Lote de 72 ônibus zero quilômetro para a zona Leste de São Paulo deve ser concluído em setembro, diz Express Transportes

Empresária Angela Agoston em frente à parte da frota nova na zona Leste de São Paulo

Por semana chegam em torno de 10 veículos, que devem reduzir idade de frota em operação no sistema municipal

ADAMO BAZANI

Até meados de setembro, o lote completo de 72 ônibus zero quilômetro comprados pela empresa Express já deve estar em operação na zona Leste da capital paulista.

A informação é da presidente e sócia da empresa, ao Diário do Transporte, Ângela Agoston.

Segundo a empresária, toda a semana têm chegado em torno de 10 a 12 ônibus que são incorporados à frota.

A Express opera a área 4 – vermelha do subsistema estrutural da cidade de São Paulo.

Todos os 72 ônibus seguem o padrão de carroceria estipulado pela SPTrans – São Paulo Transporte.

O modelo dos veículos é Caio Millennium IV, de chassi Mercedes-Benz O500U, com piso baixo, motor traseiro e 13,2 m de comprimento.

Seguindo às determinações da prefeitura, o ônibus têm itens internos de acessibilidade para pessoas com deficiência, ar-condicionado, letreiro eletrônico padronizado, tomadas USB para carregamento de celulares e entrada para conexão de internet por wi-fi.

De acordo com a prefeitura de São Paulo, desde janeiro de 2017, mesmo sem a realização ainda da licitação do sistema de transportes, que está barrada pelo TCM – Tribunal de Contas da União pela segunda vez, foram colocados em operação em torno de dois mil ônibus zero quilômetro.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/07/20/sao-paulo-recebeu-2-mil-onibus-desde-janeiro-de-2017-e-prefeitura-confirma-subsidios-em-torno-de-r-3-bi-para-este-ano/

No entanto, de acordo com os donos de empresas de ônibus, a renovação da frota poderia ser maior caso o certame fosse concluído.

A licitação pretende remodelar a rede de linhas da cidade e deveria ter sido concluída em 2013, mas desde então, a prefeitura tem encontrado dificuldades, como as manifestações contra as tarifas em 2013, o atraso pela Ernst & Young (EY) para concluir um estudo sobre as contas do sistema em 2014, o bloqueio pelo TCM entre 2015 e 2016 e a nova suspensão neste ano.

O TCM agora analisa as respostas da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes aos 90 apontamentos que fez nos editais de licitação. Na última segunda-feira, 30 de julho, a gestão Bruno Covas entregou os esclarecimentos, mas o órgão de contas não tem prazo para concluir a análise e decidir de a concorrência pode continuar.

https://diariodotransporte.com.br/2018/07/30/secretaria-de-transportes-entrega-respostas-ao-tcm-sobre-licitacao-dos-transportes-barrada-pelo-orgao-de-contas/

De acordo com os últimos indicadores da SPTrans, em junho de 2018, a idade média da frota do subsistema estrutural é de 6 anos e 1 mês, acima, portanto, dos cinco anos de média estipulados nos contratos, que agora estão na modalidade emergencial.

O subsistema estrutural reúne as empresas que operam linhas que passam pela região central, com ônibus maiores.

Já a idade média da frota do subsistema local, formado pelas empresas que surgiram das cooperativas de transportes, é de 5 anos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Diego Fontanna disse:

    Com eu disse anteriormente, esse pessoal do TCM, não tem o que fazer, pois esses idiotas não andam de ônibus, por isso ficam atrasando a vida dos trabalhadores que dependem do transporte publico.
    Já está mais do que na hora de se fazer a licitação.
    Deus me perdoe mais isso está com cara de que alguém nesse TCM, está levando um por fora para ficarem barrando essa licitação.

  2. Joao Luis Garcia disse:

    Parabéns a direção da empresa

  3. Rodrigo Zika! disse:

    Bacana, já vi alguns rodando na Radial Leste, na linha 407P.

  4. Alex disse:

    Parabéns Express, trazendo transporte de qualidade a ZL

  5. Pedro disse:

    A empresa Express esta realmente interessada em renovar a sua frota e prestar um bom serviço, se continuar assim vai se tornar uma das melhores empresas da cidade de SP, enquanto isso a VIP vai a passos de tartaruga.

  6. Cayo Oliveira disse:

    Mande uns desse pra linha 407E10 estamos precisando muito ..

  7. Manda uns desse para 407H estamos precisando muito lá e muito calor sem onibôn de ar condicionado

  8. Alcides Batista dos Santos Neto disse:

    Empresa em crescimento… evolução sempre, parabéns

Deixe uma resposta