ANTT publica nova tabela de fretes no Diário Oficial da União

Foto: Adamo Bazani

Novos valores foram definidos em reunião entre integrantes do governo e da Agência Nacional de Transportes Terrestres

ALEXANDRE PELEGI

Após afirmar, sábado passado (1), que divulgaria nova tabela de frete após o reajuste de 13% no preço diesel nas refinarias, a ANTT cumpriu a promessa: a tabela com os preços reajustados dos fretes saiu publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 5 de setembro.

Após reunião técnica segunda-feira, dia 3 de setembro de 2018, realizada no Ministério dos Transportes, o Governo Federal avançou nos ajustes da tabela do frete rodoviário, e duas decisões foram tomadas. Uma delas é que a divulgação da tabela com os ajustes deveria ocorrer até esta quarta-feira, dia 5, o que ocorreu.

Falando à Agência Brasil, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que os reajustes se basearam na variação de 13% no preço do diesel na refinaria, gerando média de aumento de 3%.

A nova tabela, assinada pelo diretor-geral da ANTT, Mario Rodrigues Júnior, pode ser vista abaixo, na íntegra.

A tabela considera o preço mínimo por quilômetro, eixo e carga transportada, além dos custos.

Em maio o presidente Michel Temer, por meio de medida provisória (MP), definiu a tabela de frete, resultado de uma negociação entre integrantes do governo, transportadoras e caminhoneiros.

O tabelamento, em vigor desde 30 de maio, está sendo contestado no Supremo Tribunal Federal (STF). A ANTT reconhece a existência de distorções na tabela, mas só deve anunciar uma proposta alternativa em outubro, após uma ampla coleta de subsídios e sugestões já realizada. Uma consulta pública no mesmo mês deverá ser marcada para apresentar a proposta publicamente.

Segundo uma lei sancionada pelo presidente Michel Temer, a tabela precisa ser corrigida toda vez que o preço do diesel oscilar 10%, tanto para mais quanto para menos.

O valor do diesel subiu de 10,5% a 14,4%, variando de acordo com a região. Isso ocorreu por conta da desvalorização do real frente ao dólar, o que também afetou o preço da gasolina.

Relembre: Alta do diesel quase anula subvenção concedida pelo governo durante greve dos caminhoneiros

nova_tabela_frete_do

nova_tabela_frete_do_anexo1

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Fábio Vicente disse:

    E como irei saber a tabela de valores para Carga Geral sendo 5 eixos?

Deixe uma resposta