Aplicativo SPTaxi será lançado na segunda-feira, em São Paulo

O sistema permitirá pagamentos em dinheiro, cartões de crédito e de débito.

Tecnologia permite concorrência com outros aplicativos de transporte privado e oferece descontos aos passageiros nas corridas

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

O aplicativo SPTaxi será lançado nesta segunda-feira, 2 de abril de 2018. O sistema tem como objetivo permitir a concorrência de taxistas com motoristas de aplicativos de transporte privado.

O SPTaxi foi desenvolvido pelas secretarias de Mobilidade e Transportes e de Inovação e Tecnologia e será lançado pelo prefeito de São Paulo, João Doria. “O sistema é uma forma de incentivar o taxista a ser mais competitivo e, ao mesmo tempo, oferecer a possibilidade de os passageiros obterem descontos nas corridas” – explicou a Prefeitura, em nota.

O SPTaxi é uma tecnologia semelhante a um projeto já existente no Rio de Janeiro, que permite os passageiros solicitarem viagens por meio do smartphone. O objetivo é melhorar o acesso aos táxis e a remuneração dos taxistas.

Com o aplicativo, os taxistas terão concorrência direta com as outras plataformas de transporte existentes no mercado, como por exemplo Uber, 99 e Cabify. A tecnologia permitirá pagamentos em dinheiro, cartões de crédito e de débito

“O Táxi SP oferece ao usuário a garantia que o taxista está cadastrado no sistema da Prefeitura, oferecendo mais segurança. Além disso, o aplicativo permite um controle maior da qualidade do serviço, segurança quanto aos valores cobrados, evitando abusos, e a previsão do preço da corrida antes do início da viagem”  disse o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, quando o projeto foi apresentado.

A Prefeitura de São Paulo terá a geolocalização de todos os táxis em operação, cadastrados no aplicativo. Com isso, o aplicativo terá a função de gerar dados para a administração municipal obter informações sobre o serviço de táxi na capital.

“Será possível analisar a distribuição dos carros por região da cidade, por dia da semana e por horário. Os taxistas também poderão contribuir com a gestão da cidade, informando, por meio do aplicativo, os problemas encontrados pelo trajeto, como buracos, lixo, etc”  informou a Prefeitura, em nota.

Aplicativo é inspirado no Táxi.Rio

O desenvolvimento do SP Táxi é inspirado na tecnologia do aplicativo Táxi.Rio, um projeto piloto criado em junho de 2017 no Rio de Janeiro. Em 11 de outubro de 2017, João Doria e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella assinaram um termo de cooperação para a criação da tecnologia.

A expectativa da Prefeitura de São Paulo é que os taxistas possam oferecer corridas a preços menores do que os já praticados, para atrair passageiros e possibilitar a concorrência com outros aplicativos.

Veja mais detalhes sobre a parceria em Taxistas de São Paulo terão aplicativo para concorrer com Uber, reportagem publicada pelo Diário do Transporte.

Leia também: Doria lança aplicativo da Prefeitura para taxistas em abril

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading