Universidade Federal de SC debate Transporte Coletivo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis

Foto: Tailisson Fernandes Site Ônibus Brasikl

Seminário realizado pelo Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC tem apoio da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf)

ALEXANDRE PELEGI

Acontece nesta segunda-feira, dia 21 de maio de 2018, o Seminário “Transporte Coletivo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF)”.

Organizado pelo Observatório da Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento tem apoio da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf).

Técnicos e pesquisadores debaterão sobre o papel do transporte coletivo na mobilidade urbana e apresentar soluções para a região.

O seminário ocorrerá das 13h30min às 18h, no auditório Teixeirão, na UFSC.

O evento é aberto ao público e está com as inscrições abertas pelo link bit.ly/seminariotransporte.

Serão apresentados estudos e propostas relacionados à acessibilidade espacial, benefícios da nova proposta de transporte integrado da Região Metropolitana e a experiência semelhante ocorrida em Lisboa, com palestra do professor catedrático do Instituto Superior Técnico de Lisboa Fernando Nunes da Silva.

A redução da emissão de poluentes e melhorias para a saúde pública, será também tema do seminário, com a apresentação do coordenador do Grupo de Trabalho de Transporte Limpo e Energias Renováveis do Comitê de Mudanças Climáticas de São Paulo, Olimpio de Melo Alvares Junior.

PROGRAMAÇÃO

13h – 13h30min Recepção

13h30min – 13h45min O papel do Transporte Coletivo na Mobilidade Urbana – Prof. Werner Kraus Jr. – Coordenador do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC

13h45min – 14:15 Acessibilidade Espacial no Transporte Coletivo – Carolina Stolf – Arquiteta e Urbanista

14h15min – 14:45 Transporte Coletivo e Saúde PúblicaOlímpio Alvares – Engenheiro Mecânico, especialista em emissões veiculares

14h45min – 15:15 Mobilidade Urbana na Grande Lisboa – Direito Social e Papel do EstadoFernando Nunes da Silva – Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico de Lisboa

15h15min – 15:45 Integração do Transporte Coletivo MetropolitanoCélio Sztoltz – Diretor Técnico da SUDERF

15h45min – 17:15 Debate Público com Coffee Break

17h15min – 17:30 Encerramento

PALESTRANTES

Werner Kraus Jr. é professor titular do Departamento de Automação e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Observatório da Mobilidade Urbana (UFSC). Coordenou o projeto “PLAMUS na UFSC”, e vem atuando no desenvolvimento da rede integrada de transporte coletivo metropolitano da RMF. É diretor da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes – ANPET.

Carolina Stolf Silveira é arquiteta e urbanista, doutora com o foco nos processos de orientação espacial e mobilidade de pessoas com cegueira e baixa visão no meio urbano e de transporte. Atuou na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e Plano Diretor de Transportes Ativos de Joinville, bem como membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Conselho da Cidade, em Joinville.

Olimpio de Melo Alvares Junior é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Programa de Inspeção Veicular Ambiental Brasileiro e do Programa Nacional de Controle de Ruído de Veículos (CETESB). É coordenador do Grupo de Trabalho de Transporte Limpo e Energias Renováveis do Comitê de Mudanças Climáticas de São Paulo. Docente sobre gestão ambiental, energia e meio ambiente em diversas instituições de ensino, nacionais e internacionais. Fundador e coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Associação Nacional de Transportes Públicos.

Fernando Nunes da Silva é professor catedrático no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos no Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, sendo docente na área do planeamento urbano e investigador do CESUR/CERis. Foi consultor do BID; secretário de Mobilidade e Infraestruturas de Lisboa; membro do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Sustentável; dirigente das associações internacionais de urbanismo e ordenamento do território: AESOP, IFHP, ISoCaRP e INTA.

Célio José Sztoltz Júnior é diretor técnico da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. Graduado em arquitetura e urbanismo pela UFSC, foi coordenador do Observatório de Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como Diretor Técnico do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e como gerente de Normas Urbanísticas na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis (SMDU).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta