Tecnologia Noxxon na mão do usuário de ônibus

Empresários, motoristas e cobradores se beneficiam dos equipamentos embarcados nos coletivos que circulam pelas cidades

O usuário do transporte público nas cidades brasileiras normalmente se depara no dia a dia com a necessidade de deslocamento prioritário de casa ao trabalho. Inclui-se a esse itinerário os passeios, as idas e vindas frenéticas comuns aos principais centros urbanos. A melhoria na mobilidade urbana tem sido um grande desafio para as cidades, sejam metrópoles grandes, médias ou pequenas. As políticas públicas ao segmento, de alguma forma, se adaptaram à evolução das sociedades e dos equipamentos oferecidos para esse fim. A evolução dos recursos tecnológicos provocou um caminho sem volta para gestão do transporte público, facilitando e aprimorando o controle de tráfego e a melhoria das condições gerais, tanto para o empresário quanto para os trabalhadores e principalmente para os usuários dos meios de transporte.

Hoje é comum o cidadão consultar aplicativos via telefone celular para saber se o coletivo está perto de passar pelo ponto onde se pretende iniciar a viagem. Por meio de tecnologia é possível também saber em qual parada deve-se descer do ônibus com a maior proximidade do destino desejado, além do tempo de viagem e locais pelos quais o usuário passará. Um avanço e tanto se comparado a alguns poucos anos atrás.

Avanço este possível graças a empresas como a Noxxon Sat Telecomunicações, que com mais de 10 anos de atuação no mercado de tecnologia em desenvolvimento de hardwares e softwares, para Sistemas Inteligentes de Transporte e que conta hoje com mais de 16 mil veículos monitorados. Só na cidade de São Paulo tem seus equipamentos instalados em 10 mil veículos controlados pela São Paulo Transportes – SPTrans. Essa tecnologia é a que abastece de informações os aplicativos dos celulares dos usuários.

A Noxxon também em 2012, projetou, construiu, implementou e mantém funcionando plenamente o Centro de Gestão e Supervisão – CGS para a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano – EMTU, com softwares e equipamentos para monitoramento em mais de 6000 veículos que circulam em outros municípios da grande São Paulo e várias regiões metropolitanas do estado, facilitando assim a vida de usuários e empresários do transporte coletivo.

Tecnologia brasileira

Empresa brasileira, com know how em todas as etapas da tecnologia para monitoramento de frota de ônibus, a Noxxon possui estrutura própria para o desenvolvimento, fabricação, implantação e manutenção de softwares e hardwares. Foi a única empresa na cidade de São Paulo, a garantir em contrato junto aos clientes, a responsabilidade pelas penalidades caso o seu equipamento não atingisse a conectividade exigida pela SPTrans. Com rapidez e equipe própria capacitada colocou seu foco na prestação de serviço pós-venda se destacando com o melhor desempenho em conectividade e transmissão de dados do mercado.

A Noxxon, com Certificação ISO 9001, tem sua operação totalmente verticalizada o que garante o domínio de toda tecnologia ofertada, continua investindo maciçamente no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções em softwares e hardwares para o aprimoramento da mobilidade urbana. Está plenamente preparada e homologada com produtos de última geração para atender à nova tecnologia embarcada exigida pelo edital da SPTrans, publicado em 24 de abril último e atualmente em revisão junto ao TCM – Tribunal de Contas do Município.

A Noxxon, com toda esta expertise em mobilidade urbana, com o domínio no monitoramento veicular e investimentos em novas tecnologias, está preparada para atender plenamente as necessidades atuais e futuras do mercado. Seus equipamentos são homologados e certificados pela TUV Rheinland e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações – CPqD e atendem aos mais altos padrões de tecnologia exigidos internacionalmente. É a única empresa brasileira que obteve o Certificado de Conformidade de Equipamentos Embarcados expedido pela SPTrans.

Sobre a Noxxon 

Desde 1996, a empresa vem se destacando na produção de soluções integradas para necessidades do dia a dia, seja para as pessoas ou empresas. Foi assim que iniciou suas atividades, produzindo equipamentos eletrônicos capazes de bloquear o fluxo de combustível nos veículos alvos de furto e roubo. Depois disso, a criação de uma solução confiável de rastreamento veicular foi questão de tempo. A equipe técnica da Noxxon desenvolveu inicialmente um produto baseado em sistemas analógicos de transmissão de dados, evoluindo em 2001 para o mundo digital através da parceria com Nextel e Motorola, criando um produto único em uma época de divisão de mercado entre Telesp Celular e BCP.

Neste início, o produto visava atender a demanda de rastreamento de caminhões de cargas, na área urbana de São Paulo em função da cobertura da Nextel, que por não atender toda a grande São Paulo, exigia um equipamento que operasse em modo off-line, armazenando os dados em sua memória a fim de transmiti-los para a Central de Monitoramento assim que o veículo entrasse novamente em área de cobertura da operadora.

Em 2003, a Noxxon, continuou com seu pioneirismo e desenvolveu um sistema para monitoramento de frotas de ônibus urbanos, que inspirou, posteriormente em 2007 a São Paulo Transportes – SPTrans a implantar o seu Sistema Integrado de Monitoramento – SIM, atualmente utilizado. Nesta época, a Noxxon obteve a homologação de seus equipamentos pela SPTrans e passou a fornecer sua tecnologia e serviços a todos transportadores da cidade de São Paulo. Inicialmente, foram instalados três mil equipamentos nos ônibus de São Paulo e gradualmente outros tantos até chegar na marca de pouco mais de 10 mil veículos com sua tecnologia embarcada se tornando líder deste mercado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: