Rio de Janeiro define layout para despadronização das pinturas de ônibus

Diário do Transporte está na cidade para obter mais detalhes

ADAMO BAZANI / ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura do Rio de Janeiro publicou nesta sexta-feira, dia 3 de agosto de 2018, no Diário Oficial da cidade, como devem ser os layouts individuais das empresas de ônibus que atendem ao sistema da capital fluminense.

A Resolução nº 3004 da Secretaria, publicada hoje, trata especificamente dos padrões técnicos de identidade visual externa dos veículos do serviço público de passageiro por ônibus.

O documento define que na maior parte das carrocerias os ônibus poderão trazer o layout individual das companhias. Será necessária a especificação da região atendida, bem como as seguintes inscrições:

– Logomarca da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, no padrão vigente;

– Numeração de Ordem no padrão alfanumérico;

– Adesivagem sobre o canal de contato com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro;

– Adesivagem sobre o Disque Denuncia no vidro traseiro, conforme Lei 2.422/96;

– Identificação do Consórcio.

A despadronização faz parte do acordo entre empresas de ônibus e prefeitura do Rio de Janeiro que definiu o reajuste da tarifa para R$ 3,95 e a renovação da frota.

O prefeito Marcelo Crivella e o Rio Ônibus, sindicato que reúne as companhias, anunciaram que até 2020 toda a frota deve ter condicionado. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/06/01/tarifa-de-onibus-no-rio-vai-a-r-395-apos-acordo-entre-prefeitura-e-rio-onibus/

DO_RIO_TEXTOdo_rio

O Diário do Transporte está no Rio de Janeiro para acompanhar as mudanças propostas pela Prefeitura, e logo trará mais detalhes.

Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalistas especializados em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Marcelo Machado disse:

    Enfim, prevaleceu o bom senso!

    Bem diferente do layout apresentado anteriormente neste site em 23/7, tendo como exemplo um veículo da Viação Ideal, essa nova identidade visual publicada ontem (03/08 )pela Secretaria de Transportes do Município do Rio de Janeiro é muito boa, não apenas porque mantem um padrão estético harmonioso na parte externa dos veículos, como também identifica claramente cada empresa operante e a marca da nossa cidade, que continua sendo exibida. Muito bom constatar que avançamos e não que voltamos aquele carnaval de cores e layouts duvidosos que caracterizavam os coletivos cariocas na década de 90. Bem melhor assim!

  2. Tania darc disse:

    Também não gosto desta padronização , porém fazer esta mudança agora, qdo existe carência de tudo na cidade um absurdo!

  3. O.Juliano disse:

    Sei que é besteira, mas incrível como ainda usam “logomarca” em layouts oficiais em produções de design gráfico…

    http://blog.penseavanti.com.br/logo-logotipo-marca-e-logomarca-qual-a-diferenca/

  4. Marcelo Machado disse:

    Vai entender…

    Uma outra nota recente, publicada agora a pouco no site do Diario do Transporte, informa como padrão a pintura da Viação Ideal e não o padrão divulgado hoje pela manhã (03/8) pela Secretaria de Transporte. Afinal, qual é o padrão: o da SMTU ou do Sr. Crivella que foi divulgado tambem hoje????

    https://diariodotransporte.com.br/2018/08/03/rio-de-janeiro-define-layout-para-despadronizacao-das-pinturas-de-onibus/

  5. Marcos Vinícius disse:

    Só não entendi o motivo de manter a saia branca, o layout deveria ficar livre para ocupar a parte debaixo.

  6. Vito disse:

    Enquanto isso , Aqui na Região de Campinas , em São Paulo , os ônibus gerenciados pela empresa Ouro Verde não seguem os horários padrão da semana. Já não é de agora que eles vem recebendo uma chuva de reclamações diariamente. Realizei o trajeto entre Americana X Sumaré (Bairro JARDIM PICERNO) pela linha 640 , no transporte intermunicipal , e antes de seguir até o destino final , aguardei quase 2 horas no terminal . Alguém precisa urgentemente contratar uma nova empresa para Concorrer com a ouro verde. Quem sabe assim eles aprendem.

  7. João Victor disse:

    Felizmente!! Ninguém gostou da padronização por pintura única, o certo é a padronização por empresa, que facilita na identificação.

  8. Sergio Teixeira dos Anjos disse:

    Gostaria de saber porque a Empresa Real Auto Ônibus descumpriu o Layout e não utiliza a faixa Branca na parte inferior dos ônibus?

Deixe uma resposta para Marcelo Machado Cancelar resposta