Curitiba instala nova plataforma de desembarque no Terminal Santa Cândida
Publicado em: 21 de agosto de 2018

Mudança permitirá organizar fluxo de passageiros do Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão e do Expresso Santa Cândida/Capão Raso
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de Curitiba informa que está implantando uma nova plataforma de embarque no Terminal Santa Cândida. A medida visa organizar o fluxo de passageiros do Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão e do Expresso Santa Cândida/Capão Raso.
Os passageiros passarão a utilizar a plataforma que já existe apenas para o embarque. O desembarque será feito na nova plataforma, que deverá começar a funcionar até o fim de setembro.
As obras de reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida começaram em maio deste ano.
Os trabalhos começaram no subsolo do terminal. Esta etapa já está em fase de conclusão, e permitirá a instalação de lojas, bicicletário e banheiros.
Em breve, a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) fará uma nova licitação para seleção dos comerciantes que terão concessão das lojas.
A passagem subterrânea permitirá o acesso aos dois lados do terminal, por onde passam 12 linhas de ônibus urbanas e metropolitanas. O subsolo poderá ser alcançado por elevador.
Estão concluídas também a cobertura da guarita e do cobrador de um dos lados do terminal, próximo ao ponto onde haverá um paraciclo para o estacionamento de bicicletas.
Ao lado da estação-tubo que foi retirada será implantada cobertura semelhante para a proteção dos passageiros e dos cobradores.
O Terminal Santa Cândida, na região Norte de Curitiba, tem 12 linhas urbanas e metropolitanas e atende a cerca de 40 mil usuários diariamente.
Iniciada em 2012, a reforma do equipamento era prometida como um dos legados da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil. Após diversos adiamentos, foi entregue incompleta em fevereiro de 2016, após a gestão anterior encerrar o contrato com a empresa ganhadora da licitação.
A atual gestão fez uma nova licitação para a conclusão da reforma e ampliação.
A complementação da reforma do terminal, projetada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), terá custo de R$ 3,7 milhões – 89,1% financiados pela Caixa e 10,9% garantidos pela Prefeitura.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
(com informações fornecidas pela prefeitura de Curitiba)