BYD entregará 8 ônibus elétricos para cidade da província de Barcelona

Ônibus da BYD 100% elétrico entregue para a EMT de Valencia, Espanha, em janeiro de 2018

Empresa assinou contrato com a TUSGSAL, operador de transporte público da Catalunha, na Espanha. Este é o segundo contrato no país ibérico

ALEXANDRE PELEGI

A BYD, gigante global especializada em energia limpa, amplia sua presença no mercado de ônibus espanhol.

Nos últimos dias a empresa assinou com a TUSGSAL, um operador de transporte público da Catalunha, um contrato para a entrega de oito ônibus da BYD de 12 metros e 100% elétricos. Os veículos irão para Badalona, na província de Barcelona, e comporão a primeira frota de ônibus 100% elétricos da cidade. A previsão é que os ônibus sejam entregues no início de 2019 e, logo em seguida, já entrem em operação.

byd_espanha

Isbrand Ho, Diretor Geral na BYD Europe, ao lado de Alfonso Suarez, Diretor Adjunto e Secretário do Conselho na TUSGSAL

Alfonso Suarez, diretor adjunto e secretário do conselho na TUSGSAL, disse: “Estamos muito entusiasmados com a nossa primeira compra de ônibus elétricos e felizes com o fato de a BYD os fornecer. Será a primeira frota de ônibus elétricos em Badalona e estamos ansiosos para o ano que vem, quando começaremos a operá-los”.

Isbrand Ho, Diretor Geral na BYD Europe, citou que o pedido da cidade espanhola ocorre apenas um mês após a empresa ter confirmado pedido de oito ônibus elétricos para Portugal, um novo mercado para a BYD. “Estamos contentes por termos confirmado esse pedido espanhol. Graças à TUSGSAL, os cidadãos de Badalona se beneficiarão de uma melhor qualidade do ar devido aos nossos ônibus. Este acontecimento ressalta a crescente expansão do mercado da BYD em toda a Europa – neste caso, na competitiva península ibérica”, disse o executivo da BYD.

Este é o segundo pedido espanhol para a BYD. Em 2017 a empresa venceu concorrência para entrega de um ônibus elétrico de 12 metros para a operadora de ônibus EMT, em Valência. O ônibus, que entrou em operação em 2018, inicialmente será usado em todas as linhas operadas pela EMT na cidade. Com seus mais de 200 km de autonomia, a expectativa da operadora é de que em alguns anos a maioria da frota de ônibus urbanos seja composta por veículos 100% eléctricos.

Os veículos elétricos da BYD estão presentes em mais de 200 cidades do mundo. A empresa, especializada em energia limpa, está no mercado desde 1995. Desde 2015, a empresa vem sendo considerada a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in do mundo.

Em 2016, a BYD ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, na categoria grandes corporações.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, neste mesmo local, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A empresa já emprega cerca de 460 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta