Sorocaba vai receber 14 novos articulados ainda neste mês, diz Urbes

Ônibus têm ar-condicionado e carregadores USB - Clique para ampliar

Veículos vão aumentar a capacidade do sistema

ADAMO BAZANI

No próximo dia 18 de junho, o sistema de transportes de Sorocaba, no interior de São Paulo, deve receber 14 ônibus articulados zero quilômetro.

A promessa é da Urbes, órgão gestor.

Nesta quinta-feira, 07 de junho de 2018, o presidente da Urbes, que também é secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Carlos Franchim, esteve na sede da encarroçadora de ônibus Caio, em Botucatu, também no interior paulista, para verificar os veículos comprados pela operadora Consor.

Os ônibus são do modelo Caio Millennium BRT com chassis Scania.

O representante da Caio, Gildo Vendramini, disse que os veículos têm itens de conforto e acessibilidade como espaço para acomodar duas cadeiras de rodas e carregadores com entrada USB, ar-condicionado e wi-fi.

Em nota, Franchim disse que os coletivos passarão por mais uma inspeção e receberão equipamentos como validadores da bilhetagem eletrônica, GPS e letreiros.

“Vim pessoalmente verificar como está o andamento do processo de fabricação dos novos ônibus. Assim que estiver tudo pronto e a fabricante fizer uma vistoria final esses ônibus serão levados a Sorocaba. Na sequência, eles serão preparados com o emplacamento do Detran, implantação de catraca, de validadores do sistema de bilhetagem e de GPS, além da programação dos letreiros. Daí sim faremos a entrega oficial dos ônibus articulados à população. Peço a confiança e a paciência de todos, pois estamos acompanhando todo esse processo”, garantiu o secretário.

Representantes da Urbes e da Caio em frente a uma das unidades que devem integrar o sistema de Sorocaba

Em abril, entraram em circulação 14 ônibus novos convencionais para as linhas as linhas 81-Carandá (6 veículos), 31-Cajuru (cinco veículos) e 53-Éden (cinco veículos).

A estimativa é que até o final deste ano, 60 ônibus zero quilômetro sejam entregues pela Consor.

Segundo a Urbes, o sistema de Sorocaba possui 107 linhas de ônibus em operação que percorrem a cidade de norte a sul e de leste a oeste. Circulam diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo.

BRT:

Sorocaba deve ter uma rede de BRT – Bus Rapid Transit do País fruto da primeira PPP integral para corredores de ônibus.

Serão 68 quilômetros de corredores, com 28 estações, 3 terminais integrados, 4 estações de integração e 128 ônibus com Wi-Fi e ar-condicionado, de portes diferentes.

Os novos veículos que entram em circulação na cidade já têm posicionamento de portas para o embarque à esquerda, no mesmo nível das plataformas.

O Diário do Transporte esteve na apresentação do sistema, em 10 de maio.

A previsão é de que as obras comecem em setembro deste ano. E a cada seis e oito meses serão entregues etapas dos corredores até que entre o final de 2019 e o início de 2020 o projeto esteja completamente concluído.

O projeto vai custar R$ 384 milhões, dos quais R$ 130 milhões de contrapartida da prefeitura, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF). O contrato é de 20 anos.

Relembre:

Sorocaba apresenta primeira PPP completa de BRT do País

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Sorocaba vai receber 14 novos articulados ainda neste mês, diz Urbes

  1. Poderia ser de 23 m os superarticulados q cabem mais passageiro

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: