Estudantes que não comprovarem baixa renda até 30 de junho não terão gratuidade nos ônibus de São Paulo

Sem entrevista, 174 mil estudantes podem perder gratuidade nos ônibus de São Paulo

Segundo SPTrans, beneficiário deve fazer entrevista nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Em torno de 174 mil estudantes precisam fazer a comprovação

ADAMO BAZANI

Os estudantes que preencheram a autodeclaração de baixa renda para terem o Bilhete Único Estudantil com gratuidade não terão o benefício se não realizarem até o dia 30 junho de 2018 a entrevista do Cadastro Único para Programas Sociais – CADÚnico.

Anteriormente, só bastava preencher a autodeclaração, mas a prefeitura de São Paulo identificou casos de informações conflituosas e de estudantes que, mesmo não tendo direito, utilizam gratuitamente os ônibus municipais do sistema SPTrans – São Paulo Transporte.

As gratuidades elevam os valores dos subsídios para manter os serviços de ônibus que, no ano passado, se aproximaram de R$ 3 bilhões, e também são embutidas no valor das tarifas pagas pelos demais passageiros.

O estudante, ou algum morador da mesma casa com mais de 16 anos, tem de levar os seguintes documentos para a entrevista:

– CPF ou o Título de Eleitor originais.

– RG, CPF, Carteira profissional, Título de eleitor, Certidão de nascimento OU certidão de casamento;

–  Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam;

– Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).

As entrevistas são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital paulista. Para saber dos endereços, o passageiro pode ligar para o número 156 da prefeitura ou pesquisar no site da SPTrans – http://www.sptrans.com.br/

Para conseguir manter a gratuidade dentro deste prazo, os estudantes ou responsáveis devem também informar o NIS – Número de Identificação Social ou enviar o comprovante de comparecimento e folha resumo do CADÚnico pelo site da SPTrans.

Em nota, a São Paulo Transporte diz que estima que 174 mil estudantes precisam fazer a comprovação e explica quem pode ter direito à gratuidade.

Desde 2015, estudantes de nível superior ou técnico/profissionalizante não vinculados ao Prouni, Fies, Escola da Família ou Cota Social, e que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capta (por pessoa da família), devem fazer sua autodeclaração de baixa renda. No total, 174 mil estudantes estão nesta situação.

 O convênio entre a SPTrans e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) tem o objetivo de assegurar o benefício aos estudantes de baixa renda que têm direito.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nota do editor: Este é um site jornalístico, independente da SPTrans. Dúvidas pontuais devem ser esclarecidas pelo telefone 156

Comentários

Comentários

  1. Eloise de Oliveira Costa disse:

    Preciso entender, como devo proceder.
    a) estou cursando o ultimo semestre, que se encerra no mes de Junho, minha cota estudantil do primeiro semestre, se estenderá até o mes de Julho/2018?

    b) caso a resposta seja negativa, como devo proceder, pois estou desempregada e utilizo a cota?

    c) posso enviar para a universidade, meu pedido de renovaçãõ de cota para o segundo semestre?

    aguardo resposta, pois preciso enviar ainda esta semana.

    Grato

  2. maria luzia disse:

    fui no cras, fiz todo o processo e mesmo assim perdi minha gratuidade. quais os requisitos para essa perca de beneficio? Infelizmente onde vivemos todos que precisam acabam perdendo. Como posso ter meu beneficio de volta, obrigada governantes que zelam pela educação,

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading