BNDES vai financiar projetos de “internet das coisas” para deixar transporte público mais atrativo

Ônibus urbano. Tecnologia pode contribuir para eficiência dos transportes coletivos. Foto: Adamo Bazani – Clique na foto para ampliar

Programa vai englobar os temas Cidades Inteligentes, Saúde e Ambiente Rural

ADAMO BAZANI

O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações (MCTIC) lançaram nesta quinta-feira, 14 de junho de 2018, uma chamada para seleção de projetos-piloto de Internet das Coisas (IoT) voltados à melhoria dos serviços públicos, com destaque para o transporte coletivo.

Os projetos devem englobar ferramentas como aplicativos e sites que serão testadas em ambientes virtuais e reais.

As propostas devem ser enviadas ao BNDES até 31 de agosto por meio do link:

http://www.bndes.gov.br/pilotosiot

O programa têm à disposição R$ 20 milhões com uso de recursos não reembolsáveis. O BNDES vai financiar até 50% do custo de cada iniciativa selecionada. O valor mínimo que o BNDES vai destinar para cada projeto é de R$ 1 milhão.

Podem participar Instituições Tecnológicas públicas ou privadas sem fins lucrativos com ideias e projetos dos seguintes temas: Cidades Inteligentes, Ambiente Rural e Saúde.

Em relação ao “ambiente” das Cidades Inteligentes, um dos objetivos é apoiar projetos que ajudem a diminuir o tempo dos deslocamentos e a tornar os transportes coletivos mais atrativos.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 Trackback / Pingback

  1. BNDES vai financiar projetos de “internet das coisas”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: