Contran suspende resolução que cria placas padrão Mercosul

Fabricantes e parlamentares pressionaram presidente do Conselho

ALEXANDRE PELEGI

O presidente do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), Maurício José Alves Pereira, menos de uma semana após cancelar Resolução que definia a multa de pedestres e ciclistas a partir de abril, voltou hoje a suspender outra deliberação do órgão.

Desta vez, o diretor do  Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e atual presidente do Contran assinou, nesta quarta-feira, dia 21 de março, a Deliberação nº 169, que suspende, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, a Resolução CONTRAN nº 729, de 6 de março de 2018, que estabelece sistema de Placas de Identificação de Veículos no padrão Mercosul.

De acordo com esta Resolução, o novo sistema de placas deveria ser adotado primeiro em veículos zero quilômetro, em transferências e substituições de placas. Os automóveis usados teriam até 31 de dezembro de 2023 para aderir ao novo padrão de emplacamento.

A justificativa, segundo o ato assinado hoje, dá-se pela necessidade de se aguardar a conclusão dos estudos elaborados pelo grupo de trabalho técnico instituído pelo DENATRAN sobre o tema.

Segundo a declaração, a suspensão do novo sistema de placas será pelo prazo de 60 (sessenta) dias, “podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo ou antecipado em virtude de conclusão de grupo de trabalho especifico criado para análise da Resolução CONTRAN”.

Nesta quarta-feira, antes de assinar a Declaração, o Diretor do Denatran recebeu comitiva de parlamentares de Rondônia pedindo a suspensão da Resolução n° 729, que padroniza as placas de veículo brasileiros no formato do Mercosul.

Os parlamentares alegaram que o novo padrão prejudica os fabricantes de placas veiculares nos estados de Rondônia e Minas Gerais, que não têm a tecnologia necessária para se adequar às novas regras.

O deputado federal Expedito Netto (PSD-RO) apresentou na Câmara um projeto de decreto legislativo (nº 899/2018 para sustar a resolução que cria a placa padrão Mercosul.

Veja no link a íntegra da Declaração: Deliberação_mercosul

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Por causa de dois estados, que piada viu, igual diz o Paulo Gil. Barsil muda.

  2. Marcos disse:

    Estao preocupados com fabricantes que ja sao ricos…..e com o povo que ganha 1 salario minimo e tem um carro de 4000 reais esse sera obrigado a trocar a placa pois ninguem se preocupa com ele…..uma pena que o povo nao enxergar isso nas eleicoes…nao enxergar que o governo so governa para os ricos e nao para os pobres..

    1. Gus Loeffler disse:

      Certeza que as fabricas de placas são deles, de parentes ou amigos. Nenhum politico é preocupado assim com empresas ou qualquer tipo de comércio.

    2. Leo disse:

      Pois é…e mais depois que esses empresários que ainda não tem maquinas adequadas se adequarem vc vai ve como vão levar a frente o uso obrigatório dessas placas e o valor absurdo que será cobrado ao povo

  3. Nelson Carrara disse:

    Detalhe tudo isso vai ser cobrado do povo que já paga IPVA seguro obrigatório tinha que ser de graça já que são eles os governantes que estão dando um jeito de tomar mais dinheiro do cidadão Brasileiro vergonha o Brasil está uma vergonha

  4. carlos disse:

    Tomara que suspendam de vez essa porcaria !

  5. Vicente Vonder disse:

    Essa troca de placas é mais um roubo autorizado ao bolso do cidadão. Ideia estapafúrdia que não faz o menor sentido. Serve apenas para enriquecer os fabricantes de placas e os órgãos ligados ao Denatran com taxas e etc. Roubo qualificado!!!!

  6. Vinícius disse:

    Uma hora vai ter que mudar
    As placas estão acabando
    Já passamos da amarela para a cinza

  7. Eucrivaldo Leite De Albuquerque disse:

    Eucrivaldo Leite De Albuquerque

  8. Fabiana disse:

    Nao consta nenhuma deliberação 169 do Denatran no site deles. Pode passar o link do documento em questão por favor? Obrigada.

    1. blogpontodeonibus disse:

      O link está inserido no texto, no final. É só clicar sobre as letras de cor diferente do texto. Vai abrir o PDF.

  9. Eucrivaldo Leite De Albuquerque disse:

    Gostaria as novas placas entra_se logo em vigor ela é muito bonita.

  10. JOAO ALVES DE SOUSA disse:

    Os interesses dos empresários são considerados mais importantes que um recurso tecnológico para facilitar a comunicação entre varias Nações.

  11. Fernando disse:

    Pode ter certeza que estes dois fabricantes são politicos e não querem investir!

  12. Bruno disse:

    Aqui no Brasil tudo pode. Esse modelo já era pra ser implantado a mais de 2 anos.

  13. Marco disse:

    E melhor mesmo porque eu não ia colocar isto no carro com essa bandeirinha horrível

  14. Um pais que preocupa se apenas com o interesse de empresários que paga propina para os envolvidos .
    Mas um golpe no bolso do cidadão que paga um Rio de impostos e morrem no sus por falta de atendimento de qualidade depois querem acabar com a corrupção.

  15. Que Pais é esse? Não discutem as Leis com a sociedade, com o cidadão comum, dá nisso. Governantes, políticos e burocratas, pensem muito nas consequências e nos benefícios das propostas, das Leis, sempre com fatos e dados, antes de implementá-las. Quem irá beneficiar, a maioria da população ou a minoria? Quem vai ser onerado? Procurem ser sensatos, racionais, razoáveis, senão, dá nisso: voltar atrás.Ainda bem, neste caso. Ultimamente os Órgãos de trânsito tem estado na mídia por conta de suas malogradas decisões prejudiciais a sociedade. Tem deixado a sociedade em polvorosa, irritada, tirando a sua tranquilidade.
    Padronizar o quê? Qual a vantagem em padronizar as placas com o Mercosul? Qual o objetivo? Melhora o quê e para quem?
    A história nos diz que o Brasil nunca deu a devida e necessária importância aos Países vizinhos, agora vem com essa?
    Pensem no nosso bolso já rasgado de tantos impostos e taxas e no péssimo serviço que é prestado à sociedade,
    antes de tomar uma decisão que vai nos onerar.
    Pensem: É isso que a maioria da sociedade quer?

  16. Não vejo vantagens para quem vai transitar apenas dentro do Brasil, pois terá 4 numeros e 3 letras, deixando de ser 3 números e 4 letras. Matematicamente não justifica. Segundo porque deixará de constar a cidade de licenciamento o que facilta em muito identificar a origem do veículo. Parece que essa medida tem como finalidade arrecadação de dinheiro.

  17. Barreto disse:

    Esse sistema de governo brasileiro que criam leis para arrancar dinheiro do trabalhador já não basta o aumento de combustível e o gás de cozinha energia eletrica ainda novas tarifas para habilitação e renovação para realidade brasileira isso é uma agressão aos assalariados.isso é Brasil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading