BNDES lança Guia de Transporte Público Coletivo

Publicação visa orientar gestores e profissionais da mobilidade urbana para a seleção da tecnologia e implementação de projetos

ALEXANDRE PELEGI

O BNDES, em conjunto com o Ministério das Cidades e a Cooperação Financeira Alemã, por meio do KfW, Banco Alemão de Desenvolvimento, produziram o “Guia TPC: orientações para seleção da tecnologia e implementação de projetos de Transporte Público Coletivo“.

A publicação será lançada oficialmente nesta quarta-feira, dia 16 de maio de 2018, a partir das 13h:00, num evento que terá a presença de especialistas do setor de transporte.

O evento de lançamento do Guia será no centro do Rio de Janeiro, no auditório do edifício Ventura Corporate Towers, Av. Republica do Chile, 330, Torre Oeste, 8º andar. O novo Diretor de Governos e Infraestrutura do BNDES, Marcos Ferrari, vai participar da mesa de abertura.

No encontro serão debatidas as experiências e desafios na implementação de sistemas de Transporte Público Coletivo (TPC), além da apresentação de algumas experiências em curso no Brasil e Alemanha, com a apresentação de oportunidades de financiamento da mobilidade no país.

Como informa o BNDES em seu site oficial, o objetivo maior do Guia é a orientação, sugerindo algumas dúvidas normais entre gestores brasileiros atualmente: “Qual tecnologia eu devo escolher: BRT, VLT ou metrô? Qual a diferença entre um corredor e uma faixa exclusiva de ônibus? A operação será estatal, por concessão ou por PPP? Como eu consigo financiamento para o meu projeto?”.

O Guia TPC será distribuído gratuitamente em formato digital.

Veja aqui a programação detalhada do lançamento do Guia TPC, e de como se inscrever.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: