Caminhoneiros desistem de protesto em Brasília na quarta-feira, dia 12

Foto: Divulgação

Lideranças decidem agendar reunião com ANTT para debater e entender medidas anunciadas recentemente pela Agência 

ALEXANDRE PELEGI

Duas medidas do governo, recentemente adotadas, diminuíram a tensão com as lideranças dos caminhoneiros. O reajuste da tabela dos fretes e a fiscalização nas estradas sobre o cumprimento da medida, ambas adotadas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), levaram os caminhoneiros autônomos a recuarem diante de um ato de protesto marcado anteriormente para esta quarta-feira, dia 12 de setembro, em Brasília, em frente à sede da Agência.

Relembre: ANTT começa a fiscalizar tabela do frete

ANTT publica nova tabela de fretes no Diário Oficial da União

Agora, lideranças do setor afirmam que seguirão para Brasília não mais para protestar, mas para dialogar sobre as medidas anunciadas nos últimos dias pela ANTT.

Conforme citado em matéria publicada pelo site da Folha de São Paulo, na noite desta segunda-feira, dia 10 de setembro de 2018, Wallace Landim, o Chorão, um dos líderes dos caminhoneiros autônomos, afirmou que a ANTT “começou a se posicionar antes de irmos lá e nós precisamos reconhecer isso”.

A tensão entre caminhoneiros e o governo federal voltou a crescer após o anúncio de alta de até 14% no preço do diesel pela Petrobras. O fato foi suficiente para gerar uma série de boatos nas redes sociais, e levaram vários líderes a se mobilizar com vistas a novas paralisações.

O ato de quarta-feira próxima seria em frente ao prédio da ANTT, e chegou-se a falar em invasão no caso dos autônomos não serem atendidos.

Chorão garantiu que agora apenas as lideranças dos estados irão a Brasília, mas a agenda ainda não está confirmada.

A matéria da Folha cita o grupo de Facebook União dos Caminhoneiros do Brasil, onde um vídeo informa que a mobilização havia sido momentaneamente suspensa, citando, no entanto, a possibilidade de atos de protesto em Brasília no dia 9 de outubro, data da audiência pública marcada para debater a fiscalização da tabela do frete.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading