TRANSPÚBLICO 2018: Neobus apresenta novo Spectrum 325 e foca em segmentos de ônibus mais simples

Empresa descontinuou definitivamente linha New Road e Mega BRS e BRT

ADAMO BAZANI/JESSICA MARQUES

A fabricante de carrocerias Neobus apresentou nesta edição da Transpúblico 2018 três modelos de ônibus. O Spectrum 325, para fretamento, o micro Thunder+ e a atual geração de urbanos New Mega.

Os modelos seguem a estratégia comercial da Marcopolo S.A., dona da marca Neobus, que vai se restringir a ônibus mais simples.

O Spectrum 325 é indicado principalmente para fretamento, podendo ser encaroçado em chassis de motor dianteiro. O veículo está disponível nos tamanhos 11,3m, 12,7m e 13,5m, com a configuração de até 47 lugares.

A largura é de 2,55m, o que, segundo a empresa, garante maior conforto e melhor deslocamento interno. O veículo pode vir também com ar-condicionado e vidros colados.

A empresa quer aproveitar o momento de reação econômica, no qual o fretamento é considerado um dos mais promissores para continuar crescendo. O ônibus ainda precisa ser homologado.

Com o modelo, a Neobus pretende oferecer uma opção de carroceria mais econômica, tanto para operação quanto para manutenção.

THUNDER+

Ainda em sua estratégia comercial, a Marcopolo S.A. designou o segmento de micro urbano para o Neobus Thunder+, que deixa de ter a versão rodoviária. Um dos destaques do modelo é a largura maior em relação à versão anterior, com 2,4 m. A altura é quase semelhante à de um ônibus midi, 3,2m.

Essas dimensões, segundo a Neobus, permitem maior conforto para os passageiros. A unidade apresentada na feira já segue o padrão da SPTrans e a Neobus deixa claro que quer ter maior participação no subsistema local (ex-cooperativas) dos transportes da capital paulista.

NEW MEGA

O New Mega, outro destaque da marca no evento se posiciona no segmento de urbanos mais simples e robustos. Com isso, a Marcopolo S.A. diz que quer cobrir todos os nichos desse tipo de mercado.

O ônibus podem ser encarroçados na configuração de 11,25m, com três portas e elevador para pessoas com deficiência.

O modelo é aplicado em chassis de motor dianteiro e já teve unidades comercializadas.

MODELOS EXTINTOS

Com essa nova estratégia de atribuir à Neobus veículos mais simples e robustos, a Marcopolo S.A. extingue os modelos rodoviários New Road, o micro rodoviário Thunder+ e os urbanos pesados Mega Plus, Mega BRS e Mega BRT.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

Comentários

Comentários

  1. O.Juliano disse:

    É um favor que fazem à sociedade descontinuar os horríveis Mega BRT.

  2. MarcoV disse:

    Pena. Logo os modelos New Road N10, para mim mais bonitos do que os modelos Paradiso, deixam de ser fabricados. Uma opção a menos.

  3. Claudio disse:

    Será que vamos ver uma reedição do caso Ciferal?
    Difícil de entender a proposta. Neobus fica só com a carne de pescoço?
    Perde em definitivo a identidade e autonomia.
    Não parece ser uma mudança pra melhor

    1. Daniel Batista dos Santos disse:

      Não parece porque não é, de fato.

  4. André Rocha Alves disse:

    Lamento pelo fim dos New Road, em matéria xe design eram os mais bonitos no mercado.

Deixe uma resposta para André Rocha AlvesCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading