BYD amplia presença nas Filipinas

Ônibus elétrico K9 em Manila

Acordo recentemente assinado no país asiático prevê ônibus elétrico para a capital Manila e monotrilho para província de Bataan

ALEXANDRE PELEGI

A BYD, empresa pioneira em soluções de energia limpa, assinou no dia 30 de maio de 2018, nas Filipinas, um acordo que prevê um amplo conjunto de veículos elétricos inteligentes para o país.

Denominado de “Solução de Transporte Eletrificado Multicamadas 3.0”, o acordo representa o desenvolvimento gradual de uma estratégia de transporte, que se inicia em motor a combustão (fase 1.0), passa pela fase eletrificação (2.0), e finaliza na fase 3.0, que engloba a integração dos fatores eletrificação, design vertical e tecnologia inteligente.

Pelo Memorando de Entendimento assinado com governos do arquipélago do sudeste asiático, a BYD vai fornecer dez ônibus 100% elétricos K9 para a capital Manila, além de construir o sistema de monotrilho inovador da empresa, o SkyRail, na província de Bataan.

O ônibus elétrico K9 da BYD e as empilhadeiras elétricas entrarão em operação com a bateria de fosfato de ferro lítio, segura e limpa. O K9 alcança a velocidade máxima de 70 km/h e tem autonomia de 250 quilômetros rodados. O modelo já está operando na cidade canadense de Alberta e na cidade de Kyoto, no Japão.

Em 2017 a BYD anunciou a cooperação no projeto do SkyRail com o governo municipal de Iloilo. A cidade, altamente urbanizada, tem explorado a possibilidade de construir um monotrilho da BYD por uma extensão de 20 quilômetros até 2019. Desta forma, a cidade se junta ao Marrocos, Egito, Camboja, entre outros, que estudam a instalação desse monotrilho.

A BYD, gigante global especializada em energia limpa, está nas Filipinas, país asiático composto por 7.107 ilhas, há seis anos. Localizada no centro tecnológico meridional chinês de Shenzhen, a empresa cresceu ampliou sua presença na República das Filipinas, expandindo seu pacote de produtos de veículos convencionais para veículos elétricos.

Estou confiante que com o histórico, a experiência e a expertise da BYD, a assinatura desse Memorando de Entendimento significa apenas uma coisa: Bataan hoje deu um passo a mais em direção ao cumprimento de nossa visão”, disse o governador de Bataan, Albert S. Garcia.

Além do transporte coletivo, a BYD entra no mercado filipino com automóveis elétricos, como o SUV híbrido, Tang, e sua linha de empilhadeiras elétricas.

Na cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento estavam presentes personalidades como Albert S. Garcia, o Governador de Bataan (província das Filipinas), José C.H. Alvarez, Governador de Palawan, e Francis Anthony, prefeito de Balanga.

Poluição atmosférica e engarrafamentos são um duplo-problema em muitas cidades ao redor do mundo”, disse o gerente geral da BYD Asia Pacific Auto Sales Division, Liu Xueliang. “Estamos empolgados para trabalhar com as Filipinas a fim de criar um ambiente mais limpo e sustentável para todos”.

Os veículos elétricos da BYD estão presentes em mais de 200 cidades do mundo. A empresa, especializada em energia limpa, está no mercado desde 1995. Desde 2015, a empresa vem sendo considerada a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in do mundo.

Em 2016, a BYD ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, na categoria grandes corporações.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, neste mesmo local, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A empresa já emprega cerca de 460 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: