HISTÓRIA: Raridades e trajetória da Viação Paraty
Publicado em: 2 de setembro de 2018

Aos 26 anos, empresa atua no transporte municipal, intermunicipal, nos segmentos de turismo e fretamento
JESSICA MARQUES
Com apenas 26 anos de fundação, a Viação Paraty tem muita história na bagagem e guarda raridades na garagem, que fica em Araraquara, no interior de São Paulo. A empresa atua no transporte municipal, intermunicipal (chamados na região de linhas urbanas e suburbanas, respectivamente), nos segmentos de turismo e fretamento.
O Diário do Transporte foi convidado a conhecer a garagem da Viação Paraty. Ao chegar no pátio, estavam estacionados, lado a lado, o Caio Amélia 1986 com chassi Mercedes-Benz, uma Jardineira Metropolitana de 1958, o Caio Gabriela 1980 e o Nielson Diplomata 1986, ambos Mercedes.
O Caio Gabriela, por exemplo, marcou história por ser a carroceria do primeiro ônibus articulado no Brasil, do primeiro trólebus nacional e o modelo que trouxe uma nova tendência de conforto e design ao país.
Leia mais sobre o modelo: HISTÓRIA: CAIO Gabriela – Um simpático divisor de águas
O Caio Amélia também é um grande destaque na história dos ônibus brasileiros. O modelo foi um grande sucesso da encarroçadora paulista Caio.
Relembre: Amélia que era ônibus de verdade
O diretor da Viação Paraty, Gustavo Herszkowicz, contou que a história especificamente da empresa começou na cidade de São Carlos e Ibaté, no interior paulista.
Confira as fotos dos veículos expostos:
Em 1982, a Viação Paraty iniciou as operações do transporte rodoviário na cidade de Ibaté, no interior de São Paulo. A primeira linha em funcionamento foi de São Carlos a Ibaté. As linhas rodoviárias também ligavam São Carlos a Araraquara e Itirapina.
Segundo o diretor da empresa, a operação teve início com oito ônibus e, do transporte urbano, houve expansão para os serviços de fretamento e turismo. Depois anos depois da fundação, a Viação Paraty já estava atuando no transporte público de Araraquara e, um ano depois, em Matão.
Em 1985, o serviço de fretamento foi realizado com o cliente Lápis Johann Faber, que ficava em São Carlos. A partir desse momento é que foi criada a filial da empresa em Araraquara.
“À medida em que foi aumentando o fretamento, a empresa começou a fazer o fretamento eventual. Depois compramos ônibus específicos para turismo, mas começamos aproveitando a frota para fretamento”, contou o diretor da empresa.
Além de atuar no transporte público e rodoviário, em 1987 a viação iniciou o transporte de estudantes em Araraquara, da zona rural para a cidade.
LINHA DO TEMPO
Após os primeiros anos, cruciais para a Viação Paraty se estabelecer no setor de transporte público, escolar e rodoviário, a frota foi aumentando gradativamente, assim como o número de linhas.
Confira a linha do tempo que a Viação Paraty disponibilizou ao Diário do Transporte:
- 1988
A empresa dispunha de três garagens, em São Carlos, Ibaté e Araraquara. Tinha 30 ônibus e conquistou mais clientes: Correntes São Carlos, Prominas Brasil e linhas de transporte de alunos da cidade de São Carlos.
No mesmo ano, ocorreu a aquisição da empresa Auto Ônibus Matão, juntamente com as linhas urbanas da cidade, além do transporte de estudantes da zona rural e universitários para outras cidades.
Na época, houve ainda a construção da garagem de Matão e a aquisição de mais seis carros. Com isso, deu-se início ao transporte de funcionários da Citrosuco Paulista, a segunda maior exportadora de suco de laranja do mundo.
Por fim, a Viação Paraty também foi vencedora da licitação da concessão da linha municipal ligando as cidades de Matão a Santa Enernestina.
- 1989
Início da operação suburbana de Araraquara / Matão, Matão / Taquaritinga, Araraquara / Ribeirão Bonito e Araraquara / Nova Europa, passando por Gavião Peixoto.
- 1992
Aquisição da empresa Vitória Régia, empresa de fretamento que realizava o transporte de funcionários de importantes industrias de Araraquara.
- 1994
Em Matão, a empresa construiu o terminal de integração de ônibus das linhas regulares, permitindo que os passageiros se deslocassem de um bairro ao outro utilizando uma única passagem.
- 1997
Criação do departamento comercial e da linha gratuita para a venda de viagens eventuais. Em pouco tempo, esse departamento também ficou responsável pelo gerenciamento do fretamento contínuo.
No mesmo ano, também houve o início das atividades nas indústrias Kaiser, Usina Santa Cruz, Usina Maringá e novas prefeituras da região.
- 1999
Implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e desativação do terminal de Matão. A empresa já tinha 250 ônibus.
Também deu-se início à operação junto à usina Tecumseh, maior cliente privado da empresa.
- 1992 a 1999
Aquisição das empresas Américo Brasiliense e Mota Turismo, ambas no Município de Américo Brasiliense. Criação de nova garagem na cidade.
- 2001
Início da operação junta a Tam, Embraer e transporte urbano na cidade de Ibaté.
- 2002
Aquisição da Viação Cidade Doçura em Américo Brasiliense e, como consequência, início do transporte regular de passageiros do município.
- 2000 a 2003
A Paraty conquistou a certificação ISO 9001-2000 e toda empresa passou a ser gerenciada por meio da Política de Qualidade da empresa.
- 2003
A empresa já possuía 320 veículos.
- 2007
A Viação Paraty possuía cinco garagens em Araraquara, São Carlos, Ibaté, Matão e Américo Brasiliense. Frota de 373 carros, sendo 154 rodoviários, 201 urbanos e 10 micro-ônibus rodoviários e 8 micro-ônibus.
- 2011
Aquisição de uma parte da empresa Ramazzini e concessão das linhas urbanas e suburbanas nas cidades de Rincão, Guariba, além do início da reforma da matriz, em Araraquara.
- 2012
Aquisição de uma parte da empresa Santa Cruz e concessão de algumas linhas rodoviárias nas cidades de Americana, Araras, Conchal, Cordeirópolis, Descalvado, Engenheiro Coelho, Leme, Limeira, Mogi Mirim, Pirassununga, Porto Ferreira, Rio Claro e São Carlos.
No ano, também houve a entrega da reforma e aumento da garagem nas áreas de manutenção e a compra da empresa de Fretamento Sorts, na cidade de São Carlos.
- 2013
Lançamento e início da operação do cartão de bilhetagem eletrônica Move Comum, Múltiplo e Escolar em Araraquara e, posteriormente, sua ampliação para as demais cidades.
- 2015
Início da operação urbana na cidade de Taquaritinga.
- 2016
Início do Consórcio Araraquara de Transportes (CAT), união das empresas Viação Paraty e Empresa Cruz para a operação das linhas urbanas da cidade de Araraquara
- 2017
É implantado o aplicativo Easybus na cidade de Matão.
DIAS DE HOJE
Hoje, a frota total da Viação Paraty é de aproximadamente 650 veículos. Os ônibus da empresa atuam em transporte urbano, intermunicipal, rodoviário, com fretamento e turismo. Na garagem, é possível ver também veículos do transporte escolar.
Segundo a diretora da Viação Paraty, Luciana Herszkowicz, a empresa fez a aquisição de 45 ônibus novos para a cidade, quando a empresa venceu a concorrência pública para operar no município.
Recentemente, a empresa também apresentou novos veículos para o transporte urbano de passageiros.
Relembre: Durante visita à empresa, Viação Paraty apresenta novos ônibus urbanos para Araraquara
Nesta conta, incluem-se também os novos ônibus rodoviários da Busscar, que foram apresentados também nesta terça-feira.
Relembre: Viação Paraty, em Araraquara, recebe primeiros ônibus da Busscar
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Nossa… Caio Gabriela da viação Bandeirante com o itinerário do Jd. Maria Sampaio… Lembro bem dessa empresa. A garagem ficava na rua Cabaxi, no Campo Limpo, SP; hoje quem usa o local e a Transação
Desculpa a correção mas desde 1982 ate hoje devem ser 36 anos de atividade! Abraço
Ah!! E muito bonito informe!!
Parabéns pelo relato e por citar Matão que cresceu junto com a viação citada! Hoje tenho algumas restrições quanto a qualidade do serviço prestado, mas me leva todo dia de Taquaritinga pra Matão e vice versa! ksksksks
Quem trabalha *vence* sempre. Parabens pela historia da empresa.