Viação Catarinense completa 90 anos

Auto Viação Catarinense foi criada em 13 de abril de 1928

Empresa de transporte rodoviário é a mais antiga do país

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

A Auto Viação Catarinense foi criada em 13 de abril de 1928 e completa 90 anos nesta sexta-feira. A empresa faz parte do Grupo JCA e opera com 447 destinos em seis estados, além de uma linha internacional. A frota é composta por 265 ônibus, de diversos modelos.

Para comemorar os 90 anos, a Viação Catarinense está fazendo uma ação promocional, nesta sexta-feira, 13 de abril. Até domingo, 15, 90 trechos terão descontos de 20% a 50%. Entre as viagens com desconto, estão Blumenau a São Paulo, São Paulo a Florianópolis e Curitiba a Florianópolis.

HISTÓRIA

Em 1928, a então chamada “Empreza Auto Viação Catarinense” foi criada para ser a primeira empresa de transporte de passageiros do Brasil. A linha inaugural ligava Blumenau a Florianópolis.

Na época, o trajeto tinha duração de 12 horas. Atualmente, o trecho é percorrido em aproximadamente duas horas. Por serem feitas com antigas jardineiras, e por meio de estradas de barro, as viagens ocorriam apenas duas vezes por semana.

Posteriormente, a Catarinense estendeu os serviços até o litoral e passou a transportar passageiros para Porto Alegre. O percurso só poderia fazer durante marés baixas, porque em um trecho o veículo tinha que passar pela areia da praia.

Em 1995, o grupo JCA assumiu o controle acionário da Viação Catarinense. Dois anos depois, a empresa incorporou a Cia. Rex de Transportes. O grupo também engloba as viações Cometa, Macaense, Ribeirão Preto e a 1001, que é responsável por 60% do transporte intermunicipal de passageiros no Rio de Janeiro.

1928 - Jardineira-RoBj7uODWgg2KSp5Wj2zcLN-1200x800@GP-Web (1)

Linha inaugural ligava Blumenau a Florianópolis com jardineiras

Nos últimos dez anos, a Viação Catarinense incorporou mais de 50 linhas em sua operação e informatizou todas as agências próprias e terceirizadas. De acordo com informações da empresa, a frota é renovada anualmente e os passageiros, atualmente, contam com as chamadas Salas VIP, um local para esperar o ônibus e utilizar Wi-Fi.

Um dos modelos que operam na empresa atualmente é o Double Decker, que tem classe semileito e leito cama no mesmo veículo. Bem diferente do que os passageiros tinham há quase um século, o modelo vem com frigobar, ar-condicionado, tomadas USB e calefação.

A empresa também atua na área de logística. A BusLog, marca criada pelo grupo JCA, une as operações de despacho, transferência e entrega de encomendas e cargas da Auto Viação 1001, Viação Catarinense e Viação Cometa.

Leia mais em Grupo JCA cria marca BusLog para encomendas em ônibus e integra serviços da Cometa, 1001 e Catarinense

3 comentários em Viação Catarinense completa 90 anos

  1. Grande Viação Catarinense, fiquei feliz por estarem fazendo as linhas Maringá – São Paulo e Londrina – São Paulo.

  2. Parabéns catarinense pelos 90 anos e obrigado por cruzar o nosso Rio de Janeiro com sua elegância, o grupo JCA está de parabéns por todo seu desempenho e qualidade no transporte,um forte abraço a todos os profissionais que faz com carinhos os seus deveres e atuando com responsabilidade para trabalho sério e responsável .

  3. Ari de Souza Santos // 14 de Abril de 2018 às 11:16 // Responder

    É mt bom ver uma expansão assim,pena que as empresas regionais não sobreviveram, hoje sao grandes grupos,mas mesmo assim e bom ver que preservaram o nome.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: