Trens reformados em 2007 por R$ 21 milhões cada estão sendo desmontados. CPTM diz que sairia caro modernizar

Uma das composições no pátio Ceasa da CPTM já no meio do ferro-velho

Apenas cinco anos depois da reforma duas composições foram paradas por apresentarem defeitos

ADAMO BAZANI

Dois trens da série 5500, que prestavam serviços na linha 12 Safira (Brás – Calmon Viana) e foram reformados em 2007 por cerca de R$ 21 milhões cada (valor da época) estão sendo desmanchados em pátios da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Imagens e vídeos que circularam em redes sociais mostram as composições inutilizadas e já sem várias peças no Pátio Ceasa, da CPTM.

Os trens fazem parte de um lote que foi reformado a partir de 2007 pelo consórcio BT Brasil, formado pelas empresas Bombardier e Tejofran.

A licitação foi realizada em 2005, durante a primeira gestão do governador Geraldo Alckmin, e este consórcio foi considerado vencedor para reformar três composições no valor total de R$ 61,5 milhões.

Entretanto, houve um aditivo para a inclusão de mais um trem, o que elevou o valor do contrato para R$ 83,2 milhões.

O Diário do Transporte apurou que o processo de desmonte destes trens começou no início do mês passado.

Trens já estão sem uma série de peças. Composições foram leiloadas

Segundo funcionários da CPTM ouvidos pela reportagem, que pediram para ter o nome preservado, após a reforma, as composições apresentaram uma série de problemas que impediram a operação dos trens por longos períodos.

As declarações coincidem com uma reportagem do Portal R7, da Rede Record, de 25 de abril de abril de 2014, mostrou que duas composições desta série, com reformas realizadas entre 2007 e 2009, estavam paradas e que não havia, na ocasião, peças de reposição para as unidades.

Relembre:

https://noticias.r7.com/sao-paulo/cinco-anos-apos-reforma-que-custou-r-40-milhoes-cptm-encosta-trens-por-falta-de-pecas-25042014

Reformas ocorreram em 2007, mas segundo funcionários, composições apresentavam problemas

Em nota ao Diário do Transporte, a CPTM informou que as composições, fabricadas em 1979, foram baixadas e leiloadas. O desmonte ocorre para a retirada pelos compradores.

Na nota, a companhia de trens de São Paulo ainda afirmou que cada composição mais de 4,5 milhões de quilômetros após a reforma e que os trens ficaram obsoletos.

Ainda segundo a companhia, modernizar as composições para o atual padrão da rede de serviços sairia caro e não seria viável economicamente.

Confira a nota na íntegra:

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está modernizando e renovando toda a sua frota. Os trens da série 5500, fabricados em 1979, foram baixados do patrimônio e leiloados. Cada composição rodou mais de 4.500.000 km após a reforma, colaborando para aumentar a oferta de lugares na Linha 12-Safira, onde prestavam serviço, porém ficaram obsoletos.

Uma nova adaptação desses trens para o padrão atual da frota da Companhia, com ar condicionado, câmeras, softwares modernos, sistemas de comunicação, acessibilidade e outros, seria técnica e economicamente inviável. Após o leilão, eles foram desmontados para serem retirados pelos compradores.

Todos os trens antigos estão sendo substituídos por novas composições dos contratos de fornecimento em andamento. Elas contam com recursos tecnológicos e de acessibilidade, além de serem equipadas com tecnologia de ponta, ar-condicionado, sistemas de informação audiovisual (monitores de vídeo e displays) e de sinalização de abertura e fechamento de portas e câmeras internas e externas de segurança.

Desde 2006, o Governo do Estado adquiriu 178 novos trens para a frota da CPTM, dos quais 140 estão em operação.

Um dos vídeos que circulou em redes sociais:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Dri disse:

    Teve trem que nem reformado foi, só recebeu uma pintura pra fazer a média no dia da entrega. Foi se arrastando de ISP pro Brás…

  2. Daniel Batista dos Santos disse:

    Que os mesmos estão obsoletos, não há duvidas… que seria inviável a modernização dos mesmos, idem… agora… em 2007 a CPTM estava iniciando a compra dos novos trens… então o erro foi gastar esta quantia para reformar trens… deveriam já ter sido baixados e leiloados naquela época e incluído os 4 trens no contrato de compra. Seria um uso mais inteligente dos recursos da CPTM.

  3. Fred disse:

    Essas composições eram os trens churrasqueira viviam pegando fogo no box de resistência

  4. Natan Soares disse:

    Na época apresentaram trens pintados e sem motor como reformados, e o Ministério Publico engoliu.

  5. Antônio disse:

    Pois é e os série 7000 chegaram custando 30 milhões cada TUE

  6. Eduardo Volpe disse:

    Dinheiro público eh dinheiro de ninguém pros nossos governantes.

  7. LUIZ CARLOS DIRENZI disse:

    É sempre essa conversa. Primeiro gastam o nosso dinheiro e depois vem as desculpas.
    Vai saber se não embolsaram nosso dinheiro.

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