Veja como fica a situação no Metrô, EMTU, SPTrans e CPTM
ALEXANDRE PELEGI
O horário de verão termina à meia-noite deste sábado, 17 de fevereiro. Em vigor desde outubro de 2017 no Distrito Federal e em dez estados do Sul, Sudeste e do Centro-Oeste, à 0h do domingo os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
A mudança no horário, em São Paulo, afetará a rede de transporte público.
Atenção para as mudanças:
METRÔ DE SP:
O funcionamento do sistema metroviário, o que inclui as estações, será ampliado em uma hora no sábado, dia 17. Com isso, o embarque poderá ser feito até a 1h do novo horário (2 horas do horário de verão) nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela.
As Linhas 5-Lilás e 15-Prata manterão as estações abertas até a 0h do horário novo (1h do horário de verão).
Em nota, o Metrô informa que o número de viagens ofertadas na rede também será maior: “Na Linha 1-Azul foram programadas 18 viagens adicionais. Na Linha 2-Verde haverá acréscimo de 22 partidas. Os usuários da Linha 3-Vermelha também se beneficiarão com a medida e contarão com oferta de 21 viagens extras. Na Linha 5-Lilás, a programação prevê 16 viagens a mais. Por fim, na Linha 15-Prata a mudança acrescentará 14 viagens aos usuários.”
ÔNIBUS – SPTRANS / EMTU:
As linhas regulares dos ônibus municipais de São Paulo, gerenciadas pela SPTrans, circularão até a 0h do novo horário (1h do horário de Brasília), quando se iniciai a operação das linhas noturnas.
Já a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, que gerencia as linhas de ônibus intermunicipais nas regiões metropolitanas do Estado, informa que os ônibus vão operar por uma hora a mais, até a meia-noite do novo horário (1h do antigo). A partir de domingo, as linhas cumprirão a tabela horária normalmente, informa a EMTU.
CPTM:
Os trens da Companhia Paulista de Trem Metropolitanos (CPTM) também prestarão serviço por uma hora a mais. Isso implica que os passageiros poderão embarcar até a 1h de domingo (dia 18), do novo horário (2h do horário antigo).
Importante lembrar: no domingo, todas as estações reabrem para o público no horário habitual, às 4h.
TERMINAIS DE PASSAGEIROS:
A Socicam Terminais de Passageiros, queadministrada os principais terminais rodoviários, informa que, durante a mudança de horário, as partidas ficarão paralisadas por uma hora.
No período de transição, os relógios dos terminais também serão paralisados, e as horas serão informadas somente por meio dos sistemas de som. Em nota, a empresa informa:
“Os ônibus com partidas programadas até as 23h59 de sábado, dia 18, sairão normalmente, obedecendo ao horário antigo. Na sequência, haverá a paralisação de 60 minutos, retomando com as partidas previstas a partir da zero hora de domingo, 19 de fevereiro, já respeitando o novo horário.
Os usuários que tiverem dúvidas sobre o horário de embarque poderão esclarecê-las diretamente nas empresas de ônibus. Os telefones das companhias estão disponíveis no site da Socicam Terminais de Passageiros: www.socicam.com.br.”
Abaixo, segue a lista das cidades e os respectivos terminais rodoviários que terão a mudança de horário.
SÃO PAULO (capital e grande São Paulo)
Terminal Rodoviário Barra Funda (São Paulo)
Terminal Rodoviário Jabaquara (São Paulo)
Terminal Rodoviário Tietê (São Paulo)
Terminal Rodoviário Turístico de Guarulhos (Guarulhos)
SÂO PAULO (interior e litoral)
Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo (Campinas)
Terminal Rodoviário Adolfo Domingues (São João da Boa Vista)
Terminal Rodoviário Paulo Egídio Martins (São Carlos)
Comentários