Uber estreia nova modalidade nos EUA: como no transporte coletivo, passageiro usará pontos fixos para embarque
Publicado em: 21 de fevereiro de 2018
Modalidade estreia nesta quarta-feira, dia 21, em 8 cidades dos EUA
ALEXANDRE PELEGI
A Uber estreia oficialmente hoje, dia 21 de fevereiro de 2018, em oito cidades dos EUA, uma nova modalidade de transporte. O veículo continua sendo o mesmo: um automóvel. A novidade é que, a depender dos usuários, o veículo poderá percorrer trajetos diários funcionando como um serviço tradicional de transporte coletivo.
Após testar a modalidade Uber Express Pool em Boston e San Francisco, nos Estados Unidos, a iniciativa será estendida a partir de hoje para Los Angeles, Washington (DC), Miami, Denver, Philadelphia e San Diego.
Parecida com a Uber Pool, a modalidade reúne passageiros diferentes com destino próximo em uma mesma corrida. A diferença é que os passageiros terão de seguir até um ponto específico para otimizar a rota do condutor.
Ao reduzir e facilitar o percurso do motorista, a Uber acredita que vai poupar tempo dos dois lados, o que acarretará a uma diminuição do custo da corrida.
Alguns acreditam que, com a nova modalidade, a Uber estreia oficialmente como “empresa de transporte coletivo”. Com a enorme diferença, claro, que um automóvel pode transportar até quatro passageiros. No entanto, o transporte público convencional, que hoje já admite perder passageiros para os aplicativos de transporte tradicional, ganhará mais concorrência caso a novidade desembarque nas cidades brasileiras.
Caso isso ocorra, veremos condutores de automóveis da Uber perfazendo um mesmo trajeto todos os dias, como se fossem “linhas” de transporte.
Na verdade o que a Uber Express Pool promete nada mais é que um sistema de carona já oferecido em várias cidades. De qualquer forma, será mais um concorrente de peso para o já combalido transporte público tradicional.
A Uber promete, pelo menos para as cidades americanas onde passa atuar com a nova modalidade a partir desta quarta-feira (21), que os preços poderão ser 50% menores do que os cobrados na Uber Pool, e até 75% menores do que na UberX.
Ao solicitar o veículo o usuário precisa indicar uma região de embarque, ao invés de um ponto específico como é hoje no sistema tradicional. O aplicativo seleciona o motorista com a rota do Uber Pool mais apropriada, e aponta os pontos de encontro próximos à localização do usuário. A partir daí, o solicitante terá de se dirigir a um dos pontos para o embarque.
Só cidades grandes, somente mega cidades que já possuem estruturados sistemas de transportes coletivos urbanos!!! Imagino quando essa praga chegar aqui no Brasil. Lembrando que quem trouxe a praga do UBER para o Brasil foi uma famosa família política do Maranhão. UBER pode e deve ser considerado um tipo de transporte pirata sofisticado. São milhares de carros sem prefixo algum, sem uma pintura específica como os táxis laranja de Curitiba ou os táxis amarelo e preto do Rio de Janeiro e com PREÇOS que variam muito de acordo com a alta ou a baixa demanda. Da mesma forma que o moto táxi, serviços de UBER deveriam ser regulamentados por uma legislação federal específica que valesse, fosse cumprida e fiscalizada rigorosamente assim como são os serviços de táxis e de ônibus.
Ué
Esse tipo de serviço já existe, pelo menos aqui na Ilha de São Luís, e se chama táxi-lotação, conhecido popularmente como carrinho, e é ilegal. Mas tem uma tonelada deles.
O Uber e semelhantes são o futuro, inclusive querem entrar 2020 com os carros voadores, onde esse novo Uber Express Pool será um sucesso.