TRANSPÚBLICO 2018: Neobus apresenta novo Spectrum 325 e foca em segmentos de ônibus mais simples
Publicado em: 31 de julho de 2018
Empresa descontinuou definitivamente linha New Road e Mega BRS e BRT
ADAMO BAZANI/JESSICA MARQUES
A fabricante de carrocerias Neobus apresentou nesta edição da Transpúblico 2018 três modelos de ônibus. O Spectrum 325, para fretamento, o micro Thunder+ e a atual geração de urbanos New Mega.
Os modelos seguem a estratégia comercial da Marcopolo S.A., dona da marca Neobus, que vai se restringir a ônibus mais simples.
O Spectrum 325 é indicado principalmente para fretamento, podendo ser encaroçado em chassis de motor dianteiro. O veículo está disponível nos tamanhos 11,3m, 12,7m e 13,5m, com a configuração de até 47 lugares.
A largura é de 2,55m, o que, segundo a empresa, garante maior conforto e melhor deslocamento interno. O veículo pode vir também com ar-condicionado e vidros colados.
A empresa quer aproveitar o momento de reação econômica, no qual o fretamento é considerado um dos mais promissores para continuar crescendo. O ônibus ainda precisa ser homologado.
Com o modelo, a Neobus pretende oferecer uma opção de carroceria mais econômica, tanto para operação quanto para manutenção.
THUNDER+
Ainda em sua estratégia comercial, a Marcopolo S.A. designou o segmento de micro urbano para o Neobus Thunder+, que deixa de ter a versão rodoviária. Um dos destaques do modelo é a largura maior em relação à versão anterior, com 2,4 m. A altura é quase semelhante à de um ônibus midi, 3,2m.
Essas dimensões, segundo a Neobus, permitem maior conforto para os passageiros. A unidade apresentada na feira já segue o padrão da SPTrans e a Neobus deixa claro que quer ter maior participação no subsistema local (ex-cooperativas) dos transportes da capital paulista.
NEW MEGA
O New Mega, outro destaque da marca no evento se posiciona no segmento de urbanos mais simples e robustos. Com isso, a Marcopolo S.A. diz que quer cobrir todos os nichos desse tipo de mercado.
O ônibus podem ser encarroçados na configuração de 11,25m, com três portas e elevador para pessoas com deficiência.
O modelo é aplicado em chassis de motor dianteiro e já teve unidades comercializadas.
MODELOS EXTINTOS
Com essa nova estratégia de atribuir à Neobus veículos mais simples e robustos, a Marcopolo S.A. extingue os modelos rodoviários New Road, o micro rodoviário Thunder+ e os urbanos pesados Mega Plus, Mega BRS e Mega BRT.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Pena. Logo os modelos New Road N10, para mim mais bonitos do que os modelos Paradiso, deixam de ser fabricados. Uma opção a menos.
Será que vamos ver uma reedição do caso Ciferal?
Difícil de entender a proposta. Neobus fica só com a carne de pescoço?
Perde em definitivo a identidade e autonomia.
Não parece ser uma mudança pra melhor
Não parece porque não é, de fato.
Lamento pelo fim dos New Road, em matéria xe design eram os mais bonitos no mercado.