Fortaleza vence prêmio global de Mobilidade Urbana em evento na Tanzânia

Fortaleza investiu em programas já implantados, como as faixas exclusivas e corredores de ônibus

Prefeitura da capital cearense foi escolhida por adotar projetos que promovem mobilidade de forma sustentável e inclusiva. Evento promovido em parceria entre ITDP e Fundação da Volvo ocorreu em Dar Es Salaam, maior cidade da Tanzânia

ALEXANDRE PELEGI

A cidade de Fortaleza venceu o Prêmio de Transporte Sustentável (tradução livre para Sustainable Transport Award), reconhecimento máximo de uma competição global promovida pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP).

O ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy, anunciou o vencedor nesta quinta-feira, dia 28 de junho de 2018, durante o Congresso Mobilize, que reuniu especialistas de todos os continentes em Dar Es Salaam, a maior cidade da Tanzânia, na África.

mobilize.premioO evento, um dos principais fóruns internacionais de discussão de soluções para a mobilidade urbana do século XXI, é promovido anualmente pelo do ITDP em parceria com a Fundação de Pesquisa e Educação da Volvo (Volvo Research and Education Foundation).

A experiência da cidade de Buncheon, na Coréia do Sul, mereceu uma menção honrosa do Comitê.

As cidades vencedoras do Prêmio de Transporte Sustentável dos anos anteriores incluem Dar es Salaam, Santiago (Chile), Seul (Coreia do Sul), Paris (França), Guangzhou (China), São Francisco e Nova York (EUA); Cidade do México (México) e Yichang (China).

FORTALEZA IMPRESSIONOU COMITÊ 

O comitê do Prêmio ficou particularmente impressionado com a capacidade de replicação dos projetos de Fortaleza, segundo os organizadores do evento. Segundo eles, muitos dos projetos implantados pela cidade são baseados em intervenções de baixo custo, parcerias com o setor privado, “e os projetos pilotos coletam dados para justificar intervenções de maior custo”. Ainda segunda os organizadores, Fortaleza “já vem trabalhando com diferentes cidades para compartilhar as boas práticas em transporte sustentável e segurança no trânsito”.

O presidente do Comitê de Prêmios de Transporte Sustentável (Sustainable Transport Award Committee) detalha os motivos que levaram à escolha da cidade como a vencedora do prêmio: “Fortaleza adotou a abordagem certa para o transporte, que se distancia dos carros particulares, para priorizar e integrar pedestres, ciclistas e usuários de transporte público”.

Há uma crescente percepção entre as cidades de que o modelo de transporte individual é insustentável, e estamos muito felizes em apresentar a liderança de Fortaleza no próximo ano. Esperamos ansiosamente trazer mais de 200 especialistas em transporte sustentável para conhecer as conquistas da cidade no Mobilize do ano que vem”, complementa.

O prefeito da capital cearense, Roberto Claudio, deu sua opinião: “Apesar dos desafios enfrentados, Fortaleza demonstrou que, por meio da criatividade, inovação, liderança e participação, é possível alcançar resultados de sucesso na promoção da mobilidade sustentável em um curto prazo. Uma das nossas principais estratégias tem sido adaptar as boas práticas internacionais ao nosso contexto local, e acreditamos que o Mobilize 2019 será uma oportunidade importante para maximizar a troca de experiências. Nos sentimos honrados em receber este prêmio e em sediar um evento tão prestigiado em nossa Cidade”.

PREMIAÇÃO SERÁ NOS ESTADOS UNIDOS EM JANEIRO DE 2019

Fortaleza e a cidade sul coreana de Buncheon serão homenageadas em uma cerimônia especial de premiação em Washington, nos Estados Unidos, em janeiro de 2019. O evento coincide com a reunião anual do Conselho de Pesquisa de Transporte (Transport Research Board) do ITDP.

Por ter vencido a edição deste ano do Prêmio, Fortaleza sediará o Congresso Mobilize 2019, um dos principais eventos em transporte sustentável do planeta, promovido anualmente pelo ITDP em parceria com a Fundação de Pesquisa e Educação da Volvo.

O evento apresentará as melhores práticas e lições aprendidas sobre mobilidade sustentável para um grupo internacional de profissionais e pesquisadores, destacando a cidade emergente como um laboratório de aprendizado.

Outras informações estão disponíveis na página do evento na internet: mobilizesummit.org.

INTERVENÇÕES EM MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL FAZEM A DIFERENÇA

No site oficial da prefeitura de Fortaleza a administração municipal destaca as ações que têm desenvolvido em prol da mobilidade urbana sustentável e inclusiva:

Desde 2014, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, tem investido em melhorias para fortalecer o transporte ativo e sustentável pela Cidade. A implantação do Bilhete Único, faixas exclusivas para os coletivos, reforma de terminais e pontos de parada, aplicativo de monitoramento em tempo real dos ônibus, equipados com ar-condicionado e wifi oferecem mais conforto e praticidade aos usuários. A expansão da rede cicloviária em mais de 240% nos últimos cinco anos, além da disponibilização de quatro sistemas de bicicletas compartilhadas (Bicicletar, Bicicleta Integrada, Mini Bicicletar e Bicicletar Corporativo) oferecem mais opções de forma gratuita e estimulam o deslocamento e a saúde da população. O sistema de carros elétricos compartilhados, o VAMO, também ajudou a trazer a pauta da sustentabilidade para os veículos automotores, apresentando a nova tecnologia e o compartilhamento como opções alternativas e de baixo custo aos usuários. Aliadas a reorganização viária, com os binários, novas vias e corredores, o número de mortes no trânsito já é 35% menor do que no início da década.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta