardo. A gente queria fazer uma coisa diferente para a comemoração dos 20 anos. Não festa ou algo que todos estão acostumados a fazer, a gente queria mostrar a nossa ideia de sustentabilidade e o trabalho que a gente desenvolveu em todos esses anos. Além de estimular a arte, educação, meio ambiente”, contou.

Segundo Milena, as exposições serão espalhadas pelas cidades, em locais de grande movimento. As obras estarão na Praça Brasil, no Parque Estoril, na pista de skate, em terminais, em todos os shoppings da cidade, entre outros locais.

42219626_1794043224049129_98004578099789824_n

Foto: Jessica Marques

A parceria entre a SBCTrans e a Secretaria de Cultura teve início em agosto deste ano, com o Cultura Tour, para levar diversas atividades culturais à periferia da cidade, conforme contou a diretora de cultura da cidade, Alessandra Baldini.

“Depois dessa ação que fizemos em parceria, procuraram a gente para esse projeto. É uma ideia moderna, diferente do que se está acostumado a fazer e é justamente o que se busca hoje em dia. Essa ideia vai de encontro com as ações da Secretaria, não é mais do mesmo”, disse Alessandra.

Presente no evento, o secretário de Cultura Adalberto José Guazzelli disse que a Secretaria de Cultura e Juventude está sempre aberta a novos projetos, assim como o espaço da Pinacoteca.

“A Pinacoteca é um espaço muito bacana, agradável, tem um acervo muito bonito e está sempre aberta a outros artistas e a outros bons projetos, fica o convite para quem quiser apresentar projeto para a gente”, enfatizou.

IDEIA DO PROJETO

O projeto foi uma criação da equipe de marketing da SBCTrans, conforme contou o gerente de marketing da empresa Luiz Fernando Tada.

“Em setembro, a SBCTrans completa 20 anos e a gente resolveu fazer diferente, um projeto para impactar os moradores, que fosse fora do ponto de ônibus. A ideia surgiu para unir os conceitos de proximidade e sustentabilidade que a empresa tem. Os pneus que seriam descartados viraram arte para todos”, frisou Tada.

Outros programas de sustentabilidade da SBCTrans foram apresentados ao Diário do Transporte, como a horta orgânica para os funcionários, o reúso de água para lavagem dos veículos e a renovação da frota.

Relembre: SBCTrans mostra garagem para admiradores de ônibus, em São Bernardo do Campo

Os artistas também participaram do lançamento do Giro da Arte da SBCTrans. Na visão do grafiteiro Binho Ribeiro, o projeto permite justamente fazer a conexão do elemento urbano com a arte, pois o grafite dialoga bem com os passageiros de ônibus, que observam da janela esse tipo de manifestação artística diariamente.

Na obra que expôs, Binho Ribeiro retratou uma tartaruga, que se chama Jorge e é um personagem que já o acompanha há algum tempo em outros trabalhos. O artista atua na Capital Paulista.

42324500_241224543171849_3367575812596301824_n

“Foi uma alusão que criei do personagem fazendo uma visita à cidade de São Bernardo do Campo. Ele veio de ônibus”, contou Ribeiro, sobre a arte.

Por sua vez, a proposta de Robson Marques, mais conhecido como Melancia, foi de embarcar no conceito de sustentabilidade e trazer uma de suas obras para o projeto da SBCTrans.

“O conceito é não correr atrás das borboletas, mas cuidar do jardim para atraí-las, ou seja, manter a beleza da natureza”, disse Melancia.

A obra que apareceu no grafite feito nos pneus da SBCTrans também já deu cor a um muro e fez bastante sucesso. A arte se chama “Mãe Natureza”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O projeto teve curadoria de Alexandre Truff, que também apresentou uma obra de arte. Além disso, também participaram outros artistas: Alexandro da Silva, Anjo TK, Does, Feik, Fel, Nem, Nick Alive, Nuke, Roko, Shock, Subtu, Testa, Tikka Meszaros, Rogério TiL, TIOCH, vMoni e xGuix.

Confira os pontos de exposição em que as obras ficarão disponíveis a partir de segunda-feira:

Balsa Riacho Grande – Rua Júlia Tepetina Guerra, 1-191

Biblioteca Monteiro Lobato – Rua. Dr. Fláquer, 26

Cartão Legal – Rua Marechal Deodoro, 769

João Firmino – Av. João Firmino

Parque da Juventude – Av. Armando ítalo Setti, 65

Parque Engenheiro Salvador Arena – Av. Caminho do Mar, 2980

Parque Estoril – Rua Portugal, 1100

Parque Rafael Lazzuri – Av. Kennedy, 1111

Praça Brasil – Praça Brasil

Praça do Trabalhador Armando Ruivo – Av. Gen Barreto de Menezes, 150

Praça dos Meninos – Av. Caminho do Mar

Praça Geovanni Breda – Praça Geovani Breda

Praça Lauro Gomes – Praça Lauro Gomes

Rodoviária João Setti – Rua Domingos João Balotim, 80

Shopping e Galeria Coração – Rua Marechal Deodoro, 976

Shopping Golden Square – Avenida Kennedy. 700

Shopping Metrópole  – Praça Samuel Sabatini

Shopping São Bernardo Plaza – Av. Rotary, 624

Terminal Tereza Suster – Rua Antônio Caputo, 22

Universidade Metodista – Rua Alfeu Tavares, 149

Jessica Marques para o Diário do Transporte

1 comentário em Pneus usados de ônibus viram obras de arte em São Bernardo do Campo

  1. Sandro R dos Santos // 21 de setembro de 2018 às 09:13 // Responder

    Bom dia

    Ótima informação sobre a destinação final dos pneus usados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: