Mercedes-Benz desenvolve nova versão do eCitaro 100% elétrico e estuda uso de células de combustível

Veículo teve design modernizado

Para o Brasil, montadora não tem ainda nenhuma previsão para modelo livre de emissões em curto prazo

ADAMO BAZANI

A Daimler anunciou na Europa o desenvolvimento de um novo modelo de ônibus 100% elétrico, com o apelo de ser um veículo para “cidades inteligentes”.

O eCitato, versão elétrica do tradicional modelo, é dotado de um banco com até dez módulos de baterias de íons de lítio com capacidade para até 243 kWh, distribuídos no teto e na parte traseira.

Baterias ficam no teto e na traseira

A montadora promete mais eficiência energética com a nova versão.

Conforme noticiou o Diário do Transporte, os anúncios do modelo elétrico da Daimler foram feitos no início deste ano, já com encomendas. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/05/07/operadora-de-hamburgo-alemanha-encomenda-20-onibus-eletricos-mercedes-benz-citaro/

e

https://diariodotransporte.com.br/2018/03/22/onibus-urbano-mercedes-benz-citaro-totalmente-eletrico-comeca-a-ser-produzido-em-serie-em-2018/

A versão apresentada nesta semana tem um design mais modernizado e, como um dos mais importantes diferenciais, segundo a fabricante, o modelo tem sistemas de aquecimento e ventilação renovados que podem reduzir em 40% o consumo de energia na comparação com modelo similar a diesel.

Os motores elétricos estão instalados diretamente nos conjuntos de eixos e rodas. As baterias são recarregadas por sistema “plug-in”, como se fossem em tomadas.

Daimler diz que modelo tem mais eficiência energética.

A Daimler revelou também que desenvolve um sistema com extensor de faixa de células de combustível que pode aumentar a capacidade de geração de energia e a autonomia das baterias, que pode ser utilizado eCitaro.

Para o Brasil, ainda não há nenhum plano da Mercedes-Benz em curto prazo para desenvolver ônibus 100% elétricos.

A empresa desenvolveu em parceria com a Eletra, de São Bernardo do Campo, o HibridoBR (ônibus que conta com motores a diesel e elétricos trabalhando em conjunto) e fornece chassis para os trólebus articulados, também da Eletra.
Mas os modelos só circulam comercialmente no Corredor ABD, operado pela Metra, do mesmo grupo empresarial da Eletra.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Mercedes-Benz desenvolve nova versão do eCitaro 100% elétrico e estuda uso de células de combustível

  1. Bem mais bonito, do que a aberração da BYD. Utilizou o mesmo design do Future Bus

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