Cometa faz parceria com estudantes da UFScar em busca de solução para o transporte de bicicletas nos bagageiros dos ônibus

Foto: Divulgação (Site UFSCar) Crédito: Albert Caballé Marimón

Grupo formado por estudantes dos cursos de engenharia civil e de produção desenvolveu um sistema flexível de transporte, com baixo custo e fácil instalação

ALEXANDRE PELEGI

A Viação Cometa, numa parceria inédita, convidou estudantes da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos para desenvolverem a melhor maneira de transportar bicicletas dentro dos bagageiros de seus ônibus.

Três grupos de estudantes da Universidade, localizada no interior de São Paulo, participaram do Desafio Bike Bus, realizado entre os dias 24 e 26 de agosto, durante a feira Bike Brasil 2018.

Considerado o maior evento de bicicletas da América Latina, o encontro aconteceu na São Paulo Expo, no bairro da Água Funda, reunindo atletas, amadores, famílias e as principais marcas e profissionais do segmento.

Como relata o site da Agência de Inovação da UFSCar, órgão vinculado à reitoria, após dois dias de desenvolvimento de projetos o grupo formado pelos estudantes dos cursos de engenharia civil e de produção da UFSCar, Paola Maria Ribeiro Lescura França, Matheus Fonseca Polachini, Bruno Joaquim Lima e Renan Berçot Lamas venceu a competição propondo um sistema flexível de transporte, com baixo custo e fácil instalação.

Desafio_bikebus_Cometa

Cometa comemorou em sua página do Facebook o resultado do trabalho dos estudantes da UFSCar

Cada integrante recebeu troféu e registro de extensão universitária, além de exposição do projeto e possível desenvolvimento de protótipo. Foram considerados os critérios de criatividade e inovação, qualidade técnica, excelência operacional e foco no cliente.

O sistema desenvolvido pelo grupo é bem prático, e por meio de dispositivo permite que a bicicleta entre no bagageiro em posição de uso, sem precisar ser desmontada. A instalação do equipamento dispensa o uso de ferramentas.

O dispositivo é flexível, se adequa a bicicletas de diferentes modelos e tamanhos, e resta à empresa de ônibus definir o número de suportes que serão inseridos.

Os estudantes se dedicaram às questões técnicas e comerciais da solução de maneira colaborativa e através da troca de informações. Durante o evento, o projeto foi prototipado digitalmente e apresentado a uma banca julgadora formada por integrantes da Cometa, da universidade e demais convidados.

A Cometa, empresa do Grupo JCA, vem atuando com inovação e criatividade através de parcerias com instituições, a exemplo do evento promovido com a UFSCar.

Para a gerente de comunicação e marca do Grupo, Tatiana Lelis, a parceria com a UFSCar possibilitou conhecer um projeto estruturado que pode beneficiar um número grande de clientes que transportam suas bicicletas. “A parceria foi de extrema importância e o resultado foi satisfatório. Com isso, nós esperamos desenvolver outras ações semelhantes para envolver ainda mais estudantes da UFSCar”, finalizou.

Desafio_bikebus_Cometa_Face_2012

Cometa já permite transporte de bicicletas nos bagageiros de seus ônibus desde Agosto de 2012

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. John Paul Sampaio bezerra disse:

    Não só a cometa precisa apoiar o transporte de bicicletas muitas outras empresas tamvta precisa apoiar ciclistas como eu

Deixe uma resposta