Material reciclável pode virar créditos no Cartão BOM
Publicado em: 10 de abril de 2018

Garrafas plásticas e de vidro, latinhas e embalagens longa vida podem ser entregues em máquinas que ficam em pontos variados na Grande São Paulo
ADAMO BAZANI
O material reciclável, que muitas vezes é descartado de forma inapropriada, pode render créditos de passagens no sistema de ônibus da EMTU na Grande São Paulo, nos trólebus e ônibus do Corredor ABD e nos trens da CPTM e do Metrô.
A Autopass, proprietária do Cartão BOM, informou que fez uma parceria com a Triciclo Soluções Sustentáveis e, por meio de 16 máquinas instaladas em estações e estabelecimentos comerciais na Capital, em São Bernardo do Campo (SP), Diadema (SP) e Itapevi (SP), permite que o usuário dos transportes troque garrafas de plástico e de vidro, latinhas e embalagens Longa Vida por créditos no Cartão BOM.
As máquinas do tipo Retorna Machine concedem os créditos de acordo com a quantidade de material acumulado.
O passageiro pode fazer o cadastro nas próprias máquinas ou antecipadamente pela internet, onde é possível também saber da localização destes equipamentos. O endereço é: http://triciclo.eco.br/acessocriacao-conta-usuario/
Em nota, o presidente da Autopass, Rubens Gil Filho, disse que a iniciativa é mais uma maneira de compatibilizar transporte público, que por si só já é sustentável, com respeito ao meio ambiente e geração de benefícios sociais.
“Pensamos a mobilidade urbana por meio de diferentes iniciativas. As cidades inteligentes que nos inspiram são resultado tanto da integração e soluções para o transporte público, como também da oferta de benefícios ao cidadão e a promoção de práticas sustentáveis que preservam o meio ambiente em todos os aspetos”
Na mesma nota, o CEO da Triciclo, Felipe Lagrotta Nassar Cury, diz que o intuito é criar e firmar o hábito nas pessoas de dar a destinação correta dos materiais que podem ser reaproveitados ou reciclados.
“Nosso trabalho é ampliar os benefícios sociais e econômicos aos cidadãos – que já recebem descontos na conta de luz, em livrarias, créditos para o Bilhete Único e agora créditos Cartão BOM – como incentivo ao hábito de dar o destino correto ao resíduo reaproveitável e reciclável”, que ainda ressaltou que a parceria conta com a PLDevice, provedor da tecnologia embarcada nas máquinas e que viabiliza toda a operação.
No mesmo material informativo, a Autopass explica as regras para obtenção dos créditos:
Para cada tipo de embalagem, o cliente poderá ter maior ou menor pontuação. Latas de alumínio valem 15 pontos, garrafas de vidro ou plástico equivalem a 10 pontos e embalagens Longa Vida, 5 pontos. Cada 100 pontos, por exemplo, valem R$0,35 de crédito no Cartão BOM. Todas as embalagens devem estar vazias e apresentar código de barras legível. Somente as 10 primeiras embalagens no dia acumularão pontos para troca; a partir da 11ª embalagem (depositada no mesmo dia), os pontos acumulados serão doados para ONGs apoiadas pelo projeto.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Ótima iniciativa, parabéns. Quero que essa idéia seja um sucesso e espalhe mundo afora.