Linhas de ônibus de Manaus aceitam dinheiro normalmente

Nas linhas 037, 050, 056, 081 e 084, pagamento da tarifa seria apenas com o cartão Passa Fácil

Sindicato voltou atrás na decisão de cancelar pagamento com notas e moedas, para evitar demanda cautelar

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE*

*Com informações do G1

As cinco linhas de ônibus de Manaus que passariam a aceitar o pagamento da tarifa apenas com o cartão Passa Fácil estão aceitando dinheiro normalmente nesta segunda-feira, 9 de abril de 2018.

A mudança seria aplicada nas linhas 037, 050, 056, 081 e 084, por decisão do Sinetram (Sindicato de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas). O órgão anunciou a medida na última quarta-feira, 4 de abril, conforme noticiado pelo Diário do Transporte.

Relembre: Cinco linhas de ônibus de Manaus podem ter pagamento de passagem em dinheiro suspenso

Contudo, a OAB/AM (Ordem dos Advogados do Brasil – Amazonas) reuniu-se com a DPE-AM (Defensoria Pública do Estado do Amazonas) e a Câmara Municipal para discutir a mudança. A conclusão em que os órgãos chegaram foi que seria preciso ajuizar uma demanda cautelar com pedido de tutela de urgência, para evitar que o pagamento de tarifa com cartão fosse obrigatório.

O entendimento dos órgãos é que o projeto representaria uma limitação para o acesso do usuário ao sistema de transporte público. Apesar de a intenção do Sinetram ter sido proporcionar segurança aos usuários e colaboradores do sistema, evitando a circulação de dinheiro em espécie nos coletivos.

O diretor do Acordo Operacional do Sinetram, Azarias Carvalho, informou ao G1 que as linhas foram escolhidas em consenso com a SMTU (Superintendência Municipal de Transportes Urbanos).

Ao saber sobre a demanda cautelar que seria ajuizada, o Sinetram decidiu não implementar o novo modo de operação do sistema. O órgão enviou um ofício à Defensoria Pública informando sobre a decisão. Por esse motivo, a demanda não será mais ajuizada.

Uma reunião com o Sinetram está marcada para esta segunda-feira, para que o tema continue sendo discutido pelos órgãos.

1 Trackback / Pingback

  1. Sindicato volta atrás e suspende uso exclusivo do cartão Passa Fácil nos ônibus de Manaus – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: