Prêmio de jornalismo em Aracaju (SE) tem apoio do Cittamobi

Foto: divulgação

Entrega dos prêmios será nessa terça-feira, dia 15 de maio de 2018

ALEXANDRE PELEGI

O aplicativo CittaMobi está patrocinando, junto ao Sindicato das empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju, a VII edição do Prêmio Setransp de Jornalismo.

A entrega dos prêmios será nessa terça-feira, dia 15 de maio de 2018.

O apoio do CittaMobi é um reconhecimento da importância dos meios de comunicação no processo de democratização e de disseminação de informações relevantes para o setor de transporte.

Na região de Aracaju o app CittaMobi tem cerca de 10 mil usuários e a principal tela do aplicativo, que apresenta a previsão de chegada dos ônibus, foi consultada mais de 8 milhões de vezes na localidade, nos últimos anos.

O Prêmio Setransp de Jornalismo tem como foco estimular o debate e a reflexão, através da imprensa local, sobre o caráter essencial do transporte público para a mobilidade urbana em Sergipe; e despertar quanto a importância das políticas públicas que viabilizem o serviço do transporte com a qualidade e priorização necessárias para servir a maioria da população que o utiliza.

Outra proposta do Prêmio é estreitar e consolidar o relacionamento do Setransp e empresas filiadas com a imprensa sergipana, em uma demonstração efetiva de estímulo aos profissionais de comunicação no desenvolvimento de reportagens que contribuam positivamente para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

CATEGORIAS DO PRÊMIO

Reportagem impressa

Fotojornalismo

Reportagem televisiva

Reportagem cinematográfica

Reportagem radiofônica

Reportagem online

Reportagem laboratório

APLICATIVO CITTAMOBI

O aplicativo CittaMobi é um conjunto de soluções voltado para atender as necessidades por informações dos usuários do transporte público, permitindo ampla comunicação com os cidadãos. Está presente em mais de 70 cidades no Brasil e já foi baixado gratuitamente por mais de seis milhões de pessoas. O aplicativo é acessado diariamente para obter a previsão de tempo da chegada dos ônibus nos pontos, recarregar o bilhete eletrônico, e se comunicar com empresas de transporte e órgãos gestores das cidades.

O CittaMobi faz parte de uma plataforma que é considerada o maior case de IoT (Internet das Coisas) em mobilidade urbana no Brasil. A cada dia essa plataforma processa mais de 50 milhões de dados, e apresenta informações de mais de 20 mil veículos em todo o Brasil.

Estes foram alguns dos motivos que levaram o CittaMobi a ser escolhido como o melhor aplicativo de transporte público em 2016, e será um dos cases apresentados na UITP (International Association of Public Transport) em Montreal em maio/2017.

O download está disponível gratuitamente na Google Play ou App Store.

  1. VENDA DE CRÉDITOS DO BILHETE DE TRANSPORTE NO APLICATIVO

O CittaPag é uma plataforma de pagamento do sistema de transporte, totalmente eletrônico, que viabiliza a eliminação da necessidade do dinheiro físico para isso.

Por meio do aplicativo CittaMobi o passageiro pode efetuar o pagamento da recarga utilizando cartão de crédito ou débito.

SEGURANÇA

A segurança nas transações é um dos aspectos mais importantes a serem considerados em qualquer comércio eletrônico.

O CittaPag utiliza uma ferramenta de análise de risco (antifraude) desenvolvido especificamente para o mercado de venda de créditos de transporte, o que garante maior efetividade nos controles de chargeback.

CANAL DE VENDAS

O aplicativo CittaMobi é o canal de vendas mobile do CittaPag. Através de uma interface simples o usuário conta com as seguintes funcionalidades:

  • Cadastro de 1 ou mais cartões no mesmo dispositivo (estudante, comum, etc.);
  • Consulta de saldo do bilhete eletrônico (de acordo com a política da empresa de bilhetagem);
  • Recarga do bilhete eletrônico mediante pagamento via cartão de crédito ou débito; e
  • Avisos quando o saldo do cartão está abaixo de determinado valor (de acordo com a política da empresa de bilhetagem).
  1. Botão de Incidente Grave

Por meio da parceria entre o aplicativo CittaMobi, as empresas operadoras e prefeituras, os usuários das cidades de Guarulhos/SP e Sorocaba/SP já contam com uma funcionalidade que colabora, ativamente, para a segurança pública.

Popularmente conhecido como ‘botão de pânico’, os cidadãos que já possuem o CittaMobi no celular e que estiverem logados terão acesso ao BIG – Botão de Incidente Grave. Por meio do BIG, é possível reportar situações graves como assalto, abuso sexual e violência, com exatos três cliques. Ainda há a opção de ‘outro tipo’, onde o usuário relata com suas próprias palavras o que está acontecendo. As denúncias são enviadas para um sistema on-line sob supervisão do órgão de controle de trânsito e segurança da cidade, centralizando os chamados e tornando mais eficiente a ação adequada.

O BIG é uma oportunidade para que as cidades possam obter informações para melhorar a segurança da população e, consequentemente, planejar melhor o uso dos recursos disponíveis.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta