BYD entregará 8 ônibus elétricos para cidade da província de Barcelona
Publicado em: 29 de abril de 2018

Empresa assinou contrato com a TUSGSAL, operador de transporte público da Catalunha, na Espanha. Este é o segundo contrato no país ibérico
ALEXANDRE PELEGI
A BYD, gigante global especializada em energia limpa, amplia sua presença no mercado de ônibus espanhol.
Nos últimos dias a empresa assinou com a TUSGSAL, um operador de transporte público da Catalunha, um contrato para a entrega de oito ônibus da BYD de 12 metros e 100% elétricos. Os veículos irão para Badalona, na província de Barcelona, e comporão a primeira frota de ônibus 100% elétricos da cidade. A previsão é que os ônibus sejam entregues no início de 2019 e, logo em seguida, já entrem em operação.

Isbrand Ho, Diretor Geral na BYD Europe, ao lado de Alfonso Suarez, Diretor Adjunto e Secretário do Conselho na TUSGSAL
Alfonso Suarez, diretor adjunto e secretário do conselho na TUSGSAL, disse: “Estamos muito entusiasmados com a nossa primeira compra de ônibus elétricos e felizes com o fato de a BYD os fornecer. Será a primeira frota de ônibus elétricos em Badalona e estamos ansiosos para o ano que vem, quando começaremos a operá-los”.
Isbrand Ho, Diretor Geral na BYD Europe, citou que o pedido da cidade espanhola ocorre apenas um mês após a empresa ter confirmado pedido de oito ônibus elétricos para Portugal, um novo mercado para a BYD. “Estamos contentes por termos confirmado esse pedido espanhol. Graças à TUSGSAL, os cidadãos de Badalona se beneficiarão de uma melhor qualidade do ar devido aos nossos ônibus. Este acontecimento ressalta a crescente expansão do mercado da BYD em toda a Europa – neste caso, na competitiva península ibérica”, disse o executivo da BYD.
Este é o segundo pedido espanhol para a BYD. Em 2017 a empresa venceu concorrência para entrega de um ônibus elétrico de 12 metros para a operadora de ônibus EMT, em Valência. O ônibus, que entrou em operação em 2018, inicialmente será usado em todas as linhas operadas pela EMT na cidade. Com seus mais de 200 km de autonomia, a expectativa da operadora é de que em alguns anos a maioria da frota de ônibus urbanos seja composta por veículos 100% eléctricos.
Os veículos elétricos da BYD estão presentes em mais de 200 cidades do mundo. A empresa, especializada em energia limpa, está no mercado desde 1995. Desde 2015, a empresa vem sendo considerada a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in do mundo.
Em 2016, a BYD ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, na categoria grandes corporações.
No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, neste mesmo local, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A empresa já emprega cerca de 460 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes