Uber estreia nova modalidade nos EUA: como no transporte coletivo, passageiro usará pontos fixos para embarque

Modalidade estreia nesta quarta-feira, dia 21, em 8 cidades dos EUA

ALEXANDRE PELEGI

A Uber estreia oficialmente hoje, dia 21 de fevereiro de 2018, em oito cidades dos EUA, uma nova modalidade de transporte. O veículo continua sendo o mesmo: um automóvel. A novidade é que, a depender dos usuários, o veículo poderá percorrer trajetos diários funcionando como um serviço tradicional de transporte coletivo.

Após testar a modalidade Uber Express Pool em Boston e San Francisco, nos Estados Unidos, a iniciativa será estendida a partir de hoje para Los Angeles, Washington (DC), Miami, Denver, Philadelphia e San Diego.

Parecida com a Uber Pool, a modalidade reúne passageiros diferentes com destino próximo em uma mesma corrida. A diferença é que os passageiros terão de seguir até um ponto específico para otimizar a rota do condutor.

Ao reduzir e facilitar o percurso do motorista, a Uber acredita que vai poupar tempo dos dois lados, o que acarretará a uma diminuição do custo da corrida.

Alguns acreditam que, com a nova modalidade, a Uber estreia oficialmente como “empresa de transporte coletivo”. Com a enorme diferença, claro, que um automóvel pode transportar até quatro passageiros. No entanto, o transporte público convencional, que hoje já admite perder passageiros para os aplicativos de transporte tradicional, ganhará mais concorrência caso a novidade desembarque nas cidades brasileiras.

Caso isso ocorra, veremos condutores de automóveis da Uber perfazendo um mesmo trajeto todos os dias, como se fossem “linhas” de transporte.

Na verdade o que a Uber Express Pool promete nada mais é que um sistema de carona já oferecido em várias cidades. De qualquer forma, será mais um concorrente de peso para o já combalido transporte público tradicional.

A Uber promete, pelo menos para as cidades americanas onde passa atuar com a nova modalidade a partir desta quarta-feira (21), que os preços poderão ser 50% menores do que os cobrados na Uber Pool, e até 75% menores do que na UberX.

Ao solicitar o veículo o usuário precisa indicar uma região de embarque, ao invés de um ponto específico como é hoje no sistema tradicional. O aplicativo seleciona o motorista com a rota do Uber Pool mais apropriada, e aponta os pontos de encontro próximos à localização do usuário. A partir daí, o solicitante terá de se dirigir a um dos pontos para o embarque.

Comentários

Comentários

  1. MARCOS NASCIMENTO disse:

    Só cidades grandes, somente mega cidades que já possuem estruturados sistemas de transportes coletivos urbanos!!! Imagino quando essa praga chegar aqui no Brasil. Lembrando que quem trouxe a praga do UBER para o Brasil foi uma famosa família política do Maranhão. UBER pode e deve ser considerado um tipo de transporte pirata sofisticado. São milhares de carros sem prefixo algum, sem uma pintura específica como os táxis laranja de Curitiba ou os táxis amarelo e preto do Rio de Janeiro e com PREÇOS que variam muito de acordo com a alta ou a baixa demanda. Da mesma forma que o moto táxi, serviços de UBER deveriam ser regulamentados por uma legislação federal específica que valesse, fosse cumprida e fiscalizada rigorosamente assim como são os serviços de táxis e de ônibus.

  2. Jô Roig disse:


    Esse tipo de serviço já existe, pelo menos aqui na Ilha de São Luís, e se chama táxi-lotação, conhecido popularmente como carrinho, e é ilegal. Mas tem uma tonelada deles.

  3. Daniel Duarte disse:

    O Uber e semelhantes são o futuro, inclusive querem entrar 2020 com os carros voadores, onde esse novo Uber Express Pool será um sucesso.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading